Beleza Extraordinária

Cabelo saudável e pele perfeita: 10 dicas de dermatologista para cuidar do visual!

  • Veja dicas da dermatologista Gabriella Albuquerque para ficar com o cabelo e a pele sempre hidratados e impecáveis!
Tela cheia
Previous Next
Veja dicas da dermatologista Gabriella Albuquerque para ficar com o cabelo e a pele sempre hidratados e impecáveis!

Toda mulher sonha em exibir pele e cabelo perfeitos, saudáveis e sempre hidratados. Mas, para conseguir isso, a dermatologista Gabriella Albuquerque conta que existem algumas medidas que devem fazer parte da rotina de beleza em qualquer clima ou época do ano - como o cuidado com a limpeza, uso de produtos com componentes específicos e não abrir mão do protetor solar, por exemplo. Confira mais detalhes!

1 - Não limpar a pele de forma agressiva 

Segundo a dermatologista Gabriella Albuquerque, na hora de cuidar da limpeza da pele, é importante entender que é necessário apenas remover cuidadosamente as impurezas ao invés de limpar a área de forma agressiva. "O uso excessivo de sabonetes e esponjas pode causar um efeito indesejado, já que o manto de proteção dos lipídios naturais são úteis para a hidratação. Assim, um produto específico para o seu tipo de pele e a não utilização de esponjas são dicas importantes no cuidado com a higiene pessoal", esclarece. 

2 - Investir em esfoliação 

Para quem quer ficar com a pele sempre perfeita e impecável, outro cuidado importante é aliar a esfoliação à limpeza para promover uma renovação celular. "Essa medida ajuda a retirar as células mortas através de surfactantes, ou seja, detergentes. Mas ela só pode ser feita de 1 a 2 vezes por semana, e não diariamente", alerta a dermatologista Gabriella. A mesma dica vale ainda para o couro cabeludo, que assim como na pele, vai renovar as células e absorver a oleosidade, purificando e equilibrando o pH dos fios sem ressecar. 

3 - Recorrer ao peeling para uma renovação mais profunda

Para aquelas que querem um tratamento mais profundo, a dermatologista também indica recorrer ao peeling uma vez ao mês: "o peeling permite realizar a retirada de células mortas de forma mais profunda que a esfoliação, acelerando o processo de renovação. Enquanto, na fisiologia natural, o processo leva em torno de 21 a 28 dias para acontecer, com o peeling, essa troca ocorre de 5 a 7 dias, permitindo que a pele nova fique mais homogênea e viçosa", afirma. 

4 - Ficar atenta aos componentes que repõem a hidratação do cabelo e pele 

De acordo com a dermatologista, para ficar com o cabelo e pele constantemente hidratados, é preciso usar produtos que contem com substâncias como ceramidas e ácido hialurônico na composição. "Esses componentes são importantes para atrair água. Mas, para evitar o ressecamento, também devemos nos preocupar com fatores externos, como o excesso de químicas no cabelo e uso de sabonetes inapropriados", explica a especialista Gabriella. 

5 -  Não deixar de usar protetor solar 

Para prevenir o câncer de pele, evitar o envelhecimento precoce e deixar as madeixas protegidas, também é importante não descuidar da proteção solar - e não só nos dias mais quentes do ano, vale lembrar: "o protetor solar deve ser aplicado mesmo em dias nublados,já que as nuvens só conseguem reduzir em 20% a entrada dos raios ultravioletas. Nos cabelos, o uso de substâncias com ação anti-ultravioleta também pode ajudar a evitar a desnaturação de proteínas dos nossos fios, ou seja, o ressecamento deles", entrega a dermatologista. 

6 - Não esquecer de retirar a maquiagem 

Em relação à pele, outro cuidado indispensável é nunca esquecer de retirar a maquiagem ntes de dormir, como reforça a dermatologista Gabriella Albuquerque: "remover os resíduos de maquiagem e de poluição de nossa pele podem permitir que os orifícios das glândulas sebáceas e sudoríparas permaneçam livres". Sendo assim, antes de pegar no sono, reserve sempre um tempinho para limpar a cútis com água micelar ou demaquilante, certificando-se de só parar o procedimento quando o algodão estiver completamente limpo. 

7 - Não descuidar da lavagem do cabelo 

Para que o cabelo fique saudável e forte, a dermatologista alerta que é preciso manter uma rotina de lavagem correta  - o que, embora muita gente não saiba, também contribui para o crescimento do cabelo. Sobre isso, ela ainda alerta: "Não lavar a cabeça com uma frequência correta pode ser extremamente prejudicial para os fios, facilitando a queda com problemas como dermatite crônica de couro cabeludo". 

8 -  Consultar o dermatologista ao primeiro sinal de queda excessiva

Se você capricha na limpeza do cabelo, toma os cuidados certos e, ainda assim, percebe uma queda excessiva, a dica é simples: marque logo uma consulta com o dermatologista para descobrir se existe algum problema maior por trás disso - como a alopecia feminina, por exemplo. "O ideal é marcar uma consulta com o dermatologista para que ele descubra o motivo da sua queda e preescreva o tratamento mais apropriado", explica a dermatologista. 

9 - Usar um creme anti-idade

Para quem já passou dos 30 anos e não quer sofrer com os sinais da idade, é importante acrescentar um cuidado a mais à rotina: o uso de um creme anti-idade específico para sua faixa etária. Para não errar, a dica é optar por produtos que contem com propriedades antioxidantes, que amenizam as alterações causadas na pele pelos radicais livres e, ainda, previnem o envelhecimento precoce. 

10 - Ter uma alimentação equilibrada

Apesar da eficácia de todos os cuidados já listados, é importante levar em consideração que de nada adianta cuidar da parte externa sem olhar também para a interna. Por causa disso, procurar se alimentar adequadamente - com frutas, legumes e demais alimentos ricos em vitaminas -  é uma das dica principais para ficar com a pele e cabelo impecáveis em qualquer época do ano. 

Temas relacionados
Água micelar:

como remover a maquiagem com o produto?