Beleza Extraordinária

Cabelos finos: cuidados específicos na hora da lavagem, nutrição e estilização para não deixá-los pesados

  • Quem tem cabelos finos precisa de cuidados específicos na hora de lavar, nutrir e estilizar os cabelos
Tela cheia
Previous Next
Quem tem cabelos finos precisa de cuidados específicos na hora de lavar, nutrir e estilizar os cabelos

O primeiro passo para ter um cabelo bonito é saber a qual tipo ele pertence. Quem nasceu com os fios finos, por exemplo, precisa de cuidados específicos que vão desde a hora da lavagem até a finalização do penteado. Do contrário as madeixas podem ficar pesadas, sem vida ou sofrer com a quebra - nada que não possa ser transformado com as dicas da cabeleireira Amanda de Freitas, que ensina agora a deixar o visual fabuloso.

Aprenda a escolher o shampoo certo para esse tipo de fio

Uma característica que a maioria das mulheres com cabelos finos divide é a oleosidade excessiva. Amanda explica que isso acontece porque a menor espessura do fio facilita que o óleo natural produzido pelo couro cabeludo se espalhe. Para driblar o problema, a profissional conta que os cuidados devem começar ainda na hora da lavagem com a escolha de um bom shampoo: "é preciso procurar um produto específico para cabelos finos e que prometa volume.", explica. A cabeleireira conta que além dos rótulos, também é bom ficar atenta à cor e consistência da fórmula: "os shampoos brancos costumam ser mais densos e quem tem cabelo fino pode achar que pesam mais. Uma boa opção pode ser os transparentes, que deixam um acabamento mais levinho", conta.

Cabelo fino pode ser lavado todos os dias?

Uma das dúvidas mais frequentes de quem tem esse tipo de cabelo é a frequência das lavagens. Amanda diz que se a oleosidade incomodar, não há problema algum em lavar todos os dias desde que o shampoo escolhido seja adequado a esse tipo de fio: "além da aparência, oleosidade em excesso também pode trazer problemas ao couro cabeludo, como a dermatite seborreica. Escolhendo o produto certo não há problemas de lavar todos os dias", diz.

Usado da forma correta, condicionar ajuda a evitar a quebra

Quem tem cabelo fino pode temer um pouco a ação do condicionador que, usado da forma errada, pode deixar os fios pesados e sem vida. Para evitar o problema, Amanda diz que é preciso escolher uma fórmula que seja específica para esse tipo de fio e alerta que ficar sem usar o produto é uma péssima ideia: "o condicionador complementa a ação do shampoo. Como cabelo fino costuma embolar muito, ele ajuda a soltar as pontas e evita a quebra", diz.

Saiba como nutrir os fios finos sem deixá-los pesados

A ausência de um aspecto mais ressecado por conta da maior concentração de óleo pode enganar as donas de cabelos finos. Segundo Amanda, elas também precisam tratar dos fios com máscaras nutritivas para terem madeixas saudáveis. Para que o creme não deixe a estrutura pesada, a cabeleireira aconselha a abusar do enxágue com água fria até tirar todo o produto e sempre respeitar a distância mínima de um centímetro do couro cabeludo: "usar água quente e aplicar a máscara no couro cabeludo são dois erros que acabam estimulando ainda mais a produção de oleosidade na raiz", revela.

Cabeleireiras dá dica para deixar os cabelos finos impecáveis na hora de pentear

Por ser mais fino esse tipo de fio também tem maior fragilidade e acaba sofrendo danos com o calor do secador e da chapinha. Como solução, Amanda indica o uso de protetores térmicos antes da utilização desses instrumentos e ainda diz que é possível usar a hora do secador para conseguir mais volume: "passar um pouco de mousse de fixação leve e secar a raiz de cabeça para baixo já faz diferença, conta. O último passo é caprichar na finalização para deixar o visual perfeito: "passe uma quantidade bem pequena de óleo nas pontas para melhorar um possível aspecto ressecado e tirar o frizz", ensina.

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema