O preto azulado é a prova de que quem pensa que cabelo preto é tudo igual está super enganado. Assim como outras cores, a coloração mais escura de todas também pode contar com diferentes nuances ao fundo, garantindo reflexos que causam um efeito diferente nos fios. Curinga para todas as tonalidades de pele, desde as morenas e negras até as mais claras, a tinta preto azulado é perfeita para quem quer mudar o visual sem passar por descolorações na maioria dos casos.
Quer saber mais sobre como conseguir e como manter o cabelo preto azulado? Dá uma olhada nas dicas que o Beleza Extraordinária separou para você!
Preto azulado: qual é a diferença entre ele e o preto natural?
Olhando para a numeração e o nome das caixinhas é fácil perceber a diferença entre o preto natural e o preto azulado, mas sabe o que muda na prática? Os reflexos do fio. O preto azulado, como o próprio nome deixa claro, é mais frio e tem reflexos acinzentados que abrem para o azul na claridade. O preto natural, por sua vez, é mais “puro” e permanece do mesmo jeito quando a luz bate.
Conforme a hora do retoque vai chegando, as duas tonalidades também apresentam diferenças: o preto abre para um tom avermelhado e o preto azulado fica com os reflexos acinzentados.
Bônus: além do preto natural e do preto azulado, você também pode mudar o visual diretamente para o preto acinzentado, que tem os mesmos reflexos cinza da versão azulada.
Preciso descolorir os fios para alcançar o cabelo preto azulado?
Uma das principais vantagens de investir no preto azulado é que, na maior parte dos casos, a descoloração não é necessária para que o resultado seja o desejado. Isso é ótimo para quem vai pintar o cabelo pela primeira vez ou quer transformar os fios sem agredir a fibra capilar. Por ser a cor mais escura da tabela de colorimetria, o preto consegue cobrir as madeixas com facilidade, sejam elas virgens ou coloridas previamente. Ou seja: o cabelo preto azulado não tem a descoloração como etapa essencial da transformação como acontece com nuances mais claras, como diferentes tons de loiro, por exemplo.
O tonalizante preto azulado pode ser a opção que vai garantir o visual
Outro ponto positivo de apostar nos cabelos preto azulado na hora de transformar o visual é que eles podem ser alcançados com o uso de tonalizante em basicamente qualquer cor base. Ou seja: quem desejar uma mudança suave pode apostar na coloração semipermanente. Como ele atua apenas entre as escamas da fibra capilar em vez de alterar os pigmentos naturais, o produto acaba mudando a cor de maneira mais “leve”, mas também desbota com mais facilidade do que as colorações com amônia. Por isso, se você optar pelo tonalizante preto azulado, deve diminuir o intervalo entre os retoques.
Como conseguir o preto azulado em diferentes tipos de cabelo?
O cabelo preto azulado é, sim, um curinga que favorece diferentes tipos de fios e pode ser alcançado com facilidade em todas as cores base, mas você sabia que existe uma forma ideal de garantir a cor perfeita e sem manchas e de forma saudável em cada um deles? Veja, aqui embaixo como conseguir o resultado ideal com o preto azulado!
1) Cabelos com luzes e mechas: a tinta preto azulado pode cobrir, com facilidade, qualquer técnica de coloração como luzes e mechas, mas o resultado final pode ficar diferente nas partes do cabelo que são mais claras por causa da diferença de cor da base. Se você não se importar, não há problema, mas se seu desejo for um resultado uniforme da raiz às pontas, vai ser necessário descolorir para igualar a base antes de apostar no cabelo preto azulado. Nesse caso, faça uma reconstrução capilar entre um processo e outro para garantir a saúde do fio;
2) Cabelos com alisamento e relaxamento: uma das principais dúvidas de quem usa alisamentos ou relaxamentos nos fios é se é permitido ou não misturar este tipo de química com colorações. A resposta é sim, mas apenas para as versões sem amônia do produto. Ou seja: o tonalizante preto azulado está liberado para quem alisa ou relaxa os fios por causa de sua ação mais suave;
3) Cabelos com coloração global: os cabelos de quem já pinta os fios de maneira uniforme não oferecem resistência à tinta preto azulado. Isso significa que você pode usar tanto o tonalizante quanto a coloração permanente para a transformação;
4) Cabelos virgens: assim como os fios com coloração global, os cabelos virgens também são a tela perfeita para o preto azulado com colorações permanentes ou semipermanentes.
Em todos os casos, você deve seguir as instruções do manual que vem na caixinha da sua tinta de cabelo preto azulado (seja com ou sem amônia), não ultrapassar o tempo de intervalo indicado e sempre fazer o teste de mecha antes da aplicação no cabelo todo.
Preto azulado: cabelo precisa de cuidados específicos depois da transformação
Muito se fala sobre os cuidados com fios loiros e vermelhos depois da mudança de cor, mas os cabelos pretos azulados (e outros tons de fios escuros) não ficam para trás e também precisam de uma atenção especial. Veja, aqui embaixo, algumas dicas de como manter o cabelo preto azulado:
1) Cronograma capilar: pode parecer básico, mas manter uma rotina de hidratação, nutrição e reconstrução é essencial para que o seu cabelo permaneça saudável, forte e bonito. Mesmo que a tinta preto azulado não seja das que oferecem mais risco à saúde dos seus fios, os cuidados ajudam a evitar o desbotamento, o frizz e o ressecamento. Enquanto a hidratação e a nutrição podem acontecer semanalmente, o ideal é manter a reconstrução com intervalos de 15 dias;
2) Finalizadores com proteção solar: a ação dos raios ultravioleta no cabelo preto azulado pode causar desbotamento assim como em qualquer outra coloração. Por isso, o ideal é usar finalizadores com fator de proteção solar no dia a dia;
3) Shampoo para cabelos coloridos: quem colore o cabelo sabe que a lavagem deve ser um processo delicado se o objetivo é a manutenção da cor. Por isso, o uso de shampoos específico para fios coloridos é essencial para que o seu preto azulado permaneça brilhante e bonito;
4) Cuidado com temperaturas altas: seja com a água do chuveiro ou com o uso muito frequente de ferramentas de calor como chapinha, secador e babyliss, as temperaturas altas podem ser responsáveis pelo ressecamento dos fios e, no caso do preto azulado, pelo desbotamento da cor. A melhor forma de evitar isso é lavando os cabelos em água fria ou morna e usando sempre protetor térmico antes de finalizar os fios com calor.
Redação: Ariel Cristina Borges
Publicada em: 03/01/2018
Atualizada em: 14/07/2020