Beleza Extraordinária

Cabelos crespos: condicionar demais os fios pode deixá-los enfraquecidos

  • O condicionamento excessivo dos cabelos crespos pode ser tão prejudicial aos fios quanto o ressecamento
Tela cheia
Previous Next
O condicionamento excessivo dos cabelos crespos pode ser tão prejudicial aos fios quanto o ressecamento

Os cabelos crespos são naturalmente mais frágeis, secos e quebradiços, pois, devido à curvatura do fio, a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue percorrer o comprimento da raiz às pontas. Para mantê-los saudáveis e com volume controlado, é comum recorrer com frequência ao condicionador , mesmo em fios secos, e não enxaguá-los. Porém, esta prática pode não ser a mais saudável para as madeixas. O condicionador é formulado para ser aplicado nos cabelos por apenas alguns minutos, e, se usado em excesso, pode ser tão prejudicial aos fios quanto o ressecamento.

Finalizadores mantêm o volume controlado

Usar o condicionador de maneira inadequada pode aumentar a fragilidade do fio crespo, provocando ressecamento, quebra e frizz. "O condicionador não é um produto sem enxágue, então não deve ser mantido nos cabelos. Os fios absorvem somente o que precisam, e se o produto não for retirado, pode causar um efeito indesejado, como o ressecamento", explica Lucia Santana, coordenadora técnica do Instituto Beleza Natural. Então, para disciplinar os cachos é ideal investir em um bom finalizador , que seja rapidamente absorvido pelos fios, tornando-os mais maleáveis. Leave-ins dão um efeito brilhoso e modelado aos caracóis, pois além de "desenhar" as mechas, também controlam o volume.

É necessário achar o equilíbrio ideal entre a frequência dos tratamentos e produtos, para que os cabelos não fiquem nem ressecados nem hidratados demais. Os sinais do primeiro caso são comuns e de fácil identificação: fios sem brilho, com aspecto poroso e quebradiços. Já os com excesso de condicionador ficam oleosos e murchos. Para não hidratar os fios em excesso, evite usar diariamente produtos de condicionamento profundo, e sempre enxágue-os bem. Hidrate os cabelos com regularidade, porém, sem exageros.

Os óleos capilares, que contém vitaminas A, D e E e sais minerais, hidratam, nutrem e protegem as madeixas de fatores externos. "O óleo capilar não ajuda a modelar os cachos como o leave in, mas promove a oleosidade que o cabelo crespo precisa ", comenta Lucia. Mas ambos devem ser usados em pouca quantidade para não pesar o visual. Como a raiz dos cabelos crespos tende a ser mais oleosa, os produtos não devem ser aplicados nesta região, ficando restritos apenas ao comprimento e às pontas.

Hidratação semanal fortalece os fios

Manter madeixas saudáveis e bonitas exige uma rotina diária, que começa na hora do banho. Dê preferência a shampoos e condicionadores específicos para o seu tipo de cacho, e evite lavar os cabelos com água quente, que pode deixá-los mais secos e elétricos. Como os fios crespos são mais rebeldes, é necessário fazer hidratações semanais, com o auxílio de máscaras e ampôlas , que garantem emoliência e elasticidade ao fio, além recuperar a estrutura e a fibra capilar. Já os tratamentos químicos, como o relaxamento, também ajudam a controlar o volume. Além disso, opte por cortes que valorizam as madeixas crespas. Modelos repicados e assimétricos são uma boa opção, pois ajudam a modelar os cachos e funcionam para fios de curtos a longos.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais