Beleza Extraordinária

Cabelos bonitos no verão: o que fazer e o que não fazer na rotina de cuidados com os fios

  • Saiba como manter os cabelos saudáveis no verão (Foto: Instagram @aiyanaalewis)
Tela cheia
Previous Next
Saiba como manter os cabelos saudáveis no verão (Foto: Instagram @aiyanaalewis)

Manter os cabelos hidratados e saudáveis no verão parece uma tarefa muito complicada, especialmente se a rotina de praia, piscina e muito sol é aproveitada ao máximo, né? Mas, não duvide: dá, sim, para escapar do ressecamento com a ajuda de alguns produtos e cuidados extras bem simples na sua rotina.

E aí, quer saber como cuidar dos cabelos no verão? Separamos 10 dicas do que fazer e o que não fazer com as madeixas durante a temporada, um guia completo para você seguir com o visual bonito e cheio de brilho! Agora é só anotar os conselhos da matéria e aproveitar a estação sem culpa!

1. Evite lavar os fios com água quente durante o verão

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por MARIA MARTÍ (@mariaamarti_) em

Há quem não abra mão da água quente no banho mesmo no verão, mas fica aqui a dica: tente não usá-la para lavar os cabelos durante a estação. O motivo é que a alta temperatura abre as cutículas dos fios, deixando o visual ainda mais propenso aos danos da poluição, sol, sal e cloro.

2. Invista em hidratações semanais para deixar os fios saudáveis

Por causa do ressecamento causado pelo sol e banhos de mar ou piscina, é necessário repor os níveis de água nos cabelos com hidratações capilares frequentes em casa. E nada de preguiça, viu? Vale apostar em máscaras de tratamento ou ampolas pelo menos uma vez na semana para garantir brilho e maciez nas madeixas!

3. Aposte nos chapéus de palha ou lenços de seda/cetim

Uma ótima medida para blindar fios e o couro cabeludo dos efeitos dos raios UV é apostar nos chapéus de palha enquanto aproveita a praia ou sol. Maas, se esse acessório não faz seu estilo, que tal tentar lenços de seda ou cetim? Varie nas amarrações e deixe o look ainda mais estiloso!

4. Tente enxaguar os fios com água doce depois da piscina ou praia

Deixar o sal do mar ou cloro da piscina por muito tempo nos cabelos pode provocar ressecamento e outros probleminhas nos fios (especialmente se você for loira), por isso, a dica é lavar os cabelos com água doce depois dos mergulhos. A medida é simples, mas pode salvar o visual de danos pra lá de desagradáveis, viu?

5. Prefira produtos com queratina vegetal ou óleo de rícino para minimizar danos

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Rocio Camacho (@rocioccamacho) em

Para amenizar os problemas causados nos fios durante a estação, uma boa pedida é apostar em produtos de cabelo que contenham queratina vegetal e óleo de rícino - como os da linha Longo dos Sonhos, de L'Oréal Paris. Os shampoos, condicionadores e cremes de pentear com esses ativos previnem as pontas duplas e ressecadas, recuperando a saúde do visual.

6. Não se esqueça do leave-in antes de usar ferramentas de calor para estilizar os fios

Se você não abre mão das ferramentas de calor em nenhuma estação, não dê bobeira: aplicar o leave-in com proteção térmica nos cabelos antes de usar o secador, prancha ou babyliss é indispensável! Esse produto vai ser o responsável por prevenir danos causados pela alta temperatura desses utensílios, blindar o visual do frizz e deixar as madeixas com mais brilho.

7. Tente não apostar em muitos procedimentos químicos nos cabelos durante esse período

O cabelo sofre muitas agressões externas durante o verão por conta dos dias de praia, sol e piscina, por isso, se você puder suavizar a rotina de procedimentos químicos, vai ser melhor. De todo jeito, caso não seja possível, o truque é ter sempre uma linha de reconstrução pós-química como a Elseve Reparação Total 5 Especial Química em mãos e fazer o cronograma capilar bem regradinho.

8. Aplique o óleo ou creme de pentear nos fios antes do mergulho no mar ou piscina

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jessica Franklin (@heygorjess) em

E por falar em mar e piscina, um bom truque para blindar os fios de danos é aplicar o óleo capilar ou creme de pentear nos fios antes do mergulho. Isso vai ajudar a criar uma película de proteção no visual, garantindo mais que eles não sejam tão danificados pelo contato com o sal ou cloro.

9. Não prenda os cabelos ainda úmidos

É normal querer deixar a nuca e os ombros sempre livres em dias de calor, mas se você ainda estiver com os cabelos úmidos, nada de prendê-los, viu? Fazer isso pode arrebentar os fios e deixá-los mais opacos, por isso, espere até que o visual fique totalmente seco para apostar em um penteado todo preso!

10. Tente espaçar a lavagem dos fios para não ressecá-los

Por fim, uma dica para evitar o ressecamento é tentar não lavar os fios todos os dias. Por causa do efeito rebote, quanto mais você limpa o couro cabeludo no banho, mais ele produz oleosidade para compensar a limpeza constante e, então, os fios ficam oleosos na raiz e ressecados nas pontas. Experimente espaçar mais as lavagens e aposte nos penteados para disfarçar o bad hair day!

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação