Beleza Extraordinária

Cabelos cacheados: aprenda a forma certa de secá-los

Tela cheia
Previous Next
Papel toalha e difusor posicionado de uma maneira estratégica são os segredos para secar o cabelo cacheado com perfeição

As donas de fios cacheados sabem que esse tipo de cabelo exige cuidados muito específicos. Na hora da secagem a história não é diferente e alguns movimentos certos podem fazer toda a diferença no resultado final. Para ganhar cachos hidratados, sem frizz e com o volume ideal, acompanhe as dicas da cabeleireira Bárbara Giriotas, especialista no assunto.

Toalha, camiseta ou papel toalha - qual a melhor alternativa para secar os cachos?

Alguns hábitos já são tão enraizados na rotina que ninguém desconfia de sua eficácia. É o caso da toalha de banho comum, que causa frizz nos cabelos cacheados e deve ser evitada sempre que possível. Nesse quesito Bárbara é categórica em afirmar que a delicadeza e o poder de absorção do papel toalha configuram a melhor opção entre todas: "esse tipo de fio tem a cutícula irregular, então quanto menor o atrito, melhor vai ser a textura e mais fácil será para manter o formato original", revela.

Apesar da indicação prioritária do papel toalha, a profissional diz que uma alternativa mais prática e econômica está em usar algum tecido de algodão como uma camiseta ou fralda de pano: "essa opção também é delicada, absorve bastante e pode ser lavada como uma toalha para continuar a ser utilizada", conta.

Depois de tirar o excesso de água com alguma dessas alternativas já citadas, vem a hora de passar o leave-in e a partir daí o cabelo pode secar naturalmente. Quem tiver pressa ou quiser um acabamento especial com definição e bastante volume pode recorrer ao difusor que a cabeleireira Bárbara ensinou exatamente como usar.

Temperatura, encaixe e posição: descubra como usar o difusor

O primeiro ponto a ser observado é a hora de regular o aparelho. "A velocidade deve estar sempre na mais baixa para evitar que o vento cause frizz", explica a cabeleireira, ressaltando que com a temperatura a história é diferente: "o jato de ar pode ser usado no nível mais quente em todo o comprimento, esfriando apenas quando for usado próximo a raiz - dessa forma o couro cabeludo não corre o risco de ser prejudicado", indica.

A forma de posicionar o aparelho também rende resultados diferentes nas madeixas. A cabeleireira ensina que a maneira correta é separar uma mecha, colocá-la dentro do difusor e só então ligar o aparelho. Quem quiser um volume discreto basta inclinar a cabeça para o lado enquanto segura o secador, mas se a intenção é conseguir bastante volume Bárbara indica que a pessoa se sente em algum lugar e seque os fios com a cabeça para baixo.

Segundo a profissional, três minutos costumam ser suficientes para cada mecha, mas esse tempo pode variar dependendo da espessura dos fios. Já o modelo a ser usado não faz diferença: "aqui nós usamos aquele da 'mãozinha', mas os truques funcionam também com os difusores comuns que carregam bolinhas nas pontas", diz.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais