Beleza Extraordinária

Cabelos grossos e pesados: como conseguir fios com balanço e movimento

  • Os fios grossos e pesados ganham mais movimento e balanço através de cortes desconectados e assimétricos
Tela cheia
Previous Next
Os fios grossos e pesados ganham mais movimento e balanço através de cortes desconectados e assimétricos

Quem possui fios lisos e grossos pode sofrer com o caimento pesado dos fios, que deixa o visual sem balanço. Para resolver o problema, é essencial investir em cortes que favoreçam o movimento, além de manter as madeixas sempre hidratadas. Invista em estilos repicados, em camadas ou assimétricos, que favorecem a estrutura deste tipo de cabelo, e fuja dos retos, que deixam o visual ainda mais pesado.

Cortes repicados e em camadas dão balanço e movimento aos fios pesados

As brasileiras adoram cabelos compridos, e para modernizá-los, vale apostar em fios desestruturados, que tenham mais movimento e leveza, com cortes gradativos em camadas. O efeito pode ser conquistado através de diferentes técnicas, como o repicado ou o desfiado. Quem tiver dúvidas quanto a uma mudança radical pode começar desconectando apenas parte do cabelo, como as pontas ou a frente.

O corte repicado costuma ser feito com tesoura e deixa os cabelos em camadas, que podem ser crescentes ou decrescentes. Os fios irregulares garantem a leveza do visual. O desfiado segue a linha do repicado, mas pode ser criado com tesoura ou navalha. A diferença é que esse estilo deixa os fios mais desiguais e desconectados. Cabelos picotados são feitos com tesoura comum ou dentada, e funcionam para dar mais forma às pontas dos fios. Já o estilo perfilado é um repicado frontal, que forma uma moldura ao redor do rosto.

Hidratação e finalização são fundamentais

Qualquer tipo de cabelo necessita de hidratação regularmente, pois as madeixas não tratadas podem ficar ressecadas e sem forma, além de sofrer com o frizz. Para os fios grossos vale investir em máscaras de tratamento que reponham ceramidas, lipídios e outros nutrientes essenciais. Estes produtos ajudam a manter a água no interior da fibra capilar, porém sem deixar as madeixas pesadas e excessivamente hidratadas, o que tiraria seu balanço.

Para evitar a quebra dos fios, dê preferência a escovas grandes e largas, que tenham cerdas mais espaçadas. Para modelar as madeixas, invista em finalizadores potentes que, nos fios encorpados, não correm o risco de ficar com a aparência oleosa. Ceras, pomadas e óleos capilares finalizam dando forma e mais brilho aos cabelos.
Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais