Beleza Extraordinária

Cabelo relaxado volta ao normal? Saiba como recuperar o cabelo cacheado ou crespo depois do procedimento

  • Aprenda como recuperar os cachos depois do relaxamento (Foto: Instagram @freshlengths)
Tela cheia
Previous Next
Aprenda como recuperar os cachos depois do relaxamento (Foto: Instagram @freshlengths)

O relaxamento ainda é muito usado pelas donas de cabelos cacheados e crespos, seja para deixar os cachos um pouco mais abertos ou mesmo alisar os fios. Mas, se você fazia parte desse time e quer reconquistar os cachos e crespos naturais, é normal surgir a dúvida: o cabelo relaxado volta ao normal?

Se você faz relaxamento mas quer voltar a exibir os cachinhos por aí, a gente conta tudo o que você precisa saber para deixar a química de lado e assumir o visual natural de vez. Vem conferir!

Afinal, o cabelo relaxado pode voltar ao normal?

Pode sim, mas não imediatamente. A verdade é que o cabelo que passou pelo relaxamento tem a sua estrutura alterada - afinal, a técnica é um procedimento químico. Por isso, os fios relaxados não vão mais voltar a formar aquele cachinho bem fechado ou a ficar crespo. Mas, depois que crescer, o seu cabelo pode sim voltar a ser como era antes.

Para isso, você precisa passar pela transição capilar assim como quem faz outros tipos de alisamento. O processo pode durar alguns meses - ou até um pouco mais -, mas ao final desse tempo o seu cabelo vai recuperar a textura de antes da química.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Syana Laniyan (@syanafromparis) em

Como fazer a transição capilar?

No fundo, a transição capilar nada mais é que a recuperação da textura natural dos fios depois de deixar a química de lado. Para isso, você precisa esperar as madeixas crescerem. Sim, a gente sabe que isso pode demorar um pouquinho, mas com alguns cuidados específicos o processo pode ser bem mais simples para você.

Como os fios ficam com várias texturas diferentes nesse período, muitas mulheres ficam incomodadas com a aparência dos cabelos. Para disfarçar a diferença entre os cachos, você pode usar técnicas de finalização.

Outra coisa que ajuda a passar pela transição capilar é fazer o big chop. O corte radical elimina a parte com química, deixando o seu cabelo livre para crescer na forma natural.

Aprenda a cuidar dos fios durante a transição

Para o seu cabelo crescer forte e saudável, recuperando os cachinhos de antes do relaxamento, é importante apostar nos cuidados com as madeixas. A gente sabe que é tentador usar a chapinha para disfarçar as várias texturas, mas essa não é uma boa ideia. O excesso de calor pode danificar os fios, além de prejudicar a recuperação da textura original.

É melhor deixá-la apenas para as ocasiões especiais. Além disso, é fundamental investir na hidratação do cabelo. A melhor opção é seguir um cronograma capilar, combinando hidratação, reconstrução e nutrição, de acordo com as necessidades das madeixas.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!