Beleza Extraordinária

Cabelo ruivo: quando é preciso descolorir os fios para apostar na cor?

  • Saiba quando descolorir o cabelo para pintar de ruivo e acerte no visual (Foto: Instagram @madelineaford)
  • O cabelo castanho claro não precisa de descoloração para alcançar o tom ruivo acobreado (Foto: Instagram @estellefitz)
  • Se o cabelo já tiver sido pintado, é preciso fazer a decapagem antes de pintar os fios de ruivo (Foto: Instagram @stefaniefsteel)
Tela cheia
Previous Next
Saiba quando descolorir o cabelo para pintar de ruivo e acerte no visual (Foto: Instagram @madelineaford)
  • Saiba quando descolorir o cabelo para pintar de ruivo e acerte no visual (Foto: Instagram @madelineaford)
  • O cabelo castanho claro não precisa de descoloração para alcançar o tom ruivo acobreado (Foto: Instagram @estellefitz)
  • Se o cabelo já tiver sido pintado, é preciso fazer a decapagem antes de pintar os fios de ruivo (Foto: Instagram @stefaniefsteel)

Quem quer ir de morena à ruiva pela primeira vez costuma ter a mesma dúvida: para pintar o cabelo de ruivo precisa descolorir? Bom, a resposta é simples: depende!

É preciso considerar a cor base do seu cabelo e, claro, a tonalidade ruiva que você quiser chamar de sua - seja ela clara, escura, acobreada ou bem moderninha como no "strawberry blonde".

Para esclarecer o assunto de uma vez, continue lendo a matéria e entenda quando é necessário tirar o pigmento do fio para chegar ao tom certo!

Cabelos virgens e mais claros podem chegar ao tom ruivo sem descoloração

Se a ideia é repaginar o visual para o ruivo escuro acobreado e os cabelos forem virgens de base clara (como o castanho claro ou loiro escuro, por exemplo), a boa notícia é que provavelmente não será preciso fazer o processo de descoloração nos cabelos.

Uma vez que o tom de ruivo escolhido é um pouquinho mais escuro que a cor própria do cabelo, a tinta de caixinha consegue fazer o trabalho sozinha e transformar a cor antiga em um ruivo natural e incrível!

Dica extra: se quiser uma mudança de visual suave e temporária, é válido optar pelos tonalizantes no lugar da tinta permanente - e aí dá até para combinar a coloração à químicas alisadoras sem nenhum problema!

Fios muito escuros precisam de descoloração para chegarem ao ruivo natural

Já para quem tem o cabelo naturalmente preto ou castanho escuro, o processo é um pouquinho diferente e já exige a descoloração das mechas - principalmente quando o tom de ruivo desejado é aquele bem claro e quase loiro, como no "strawberry blonde"

Dessa maneira, tirando o pigmento natural do fio e deixando ele mais neutro, a tinta vai conseguir sobressair melhor nos cabelos e entregar a tonalidade desejada. E já que esse procedimento pode fragilizar um pouquinho a fibra capilar, vale a pena pedir a ajuda de um profissional capacitado, ok?

Cabelos já pintados precisam passar pela decapagem antes da coloração 

Uma publicação compartilhada por M (@emblu) em

Quando os fios já foram tingidos antes, o caminho para chegar ao ruivo é remover a tinta dos fios por meio da decapagem - uma vez que tinta não clareia tinta. Esse processo é bem parecido com a descoloração, mas funciona especificamente para tirar os pigmentos artificiais do cabelo e facilitar a nova tintura.

Importante: para recuperar a saúde dos fios depois desse processo (e também da descoloração), a dica é apostar no cronograma capilar com hidratações, reconstruções e nutrições feitas do jeito que as suas madeixas precisarem. Quer saber como montar uma rotina personalizada? Então clique aqui e responda as perguntas!

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
It-ingredientes de beleza

Veja quais ativos são os queridinhos

últimas matérias

Ver mais