Beleza Extraordinária

Cabelos brancos na raiz: 3 formas de lidar com a despigmentação dos fios

  • Quer saber como disfarçar cabelos brancos na raiz? Confira aqui 3 formas incríveis de lidar com a dispigmentação dos fios! (Foto: Instagram @thetennillelife_)
Tela cheia
Previous Next
Quer saber como disfarçar cabelos brancos na raiz? Confira aqui 3 formas incríveis de lidar com a dispigmentação dos fios! (Foto: Instagram @thetennillelife_)

Não tem jeito: conforme os anos vão passando, o surgimento de fios de cabelo branco na raiz é inevitável. Isso acontece porque, com o envelhecimento, o corpo reduz naturalmente a produção de melanina, o pigmento responsável por dar cor aos fios. Apesar de não ter uma idade certa para acontecer e depender também de outros fatores que vão além da genética, como o estresse e a alimentação desequilibrada, os cabelos grisalhos costumam ser mais comuns a partir dos 40 anos.

Por mais que o assunto ainda assuste muita gente, a verdade é que existem várias formas de lidar com a despigmentação e disfarçar o crescimento da raiz quando esse momento chegar. Quer saber como? Reunimos três formas de cobrir os fios grisalhos de acordo com o seu objetivo e uma dica bônus para te ajudar a manter o cabelo branco saudável e radiante. É só conferir a matéria abaixo!

Colorir com tinta para cabelo branco ajuda a cobrir a raiz grisalha

Quando o assunto é cobrir cabelos brancos na raiz, a coloração é a primeira opção de muitas mulheres. Nesse caso, é comum escolher uma tinta para cabelo branco com efeito permanente, já que ela penetra profundamente no interior do fio para depositar pigmentos. Com isso, o produto consegue oferecer alta cobertura e durabilidade, evitando que o tom fique desbotado depois de algumas lavagens.

Essa opção é recomendada principalmente para quem já tem o cabelo branco bem aparente, cobrindo mais de 30% da cabeça. A dica é escolher uma tinta permanente com base, isto é, aquela que conta com uma numeração única e termina com zero, já que ela tem uma composição que é absorvida pelo fio com mais facilidade.

O tonalizante sem amônia disfarça o cabelo branco na raiz temporariamente

Se você começou a notar o surgimento de cabelos brancos na raiz recentemente, pode ser uma boa ideia apostar em um tonalizante da mesma cor de base dos seus fios naturais para disfarçar os que estão despigmentados sem agredir tanto o couro cabeludo. Ao contrário da coloração permanente, os tonalizantes funcionam como uma espécie de maquiagem, porque depositam pigmento apenas na superfície da fibra sem alterar de fato a sua parte interna. 

Isso significa que a nova cor vai saindo aos poucos conforme você vai lavando o cabelo, então ela tem uma durabilidade bem menor do que a tinta permanente. Isso acontece porque os tonalizantes não têm amônia em sua composição, o que torna a aplicação mais confortável e não agride tanto a saúde dos fios, evitando problemas como ressecamento e opacidade, comuns depois da química.

Spray temporário é um produto coringa para disfarçar os cabelos brancos na raiz

Você já ouviu falar nos sprays de coloração temporária? Perfeitos para cobrir cabelos brancos na raiz momentaneamente, o produto ajuda a deixar os fios bonitos e com a cor uniforme sem que você precise apostar na química. 

Ele pode ser usado para disfarçar os fios grisalhos na raiz em eventos de última hora, quando você precisa de uma solução rápida para uniformizar o contraste entre os cabelos brancos e a sua cor natural. O spray temporário também é uma aposta certeira para cobrir o grisalho no dia a dia enquanto você espera pelo próximo retoque de raiz no salão de beleza. 

Como ele tem ação temporária e sai na próxima lavagem, ele não substitui a coloração se você deseja cobertura à longo prazo, mas serve como um salva vidas para ter na bolsa e retocar a raiz sempre que precisar. 

Dica bônus: como cuidar do cabelo branco para evitar o amarelamento e o ressecamento

Conforme o cabelo branco vai surgindo, é comum que os fios passem por uma mudança na sua textura. Por isso, vale a pena adaptar a rotina para manter a fibra saudável de dentro para fora, preservando o aspecto macio, uniforme e brilhante por muito mais tempo.

Os cabelos grisalhos tem uma tendência ao amarelamento por conta da oxidação causada por agentes externos, como a radiação ultravioleta e ferramentas de calor. Para evitar que isso aconteça, vale apostar em um shampoo para cabelo branco rico em pigmentos violeta uma vez por semana para neutralizar os tons amarelados. Além disso, esse tipo de fio é naturalmente mais rebelde e ressecado, então é importante fazer tratamentos semanais com máscaras de hidratação e nutrição para mantê-los macios, brilhantes e cheios de vida.

Redação: Maria Antônia Rocha

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação