Beleza Extraordinária

Cabelos com mechas: como cuidar dos fios para que eles fiquem sempre saudáveis

  • Descubra aqui como cuidar dos cabelos com mechas (Foto: Instagram @emmachenartistry)
  • Os cabelos com mechas loiras precisam de cuidados para recuperar brilho e maciez (Foto: Instagram @emmachenartistry)
  • Use os produtos certos para manter as mechas loiras bonitas e saudáveis *Foto: Instagram @nonnymulholland)
Tela cheia
Previous Next
Descubra aqui como cuidar dos cabelos com mechas (Foto: Instagram @emmachenartistry)
  • Descubra aqui como cuidar dos cabelos com mechas (Foto: Instagram @emmachenartistry)
  • Os cabelos com mechas loiras precisam de cuidados para recuperar brilho e maciez (Foto: Instagram @emmachenartistry)
  • Use os produtos certos para manter as mechas loiras bonitas e saudáveis *Foto: Instagram @nonnymulholland)

Toda coloração exige um cuidado especial para se manter saudável, uniforme e bonita por tempo prolongado. No caso dos cabelos com mechas, não poderia ser diferente! Mesmo que a descoloração seja feita em apenas alguns fios para clarear e iluminar o visual, ela ainda pode causar alguns danos típicos da química, como o ressecamento e a quebra.

Esse tipo de cuidado é ainda mais importante se você fizer luzes nas pontas do cabelo, como é o caso do ombré hair e das mechas californianas. Por isso, vale a pena montar uma rotina personalizada para garantir que as mechas loiras permaneçam brilhantes. É só conferir a matéria que preparamos abaixo!

1)  Use shampoo e condicionador próprios para cabelos com mechas

O primeiro passo para cuidar dos cabelos com mechas loiras no dia a dia é escolher os produtos certos. A dica é buscar por opções próprias para cabelo loiro, já que elas costumam contar com um aporte maior de nutrientes e outros ingredientes específicos que recuperam o fio depois da descoloração.

O shampoo voltado para cabelos com mechas proporciona uma limpeza delicada sem acelerar o desbotamento da cor ou causar ressecamento. Enquanto isso, o condicionador oferece hidratação leve perfeita para uso diário, ajudando a selar as cutículas e combater o ressecamento característico das mechas loiras

2) Faça hidratação nos cabelos com mechas com frequência

Ao adotar as mechas californianas no salão de beleza, as mulheres podem sofrer muito com a perda de nutrientes e água. Isso porque o descolorante não só retira o pigmento de dentro dos fios como também deixa as cutículas mais abertas e propensas a perder substâncias importantes para sua saúde.

Por isso, o melhor a se fazer é investir em uma boa máscara de hidratação capilar e fazer tratamentos semanais. Assim, você recupera a saúde dos fios loiros por dentro e por fora, potencializando o brilho, a maciez e a facilidade de desembaraçar. 

Para quem tem os cabelos com mechas platinadas, também é essencial investir em uma máscara roxa, que consiga neutralizar os reflexos quentes e evitar o surgimento do loiro amarelado e com aquele aspecto de “cor de ovo” na californiana.

3) Cabelos coloridos pela técnica ombré hair precisam de cuidado nas pontas

As pontas são a parte mais antiga do cabelo, então elas acumulam grande parte dos danos que os fios sofrem ao longo do tempo. É por isso que elas são as primeiras a dar sinais quando a fibra está danificado, ressecado e sem vida. 

Você já notou um cabelo com mechas coloridas cheio de pontas duplas, quebra e aspecto opaco? Pois é, esses são sintomas que indicam que a região precisa de cuidados mais atentos. Nesse caso, vale investir em uma linha de produtos que tenha como objetivo o tratamento dos últimos centímetros do cabelo para que eles não precisam ser cortados ou permaneçam danificados. 

Esse cuidado é essencial principalmente para quem adota luzes no estilo ombré hair, viu? É que nessa técnica a descoloração é feita nas pontas, então você precisa de um cuidado maior com a região para recuperar sua saúde e aparência depois da química.

4) Proteja o cabelo com mechas californianas do calor 

O estilo californiana também pode sofrer muito prejuízo quando o assunto é exposição ao calor, sabia? As altas temperaturas podem deixar as cutículas ainda mais abertas, favorecendo a perda de água e o ressecamento. Para evitar que isso aconteça e preservar a hidratação, a dica é mudar alguns hábitos do dia a dia.

Em primeiro lugar, sempre use um bom leave-in com proteção térmica antes de finalizar o cabelo com mechas mel com secador ou chapinha. O produto age formando uma barreira isolante que diminui os impactos do calor sobre o fio. Na hora do banho, experimente sempre usar água fria ou morna para não ressecar e ainda proporcionar um toque extra de brilho da raiz às pontas.

Redação: Maria Antônia Rocha

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação