Irreverente e cheio de charme, o ruivo acobreado voltou a ser tendência! A nuance, que reproduz o vermelho natural das ruivas, garante um toque iluminado aos fios por causa dos reflexos em tom de cobre - caindo superbem nas peles claras e garantindo um efeito quente e ousado nas donas de pele morena. Para quem quer apostar na cor, não faltam inspirações no Instagram que mostram diferentes tamanhos e tipos de cabelo com o ruivo do momento. Inspire-se na galeria e saiba como se jogar na tendência!
Ruivo acobreado é opção natural para donas de cabelos pretos e castanhos
Quer mudar a cor do cabelo sem apostar no clássico loiro? Saiba que o ruivo acobreado é uma ótima opção, principalmente para quem tem cabelo castanho escuro ou preto. Isso porque essa nuance de vermelho é bem fechada e quente, como se fosse um vermelho escuro, e não causará tanto contraste com a cor natural dos fios. Já o toque iluminado e aberto fica por conta dos reflexos em tom de cobre, que deixam algumas mechas mais claras, principalmente no sol.
Em relação ao tom de pele, a cor fica incrível em mulheres de pele clara, tanto as de subtom rosado quanto as de fundo de pele amarelado - o que não impede que as morenas e negras também apostem na cor: nesse caso, uma dica para harmonizar melhor o visual é deixar a raiz esfumada e mais escura, além de apostar em um tom de ruivo com reflexos dourados e acobreados.
Ruivo acobreado: como alcançar a cor?
Com base na tabela de colorimetria, é possível alcançar o ruivo acobreado sem descoloração nos cabelos de bases 5 à 10, ou seja, nos tons de castanho claro ao loiro. Já fios mais escuros, que contam como números de 4 a 1, precisam ser descoloridos para que os pigmentos vermelhos e acobreados consigam clarear os fios. Confira:
Loiros: com bases claras, que vão do 6 ao 10 na tabela de colorimetria, os cabelos loiros conseguem ficar ruivos sem passar pela descoloração porque são muito mais claros do que o vermelho.
Castanho claro: com base 5 na tabela de colorimetria, os cabelos castanho escuros não precisam passar pela descoloração para alcançar o ruivo acobreado, porque são considerados mais claros do que o vermelho.
Castanho escuro, médio e preto: para colorir os cabelos escuros de ruivo acobreado, como o castanho escuro, castanho médio e o preto - ou seja, que estão como números 4, 3, 2 e 1 - é preciso apostar na descoloração para atingir uma cor base mais clara.
Cabelos tingidos: se o ruivo acobreado que você deseja for mais claro do que a coloração que você usa no momento, será preciso apostar na decapagem para remover os pigmentos da tinta e, só então, aplicar o ruivo acobreado.
Qual é o tempo médio de retoque do cabelo ruivo acobreado?
Sobre os retoques, o ruivo acobreado costuma desbotar mais rápido do que outros tons e, por isso, vale reaplicar a coloração a cada 20 ou 30 dias. A dica para prolongar a cor é apostar em linhas de shampoo e condicionador próprias para cabelos coloridos ou ruivos, além de usar protetor térmico antes do secador ou da chapinha. Usar produtos com proteção solar também é um cuidado importante para que o sol não desbote o tom mais rápido.
É preciso colorir as sobrancelhas ao pintar o cabelo de ruivo?
Nem sempre é necessário colorir as sobrancelhas quando se aposta no ruivo acobreado, principalmente para quem é loira ou tem o cabelo castanho claro. Mas, para quem acha que o resultado pode ficar desarmônico, como as donas de sobrancelhas muito escuras, a dica é aproximar até dois tons entre cabelos e fios das sobrancelhas. Outra opção é usar sombra ou lápis amarronzado ou acinzentado para harmonizar com o tom vermelho do cabelo.
Redação: Beatriz Doblas