Beleza Extraordinária

Cabelos com brilho espelhado: 4 dicas para conseguir o efeito espelho nos fios

  • Confira 4 técnicas e dicas para ter cabelos com brilho espelhado! (Foto: Instagram @symphanisoto)
  • A coloração temporária pode ajudar a dar um brilho de brilho aos cabelos tingidos sem danificar a fibra capilar (Foto: Instagram @doutzen / @lorealhair)
  • Para deixar cabelos naturais e virgens com brilho espelhado, a dica é aplicar um tonalizante da mesma cor dos fios (Foto: Instagram @emmachenartistry)
Tela cheia
Previous Next
Confira 4 técnicas e dicas para ter cabelos com brilho espelhado! (Foto: Instagram @symphanisoto)
  • Confira 4 técnicas e dicas para ter cabelos com brilho espelhado! (Foto: Instagram @symphanisoto)
  • A coloração temporária pode ajudar a dar um brilho de brilho aos cabelos tingidos sem danificar a fibra capilar (Foto: Instagram @doutzen / @lorealhair)
  • Para deixar cabelos naturais e virgens com brilho espelhado, a dica é aplicar um tonalizante da mesma cor dos fios (Foto: Instagram @emmachenartistry)

Quem nunca sonhou em ter um cabelo tão brilhoso que parece até mesmo refletir a luminosidade como se fosse um espelho, não é mesmo? A boa notícia é que é possível conquistar esse efeito de brilho intenso em qualquer tipo e cor de cabelo, desde os pretos, castanhos e loiros, até madeixas lisas e cacheadas. Mas, para isso, é preciso investir em tratamentos e cuidados simples no dia a dia, porque o grande segredo para o brilho que vem de dentro da fibra capilar. Confira 4 deles!

1 - Aposte em tratamentos que fecham as cutículas

Um cabelo que está danificado não tem brilho. Isso acontece porque as cutículas do fio ficam abertas, ao invés de estarem fechadas e alinhadas. A luz só reflete em uma superfície plana, por isso não consegue refletir luminosidade se o cabelo estiver danificado e quebradiço. Qualquer que seja o motivo dos danos dos fios - escovas de alisamento, coloração, agentes externos como muito sol ou vento - o cabelo precisa se recompor de dentro para fora e, para isso, a dica é fazer uma reconstrução capilar.

A técnica, que completa o cronograma capilar, nada mais é do que repor a massa da fibra capilar - além de outros nutrientes que o cabelo precisa para ser saudável, como queratina e ceramidas. A reconstrução pode ser feita em casa mesmo, com máscaras de tratamento que tenham esse fim. A dica é usar 1 vez por semana ou a cada 15 dias, para o cabelo ficar cada vez mais alinhado e conseguir espelhar o brilho ao longo do tempo. 

2 - Tonalizante dá banho de brilho em cabelos naturais 

Outra dica para conseguir um efeito espelhado nos cabelos é dar um banho de brilho com tonalizante. A técnica pode ser feita no salão ou em casa, se você tiver um pouco de habilidade com produtos capilares. Tanto para quem tem fios naturais ou tingidos, o tonalizante consegue entregar brilho por causa da baixa concentração de amônia e alta concentração de pigmentos. Com a cor mais viva e forte, o cabelo ficará muito mais brilhoso.

Dica: Na primeira vez que fizer a técnica, escolha um tom de tonalizante exatamente da cor base do seu cabelo, para não ter perigo de escurecer ou clarear os fios. 

3 - Coloração temporária também garante brilho nos cabelos já tingidos

Quem pinta os cabelos sabe que aquele brilho e vida que aparece nos primeiros dias tende a sumir logo depois. E retocar toda a tintura pode não ser a melhor ideia: a química pode afetar a saúde dos cabelos por conter água oxigenada e amônia, que retiram os nutrientes do fio. Por isso, uma dica para deixar o cabelo com um super brilho, mesmo que tenha que retocar a cor com frequência, é optar pelas colorações temporárias ou semi-permanentes, que são menos agressivas e ainda conseguem hidratar. 

4 - Umectação dá efeito de brilho espelhado nos cabelos cacheados

Outra dica em relação à cuidados que você pode ter em casa para alcançar um brilho espelhado é apostar na umectação. A técnica é feita com óleo capilar e é supervantajosa para cabelos cacheados, crespos ou grossos, que perdem a sua oleosidade natural muito rápido, fazendo com que fiquem opacos. A ideia da umectação é que o óleo seja aplicado nos cabelos secos, da raiz às pontas, massageando o couro cabeludo. Existem vários formas de fazer a técnica, como deixar o óleo agir por 2 horas, durante o sono ou fazer a umectação quente, para agilizar a absorção dos nutrientes do óleo. 

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais