Beleza Extraordinária

Cabelo vermelho escuro: como conseguir a tonalidade partindo de diferentes cores de fios

  •  Saiba como alcançar o cabelo vermelho escuro de acordo com a sua cor atual (Foto: Instagram @myblackempire)
Tela cheia
Previous Next
Saiba como alcançar o cabelo vermelho escuro de acordo com a sua cor atual (Foto: Instagram @myblackempire)

O cabelo vermelho escuro está sempre em alta, seja qual for a estação do ano! E não é para menos: a principal vantagem dessa tonalidade é que ela combina com todos os tons de pele e é fácil de alcançar. Além disso, dependendo da cor base do seu cabelo, você não precisará descolorir os fios para apostar nos tons de cabelo vermelho escuro.

Eles são: acaju, marsala, bordô, vinho, borgonha (como se fosse um marrom avermelhado) e cereja (que tem um fundo mais aberto e vibrante). Na hora de escolher, vale ficar atenta à numeração da caixinha de coloração: a tinta de cabelo vermelho pode começar com os números 4, 5 ou 6, e o número secundário, que diz respeito aos reflexos, também podem ser 4, 5 ou 6, que são referentes aos reflexos acobreados, acaju ou vermelhos, respectivamente.

Para te ajudar a conseguir o cabelo vermelho perfeito, preparamos um guia para alcançar a cor partindo de diferentes tons base. Confira!

Cabelo vermelho escuro na base castanho escura ou preta só é possível com descoloração 

As donas de fios castanhos e pretos naturais, ou seja, virgens, precisam descolorir as madeixas antes de adotar cabelos vermelhos escuros. A coloração - que deve ser do tipo permanente - até pode mudar um pouco o tom sem a descoloração, mas dificilmente o vermelho ficará uniforme e da cor da caixinha que você desejou.  

Para descolorir o cabelo, usa-se água oxigenada e pó descolorante, e o procedimento deve ser feito por um profissional - a não ser que você tenha habilidade para a técnica! 

A dica antes de partir para a mudança de tonalidade é preparar o cabelo com hidratações, seja qual for o tipo dos seus fios - lisos, ondulados, cacheados ou crespos. 

 

Se você tem cabelo natural castanho médio, normalmente, não precisa de descoloração para o vermelho escuro

As donas de cabelos naturais em castanho médio têm algumas opções para alcançar qualquer cor de cabelo vermelho escuro. A primeira é usar um tonalizante: como o castanho médio está a dois tons do vermelho escuro, é possível usar o produto - que é uma tinta semi-permanente - para alcançar a nuance. Essa opção é ideal para quem quer uma mudança provisória ou apenas testar a nova cor. 

A outra maneira é usar diretamente a tinta de cabelo vermelho escuro permanente nos fios, sem precisar descolorir, por causa da proximidade das duas cores na tabela universal de coloração - isso vale caso você queira os tons de vinho, borgonha, marsala e outros mais fechados. Agora, se você deseja o vermelho cereja, que é mais vibrante, a dica é conversar com um profissional para avaliar se é melhor descolorir os fios ou não. 

Quem tem a base loira ou em castanho claro consegue o vermelho escuro com facilidade

A boa notícia para as donas de cabelo castanho claro e loiro natural é que, para elas, não é preciso descolorir as madeixas antes de apostar no vermelho escuro. E há duas formas de conseguir a nova cor: usando apenas um tonalizante ou com uma coloração permanente. 

O tonalizante contém uma quantidade baixa de água oxigenada e, por isso, tem a durabilidade um pouco menor - a cor fica nos fios por cerca de 28 lavagens. Já a tinta de cabelo vermelho escuro permanente é para quem quer um look mais duradouro, sem a preocupação constante com retoques. Os dois produtos podem ser aplicados diretamente nas madeixas e, para isso, é necessário preparar os fios alguns dias antes com hidratação, nutrição e reconstrução, para evitar ressecamento e quebra. 

Quem tem cabelos coloridos com castanho escuro ou preto vai precisar da decapagem

As donas de cabelo já coloridos em tons de preto e castanho escuro, como marrom e chocolate, devem fazer a decapagem para alcançar o vermelho escuro. O processo serve para retirar os pigmentos artificiais presentes em tinturas permanentes e tonalizantes dos fios e, assim, clarear o cabelo para que o tom de vermelho escuro fique perfeito e uniforme. 

O procedimento deve ser feito por um profissional. Em casa, a dica é fortalecer as madeixas com muita hidratação, reconstrução e nutrição para que a decapagem não deixe o seu cabelo elástico e receba bem a coloração vermelha.

Cabelos coloridos de castanho médio têm mais facilidade para conseguir o vermelho escuro

Para as donas de cabelo castanho médio já colorido, o procedimento vai depender da tonalidade escolhida, como cabelo vermelho cereja, cabelo vermelho marsala ou cabelo vermelho borgonha. Se você quiser o cereja, por exemplo, será necessário fazer a decapagem para remover os pigmentos castanhos e, assim, permitir que a nova nuance fique uniforme e sem manchas.

Agora, se você deseja um vermelho vinho, borgonha ou outra cor mais intensa, é possível alcançar o tom só com a coloração permanente. Isso acontece porque eles são apenas dois tons mais escuros que o castanho médio. Se você preferir fazer a transformação com uma coloração semi-permanente e temporária, provavelmente será necessária a decapagem.

De qualquer forma, é essencial que você cuide do cabelo em casa antes de partir para a mudança capilar. Hidratações para cabelos com química, que geralmente contém ceramidas e queratina, são essenciais. 

Donas de cabelos loiros ou castanho claros coloridos conseguem o vermelho escuro com facilidade

Se você tem os fios claros e eles foram alcançados com coloração, é provável que consiga o vermelho escuro usando coloração permanente, sem precisar fazer a decapagem. Se quiser um vermelho muito escuro, o tonalizante também vai pigmentar super bem, mas a diferença é que o resultado vai menos. 

No entanto, é preciso avaliar se a cor atual está uniforme ou se há seções de cabelo manchadas. Nesse caso, um profissional deverá avaliar as madeixas antes de aplicar a coloração vermelha. A raiz também deve ser considerada: se o seu cabelo natural é castanho médio ou escuro, a descoloração deverá ser feita nessa parte para que o vermelho fique uniforme em todo o cabelo. 

Lembre-se de preparar o cabelo em casa antes da mudança no visual, ok? Hidratação e reconstrução com máscaras de tratamento para cabelos com química são ótimas opções nessa etapa.

Como pintar de vermelho escuro cabelo já colorido de vermelho claro

Se você colore os fios de vermelho claro, como acobreado, cereja ou “strawberry blonde” e quer alcançar um tom diferente, como o cabelo vermelho escuro vinho, é possível conseguir o resultado apenas com a coloração permanente. O tonalizante pode ajudar no processo, no entanto, o tom pode não ficar exatamente da cor da caixinha. A vantagem desse produto é que ele vai garantir um banho de brilho bem intenso nas madeixas ruivas. 

Se você quiser a cor exata da caixinha que escolheu, é dica é consultar um colorista para que a combinação da sua cor atual com a desejada não resulte em um tom diferente. 

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação