Beleza Extraordinária

Cabelo ruivo: fios castanhos naturais precisam de descoloração para ficarem vermelhos?

  •   Cabelos ruivos garantem personalidade e estilo no look. Entenda se castanhos naturais precisam passar por descoloração para alcançarem o tom   (Foto: Instagram @evg_sap)
  •  Quer apostar nos fios vermelhos? Descubra se é possível passar do castanho para o ruivo sem descoloração (Foto: Instagram @nat_stowe)
  •   Depois de mudar de castanho para o ruivo, a dica é manter os cuidados em dia para que os fios vermelhos continuem bonitos e saudáveis    (Foto: Instagram @lindsayliem)
Tela cheia
Previous Next
Cabelos ruivos garantem personalidade e estilo no look. Entenda se castanhos naturais precisam passar por descoloração para alcançarem o tom (Foto: Instagram @evg_sap)
  •   Cabelos ruivos garantem personalidade e estilo no look. Entenda se castanhos naturais precisam passar por descoloração para alcançarem o tom   (Foto: Instagram @evg_sap)
  •  Quer apostar nos fios vermelhos? Descubra se é possível passar do castanho para o ruivo sem descoloração (Foto: Instagram @nat_stowe)
  •   Depois de mudar de castanho para o ruivo, a dica é manter os cuidados em dia para que os fios vermelhos continuem bonitos e saudáveis    (Foto: Instagram @lindsayliem)

O cabelo ruivo, natural ou não, é queridinho entre as mulheres! Como existem diferentes tons de cabelo vermelho, ele é um dos mais lembrados quando a ideia é exibir um visual marcante e cheio de personalidade sem que seja preciso chegar nas cores fantasia. Mas, quando se fala nessa coloração, uma dúvida muito comum é: quem tem os fios castanhos naturais precisa passar por uma descoloração global para atingir a cor de cabelo ruivo desejada ou só a tinta já garante o efeito? Vem descobrir e confira nossas dicas:

Cabelo virgem não precisa passar por processo de descoloração para exibir fios vermelhos

Na hora de apostar nos cabelos vermelhos, muita gente pensa que não tem como ficar ruiva sem a descoloração - assim como acontece com o loiro, por exemplo. Mas a boa notícia para quem quer mudar o look sem ter que submeter os fios a esse procedimento é que, se as madeixas estiverem sem química de coloração, é possível aplicar diretamente a tinta de cabelo ruivo sem necessidade de despigmentação. Nesses casos, a água oxigenada (ox) é a responsável por abrir o tom - e quanto maior for o volume, maior será essa abertura.

Com essa aliada - que entra em uma misturinha com a coloração - , os cabelos castanhos de tom médio ou claro costumam chegar ao tom desejado logo de primeira. Já os mais escuros e muito grossos precisam de uma ajudinha para que os fios vermelhos tenham espaço - como uma clareada de leve com luzes, por exemplo, se a ideia for mesmo evitar descolorir o cabelo por completo.

Cabelo ruivo perfeito? Conte com a ajuda de um profissional

Como o processo de descoloração não é necessário para cabelos castanhos naturais, pintar em casa pode até não ser um grande problema. Mas, para quem não tem muita habilidade, aplicar a tinta de cabelo vermelho pode, sim, ser um desafio e resultar em fios manchados no final do processo. 

Só um cabeleireiro profissional, que entende de colorimetria, vai ser capaz de avaliar o volume ideal de água oxigenada para abrir sua base para o tom exato que você deseja, além de também definir se é necessário combinar diferentes volumes do produto para atingir um tom uniforme da raiz às pontas. 

Não faltam tons de cabelo vermelho para todos os tons de pele 

A cor perfeita é aquela em que você se sente bem - por isso, na hora de escolher o vermelho ideal, a principal dica é pensar no efeito desejado e no tom que mais tem a ver com a sua personalidade antes de qualquer outro detalhe. 

Se uma cor próxima ao cabelo ruivo natural tem mais a ver com o seu estilo que um vermelho vibrante, por exemplo, não adianta apostar no segundo porque leu em algum lugar que ele, sim, era perfeito para sua pele. No entanto, vale somar todos esses fatores - gosto pessoal, estilo e personalidade  - com dicas do profissional escolhido para criar um visual ainda mais harmonioso. 

Não faltam opções de tons de cabelo vermelho para sair dos castanhos! Por isso, a dica é conversar com o cabeleireiro sobre o efeito que você deseja para que ele consiga indicar as que mais irão te favorecer. Uma morena com cabelo ruivo acobreado, por exemplo, cria um contraste sutil entre a tonalidade dos fios e a cor da pele, exibindo um rosto iluminado e um look bem natural. Já as versões bem fechadas, puxadas para o vinho, costumam ser as queridinhas de quem tem a pele mais clara. Mas lembre-se: use sempre o seu gosto como fator mais importante na hora de escolher qual vai ser o seu ruivo!

Saiu do castanho para o ruivo? Aposte nos cuidados pós-coloração 

Se você decidiu que realmente quer dar adeus aos castanhos naturais para ficar ruiva, além de decidir o tom e contar com um profissional de confiança, é importante se preparar para os cuidados da pós-coloração - porque, sim, qualquer cabelo tingido precisa de uma atenção extra para que continue bonito e saudável. 

A principal dica é apostar em um cronograma capilar para que os fios recebam todos os nutrientes que precisam através da hidratação, nutrição e reconstrução. Além disso, também é importante investir em produtos específicos para cabelos tingidos - como shampoos, matizadores, máscaras tonalizantes e finalizadores com filtro solar para que a cor não desbote. E nada de relaxar com a rotina de retoques, ok? Quando a raiz começar a crescer e já estiver no tempo necessário para o procedimento com a tinta, corra para o salão para que seus cabelos ruivos estejam sempre impecáveis. 

Redação: Nívia Passos

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação