Beleza Extraordinária

Cabelos icônicos: o Chanel atemporal

  • Gabrielle Coco Chanel e o famoso corte de cabelo
Tela cheia
Previous Next
Gabrielle Coco Chanel e o famoso corte de cabelo

O corte de cabelo curto e reto conhecido como "Bob" surgiu na primeira década do século XX e foi consagrado em 1918 pela estilista francesa Gabrielle Bonheur Chanel, a Coco Chanel. A partir aí, o modelito também o passou a ser chamado de corte "Chanel".

Conta-se que em certa noite Coco estava tão atrasada para um compromisso que a pressa fez com que ela queimasse as pontas dos cabelos com o secador. Apressada, a estilista resolveu cortá-lo sozinha, rente à nuca, lançando - sem saber - um clássico atemporal.

Coco Chanel começava a ser reconhecida no mundo da moda não apenas por sua originalidade e elegância, como também por trazer junto à sua moda, reflexões e transformações na sociedade. O continente europeu sofria com a Primeira Guerra Mundial, era um período de dor, mortes e economia europeia paralisada. Muitas famílias perderam seus patriarcas e ficaram desestabilizadas, o que gerou a necessidade das mulheres irem para as ruas ganhar seu espaço no mercado de trabalho em busca de recursos para sobrevivência, resultando também em uma nova visão e tratamento da sociedade perante as mulheres da época.

Conhecida pela sua simplicidade e conforto, Coco trouxe à tona uso de calças, jaquetas e cintos para mulheres; o que facilitou o trabalho e a rotina. A inspiração era, na verdade, uma reflexão do que a sociedade estava passando. Foi então, em 1920, que Chanel consagrou seu estilo de se vestir, modo de pensar e corte de cabelo.

Até hoje o corte Chanel é pedido nos salões do mundo inteiro, conhecido por afirmar elegância em qualquer visual e nunca sair de moda. É ideal em cabelos com fios lisos ou levemente ondulados e com pouco volume.

Temas relacionados
Óleo + Creme de pentear

Descubra os benefícios da misturinha