Beleza Extraordinária

Cabelos com nós: aprenda a melhor forma de desembaraçar os fios

  •  Os cabelos longos são mais propensos a formação de nós, mas com alguns cuidados é fácil desembaraçá-los sem causar danos aos fios
Tela cheia
Previous Next
Os cabelos longos são mais propensos a formação de nós, mas com alguns cuidados é fácil desembaraçá-los sem causar danos aos fios

Os cabelos longos são o grande favorito das brasileiras. No entanto, esse comprimento favorece o aparecimento de um incômodo muito comum: os temidos nós, que podem surgir em fios de todos os tipos, dos lisos aos crespos. O problema é que tentar tirá-los de maneira inadequada pode danificar os cabelos, deixando-os frágeis e quebradiços. Confira dicas para desembaraçar as madeixas mais facilmente e sem causar nenhum tipo de prejuízo a elas.

Nós devem ser retirados com fios secos e com o auxílio de ferramentas adequadas


A prática de tirar os nós durante o banho é muito comum, e muitas mulheres gostam de pentear as madeixas debaixo do chuveiro por pensar que a água facilita o processo. Mas é aí que reside o primeiro erro. É fundamental estar com os cabelos totalmente secos antes de começar a desembaraçá-los, já que os fios úmidos se tornam mais elásticos e, consequentemente, mais propensos à quebra. O ideal é desembaraçar os cabelos antes de lavá-los.

A melhor ferramenta para desembaraçar os cabelos é a escova do tipo raquete com bolinhas nas pontas de suas cerdas. Puxar os fios com agressividade faz com que eles se estiquem demais e quebrem, e este modelo largo e retangular evita o excesso de tração no ato de escovar, tornando o processo mais delicado. Caso necessite usar um leave-in para deixar os cabelos mais maleáveis, dê preferência a um pente com dentes espaçados.

Processo de desembaraçar deve ser feito das pontas em direção às raízes


Na hora de desembaraçar os cabelos, comece sempre pelas pontas. Separe uma mecha e, com paciência e cuidado, vá desfazendo os nós dos fios até que a escova corra sem nenhum tipo de bloqueio. Após as pontas de toda a extensão dos cabelos estarem desembaraçadas, é a vez da parte do meio, e, em seguida, das raízes. Começar pela parte de cima prejudica o processo, já que os nós são apenas empurrados para baixo, se juntando aos outros existentes.

Os cabelos se tornam mais propensos aos nós quando são frequentemente agredidos, seja por processos químicos ou por ações físicas. Colorações, alisamentos e excesso de uso ferramentas modeladoras, além da ação do tempo, como sol ou vento, poluição e contato com agentes externos deixam os fios muito ressecados, o que favorece o embaraço dos fios. Para evitar o problema, a melhor solução é manter as madeixas sempre hidratadas e saudáveis.
Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema