Beleza Extraordinária

Cabelo saudável: entenda a importância de aparar as pontas com frequência

  • Entenda a importância de aparar as pontinhas dos cabelos com frequência
Tela cheia
Previous Next
Entenda a importância de aparar as pontinhas dos cabelos com frequência

Mulheres que gostam de madeixas longas vivem em um dilema para manter os fios sempre saudáveis e bonitos. Na busca por uma solução para os cabelos compridos, é comum escutar que é importante aparar as pontinhas para que os fios cresçam mais rápido e fortalecidos. Apesar de parecer contraditório, cortar aqueles famosos "dois dedinhos" pode ajudar e muito os cabelos longos.

Cortar fios com frequência ajuda a eliminar as pontas duplas

Engana-se quem pensa, porém, que cortar os cabelos vai fazer com que os fios cresçam mais rápido. O que determina o quanto eles vão crescer é o bulbo da fibra capilar, que se localiza na raiz e não nas pontas. O grande benefício de aparar as madeixas está em eliminar as temidas pontas duplas , que embaraçam com mais facilidade do que o restante do cabelo.

Uma vez embaraçada, a ponta dupla pode enrolar-se aos fios saudáveis e provocar a quebra,atrapalhando o crescimento rápido e saudável dos cabelos. Por isso, o indicado é renovar o corte a cada 90 dias, eliminando as pontas duplas que podem prejudicar a aparência das madeixas.

Cabelos com químicas precisam de atenção extra

O fio de cabelo é dividido em três partes: a medula, o córtex e a cutícula capilar, que é responsável por proteger os fios das agressões dos agentes externos. Em um cabelo saudável, as três camadas ficam unidas, mas nas madeixas mais fragilizadas as escamas se abrem, o que pode ocasionar o aparecimento das famosas pontas duplas.

O uso de químicas, como alisamento, tintura e relaxamento, de secador de cabelo, chapinha, babyliss e até mesmo a exposição solar podem provocar a fragmentação da cutícula, por isso costumam sofrer mais com as pontas duplas, triplas e até mesmo quádruplas. Mulheres que apostam nas químicas para cuidar do cabelo, portanto, precisam de uma atenção extra para que os fios cresçam bonitos e saudáveis, apostando no corte em média a cada 60 dias.

Para quem não quer enfrentar a tesoura

Mas se você é daquelas que não gosta de enfrentar a tesoura de jeito nenhum, uma solução para que os fios continuem crescendo saudáveis e fortes é apostar em tratamentos de reposição de nutrientes. A cauterização e a queratinização ajudam a repor os nutrientes, melhorando o aspecto ressecado das madeixas. Os reparadores de pontas, sérum e silicone podem ajudar temporariamente, colando as três partes do fio e formando uma película.

Mas além das preocupações para tratar as pontas duplas, é importante cuidar dos fios sempre, para evitar que eles fiquem frágeis e ressecados. Invista em produtos com repositores de água, hidratantes e com aminoácidos, além de manter uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, que vai ajudar os cabelos a já nascerem saudáveis.

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais