Beleza Extraordinária

Cabelos grossos: fios espessos merecem tratamento especial? Como cuidar?

  • Fios grossos sofrem mais com ressecamento, frizz e falta de brilho. Hidratações profundas e um bom corte ajudam com a porosidade e o volume indesejado
Tela cheia
Previous Next
Fios grossos sofrem mais com ressecamento, frizz e falta de brilho. Hidratações profundas e um bom corte ajudam com a porosidade e o volume indesejado

Cabelos grossos pedem mais cuidado com o ressecamento. Se madeixas finas precisam de atenção porque costumam embaraçar mais, quem tem fios com diâmetro maior deve ficar atenta ao frizz e ao excesso de volume. "Cabelos grossos são mais propensos à falta de brilho, frizz e ressecamento, por ter uma estrutura capilar maior, que precisa de mais hidratação para ficar saudável", explicou o cabeleireiro Élcio Cardoso.

Fios espessos ficam mais ressecados do que cabelos finos

Os cabelos grossos podem ser de vários tipos, como os lisos pesados da atriz e cantora Selena Gomez, mas quem tem cabelos cacheados ou crespos precisa de atenção redobrada porque mechas mais espessas deixam ainda mais difícil o processo de levar a oleosidade natural do couro cabeludo até as pontas das madeixas. Outra reclamação frequente de quem tem esse tipo de madeixa é o excesso de volume, que dependendo do tipo de cabelo, pode deixá-lo praticamente indomável.

A genética responsável por dar fios mais grossos também preparou as madeixas para aguentar a fibra capilar com diâmetro maior e com mais facilidade de ficar ressecada. Além do córtex e da cutícula, que formam a estrutura das madeixas finas, cabelos espessos ainda têm a medula, uma camada mais profunda que é responsável por distribuir minerais e nutrientes até as pontas. Em cabelos normais, o sistema funciona para manter as madeixas saudáveis, mas pelo excesso de químicas, como colorações e alisamentos, os fios grossos costumam ficar mais porosos e indisciplinados, mesmo com essa "ajuda" do organismo.

Hidratação é o segredo para manter fios grossos saudáveis

Segundo Élcio, a hidratação é parte importante para manter os fios em dia: "se não forem tratados, fios espessos ficam ressecados, sem forma. Quem tem cachos sofre com falta de definição, já quem tem madeixas lisas, aparece com frisados e mechas diferentes". O cabeleireiro indica produtos que contenham lipídios, protídios e glicídios e outros nutrientes essenciais que promovem uma hidratação profunda, como cremes à base de geleia real.

Quanto aos cortes, Élsio alerta que fios grossos precisam de repicados, mas é preciso cuidado para não exagerar: "os melhores corte são os repicados, desestruturados com tesoura, que dão movimento e tiram o visual pesado do fio reto. A navalha não é indicada porque pode suavizar demais e acabar criando camadas que podem subir as partes mais leves do cabelo e dar um ar oitentista à produção", explicou o profissional.

Finalização é parte importante para madeixas mais grossas

Fios mais encorpados podem usar modeladores mais potentes sem o risco de deixar as madeixas oleosas. Para controlar o volume indesejado e moldar os cabelos, use ceras, pomadas e óleos que darão forma aos fios e ainda aumentarão o brilho. Também é importante ficar atenta à escova escolhida para os cabelos, porque quanto mais grosso o fio, maior deve ser espaço entre as cerdas e o tamanho da escova, o que evitará quebras.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação