Beleza Extraordinária

Cabelos coloridos em cores fantasia: tudo o que você precisa saber antes pintar os fios!

  • O cabelo colorido com cor fantasia precisa de cuidados especiais! (Foto: Instagram @hairbymandielynn)
Tela cheia
Previous Next
O cabelo colorido com cor fantasia precisa de cuidados especiais! (Foto: Instagram @hairbymandielynn)

Os cabelos coloridos com cores fantasia estão muito em alta e são uma ótima escolha para renovar o visual das mulheres que não têm medo de ousar. Mas, para o resultado ficar do jeito que você imaginou, é importante tomar alguns cuidados na hora de pintar e depois da coloração. Quer saber o que você precisa fazer para ter madeixas incríveis em tons fantasia? Então, vem conferir!

Preciso descolorir o cabelo antes de pintar de rosa e outras cores fantasia?

Sim, é preciso descolorir o cabelo para alcançar um resultado fiel ao da sua caixinha de coloração fantasia. Os pigmentos coloridos precisam de uma base clara para penetrar nos fios, principalmente se forem tons clarinhos, como o rosa, lilás e outros pastéis. Se você quer apostar em um tom mais escuro, como roxo ou vinho, você até pode aplicar a tinta sem precisar de descoloração, mas a altura de tom do seu cabelo precisa ser um pouco mais clara (louro escuro, por exemplo) Mas fique atenta: as cores só ficarão mais vibrantes na luz, deixando um resultado mais natural e discreto no resto do tempo.

De quanto em quanto tempo preciso retocar meu cabelo colorido?

Muitas cores fantasia funcionam como tonalizantes - isto é, não contém amônia ou água oxigenada para abrir as escamas da fibra capilar e desenvolver a cor. Por esse motivo, a tinta mais vibrante costuma desbotar mais facilmente, o que significa que o período entre uma coloração e outra é menor. Os retoques costumam ser feitos mensalmente ou a cada dois meses, dependendo do efeito que você deseja. Aquelas que não se incomodam com um tom mais suave e desbotado nos fios, por exemplo, podem expandir bastante o tempo de manutenção.

Os fios coloridos podem manchar a roupa?

Por desbotar com facilidade, o cabelo fantasia também pode transferir um pouco da cor logo depois das lavagens. Não se assuste caso veja algumas manchas do tom colorido que você escolheu na sua toalha ou roupa de cama, ok? Você pode removê-las facilmente com algumas misturinhas caseiras, como ensinamos por aqui. Também vale investir em tecidos mais escuros para esses itens enquanto você estiver usando a tinta fantasia.

Quais são os cuidados com o cabelo colorido no dia a dia?

Como qualquer coloração, as cores fantasia também precisam de cuidados especiais para ficarem bem vibrantes e para manter seu cabelo saudável. Por isso, é importante apostar em uma linha de shampoo e condicionador para cabelos coloridos. Além de aumentar a durabilidade da cor, os produtos costumam ser mais hidratantes, tratando os fios danificados. Se descolorir o cabelo, a reconstrução capilar é muito recomendada, para recuperar a força e a massa dos fios. Além disso, evite usar secador e chapinha todos os dias, já que o calor pode ressecar ainda mais as madeixas.

E seu eu já tiver química no cabelo, posso usar tinta fantasia?

Pode, mas é importante tomar cuidados específicos antes de colorir novamente as madeixas. Em primeiro lugar, é preciso fazer uma decapagem - processo que retira todos os pigmentos artificiais do cabelo - antes de usar a coloração fantasia. Depois, certifique-se de que os fios estão saudáveis o bastante para receberem uma nova química. 

Posso usar chapinha e secador no cabelo fantasia?

Sim, mas o ideal é não usar fontes de calor - seja secador, chapinha ou babyliss - todos os dias. Como o calor em excesso pode ressecar o cabelo, é recomendado evitar o uso frequente desses itens. Mas, se for indispensável, lembre-se de sempre apostar em um leave-in com proteção térmica antes de usar ar quente ou prancha nos fios. Assim, suas madeixas ficam protegidas e você não corre o risco de deixá-las secas e sem brilho. 

A cor fantasia desbota no mar ou na piscina?

A resposta é sim para os dois! Tanto a água salgada do mar como o cloro da piscina fazem a coloração fantasia desbotar mais rápido. Por isso, se você é daquelas que não abre mão de uma praia ou piscina no verão, pode ser melhor aproveitar o outono ou inverno para colorir as madeixas. 

Redação: Giovanna Pego

ver mais : Cores de cabelos
Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema