Beleza Extraordinária

Cabelos lisos podem fazer umectação? Aprenda o passo a passo de como fazer a técnica sem pesar os fios

  • A umectação capilar pode ser feita nos cabelos lisos e alisados por escovas progressivas para recuperar a fibra, dando brilho, maciez e acabando com o frizz  (Foto: Instagram @symphanisoto)
  • Descubra se a umectação com óleo capilar pode ser feita nos cabelos lisos (Foto: Instagram @sav.labrant)
  • Na hora de remover o óleo da umectação nos cabelos lisos, a dica para não deixar os fios pesados é usar um shampoo transparente (Foto: Instagram @kirstyannehair)
Tela cheia
Previous Next
A umectação capilar pode ser feita nos cabelos lisos e alisados por escovas progressivas para recuperar a fibra, dando brilho, maciez e acabando com o frizz (Foto: Instagram @symphanisoto)
  • A umectação capilar pode ser feita nos cabelos lisos e alisados por escovas progressivas para recuperar a fibra, dando brilho, maciez e acabando com o frizz  (Foto: Instagram @symphanisoto)
  • Descubra se a umectação com óleo capilar pode ser feita nos cabelos lisos (Foto: Instagram @sav.labrant)
  • Na hora de remover o óleo da umectação nos cabelos lisos, a dica para não deixar os fios pesados é usar um shampoo transparente (Foto: Instagram @kirstyannehair)

A umectação é uma das formas mais potentes de nutrir e dar brilho aos cabelos que estão secos e opacos, sendo queridinha das cacheadas e crespas. Mas quem tem cabelos lisos também consegue tirar proveito da técnica feita com óleo capilar? A dúvida é comum entre as donas deste tipo de fios, que têm medo que eles fiquem "gordurosos" ou pesados por serem naturalmente mais oleosos que os cacheados. A boa notícia é que os cabelos lisos também podem fazer umectação, mas o processo é um pouquinho diferente. Confira!

Óleo capilar consegue hidratar cabelos lisos que estão ressecados

Probleminhas como frizz, falta de brilho, de maciez e de balanço pode acontecer com todos os cabelos, inclusive os lisos e aqueles que passam por colorações e escovas progressivas. É por isso que esse tipo de fios também precisa de nutrição, que é a técnica que devolve os lipídios à fibra capilar para que as madeixas voltem a ficarem saudáveis e brilhosas. Os componentes do óleo conseguem penetrar na fibra capilar e devolvem somente a quantidade necessária que cada cabelo está precisando: é por isso que os cabelos lisos não correm o risco de ficarem gordurosos, porque o óleo só penetra onde o fio está danificado.

Confira o passo a passo para fazer umectação nos cabelos lisos:

O passo a passo da umectação nos cabelos lisos é o mesmo do que nos cabelos cacheados e crespos. O tempo de ação varia conforme a sua escolha: você tanto pode dormir com o óleo nos cabelos e retirar pela manhã, como também deixar o produto agir por cerca de 2 horas.

- Divida os cabelos secos em pequenas mechas;

- Aplique o óleo capilar mecha por mecha, da raiz às pontas, enluvando cada mecha com as mãos;

- Depois de aplicar o óleo, massageie todo o couro cabeludo com as pontas dos dedos, de forma bem suave para que o óleo penetre melhor;

- Prenda os cabelos em um coque. Você também pode usar uma touca térmica, se preferir.

Frequência: A umectação nos cabelos lisos pode ser feita com uma frequência maior do que nos cacheados e crespos, ou seja, cerca de uma vez a cada 15 dias, intercalando com uma hidratação comum com máscaras de tratamento. 

Como tirar a umectação sem deixar o cabelo oleoso?

Remover o óleo dos cabelos é, geralmente, a principal dúvida de quem tem o cabelo liso e quer tirar proveito da umectação, porque é preciso evitar que os fios fiquem pegajosos ou muito pesados. Por isso, a hora da remoção do produto é um pouco diferente da remoção nos cabelos cacheados. Veja o passo a passo: 

1 - Primeiro, enxague os cabelos com água morna, para que o excesso de óleo seja amolecido aos poucos;

2 - Aplique um pouco de shampoo transparente ou translúcido nas mãos - ao invés de um perolado ou cremoso - e esfregue uma na outra até formar uma espuma: ou seja, evite aplicar o shampoo diretamente no couro cabeludo;

3 - Aplique essa espuma na raiz dos cabelos, distribuindo o produto por todo o couro cabeludo;

4 - Vá massageando o couro cabeludo e deixe que a espuma do shampoo se distribua pelo comprimento dos cabelos;

5 - Vá enluvando o cabelo para que o óleo capilar seja removido sem esforço;

6 - Finalize com o condicionador ou com uma máscara de tratamento apenas do comprimento para as pontas.

7 - Você pode secar os cabelos com secador ou deixar os fios secarem naturalmente.

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais