Beleza Extraordinária

Cabelos lindos no verão: entenda porquê não é indicado usar cremes de hidratação na praia

  •  Saiba como cuidar dos cabelos na praia e deixá-los lindos durante todo o verão
Tela cheia
Previous Next
Saiba como cuidar dos cabelos na praia e deixá-los lindos durante todo o verão

O clima quente do verão sempre pede idas mais frequentes à praias e piscinas. Mas a exposição solar excessiva e o sal e cloro presentes na água podem ser verdadeiros vilões para os cabelos, que tendem a chegar ao fim da estação ressecados e sem vida. Para tentar driblar o dano, as mulheres contam com a ajuda de produtos hidratantes que devolvem os nutrientes aos fios, o problema é que quando o tratamento é feito no local e momento errado, o resultado pode ser justamento o inverso do desejado.

Cremes podem danificar cabelos expostos ao sol

A hidratação capilar é um hábito que deve ser adotado durante todo o ano, mas no verão, com as radiações solares mais intensas e exposição a agentes externos como o cloro, água do mar e vento, os cuidados devem ser ainda maiores. Para manter os fios sempre bonitos e economizar tempo na rotina de beleza, muitas mulheres carregam os produtos hidratantes para a praia ou piscina, acreditando que o calor será capaz de potencializar o tratamento. "Engana-se quem pensa que o sol potencializa produtos hidratantes aplicados no cabelo, muito pelo contrário, o sol e a poluição aceleram o envelhecimento e a degradação dos fios", explicou a Terapeuta Capilar Adriana Marques, do Salão Leela Beauty Bar & Hair Spa.

O que ocorre, no entanto, é que o efeito pode ser exatamente o contrário ao desejado. Os raios solares intensos podem fazer com que o creme esquente e queime os cabelos, deixando-os ainda mais ressecados e sem vida, além de não criar a barreira protetora que as madeixas tanto precisam durante esta época do ano. "O sol, o mar, vento, cloro e sal são inimigos naturais dos fios, é uma ilusão achar que aplicar máscaras hidratantes trará benefícios. As madeixas só estarão protegidas com produtos que contenham filtro de proteção", alertou a cabeleireira Fernanda Paulo Bandeira, do Salão dos Gêmeos.

Saiba como cuidar dos cabelos no verão

Ao invés de contar com a ajuda de produtos de hidratação, os cabelos exigem uma proteção contra os raios UV ainda maior no dia de praia. Assim como acontece com a pele, os fios necessitam de produtos que criem uma barreira contra as radiações solares, blindando as madeixas e o couro cabeludo. O filtro solar também precisa ser reaplicado a cada mergulho na água, já que os seus efeitos podem acabar diminuindo.

Apesar dos cuidados diários, o calor da estação ainda podem causar alguns danos para as madeixas, por isso ao voltar pra casa é sempre importante contar com uma reparação profunda dos fios. "É indispensável fazer uso de hidratantes capilares, leave-in e uma hidratação semanal no salão com produtos especícicos para devolver a sedosidade, o brilho e a saúde aos fios que se degradam mais nesta época do ano", afirmou a cabeleireira Fernanda Paulo Bandeira, do Salão dos Gêmeos. Produtos que contenham substâncias como pro-queratina e bio-ceramida ajudam a reconstruir a fibra capilar para reparar problemas como porosidade, frizz, quebra, ressecamento e opacidade dos fios. "Acho muito importante também a utilização de um bom shampoo e condicionador com para manter os tratamentos feitos no salão. Existem produtos termo ativos que com o uso do calor liberam nutrientes tratando o fio", explicou Adriana Marques, especialista do Salão Leela Beauty Bar & Hair Spa.

Temas relacionados
It-ingredientes de beleza

Veja quais ativos são os queridinhos