Cabelo platinado: como conseguir o resultado em casa usando coloração passo a passo da descoloração para quem precisa

cabelo platinado é sempre tendência. Essa tonalidade de loiro é uma das preferidas das mulheres e nunca sai de moda. Mas, por ser uma nuance claríssima, muitas mulheres se perguntam se é possível alcançar o cabelo platinado em casa com a coloração de caixinha. A boa notícia é que, sim, é possível conseguir o resultado em casa, desde que seus fios preencham alguns requisitos - como não serem previamente coloridos - e que você tenha a base natural clara. Em caso de cabelos naturais escuros, é necessário fazer a descoloração dos fios.

Para te ajudar nessa missão, separamos dicas de como deixar o cabelo platinado em casa e cuidados necessários antes e depois da transformação. Além disso, preparamos um passo a passo da descoloração para quem precisar passar por esse procedimento. Pronta para ficar platinada? Anote as dicas!

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-platinado-como-conseguir-o-resultado-em-casa-usando-coloracao-passo-a-passo-da-descoloracao-para-quem-precisa" }

CABELO PLATINADO: CUIDADOS CAPILARES PRÉ-COLORAÇÃO SÃO FUNDAMENTAIS PARA QUE FIOS RESISTAM À TRANSFORMAÇÃO

Antes de saber como platinar o cabelo é importante se atentar à saúde das madeixas para que elas resistam a transformação. Em cabelos pouco saudáveis, a descoloração com amônia e o pó descolorante podem sensibilizar os fios e deixá-los elásticos.

Por isso, se você quer um cabelo platinado bonito e saudável, é imprescindível intensificar os cuidados capilares semanas antes de descolorir. Alterne hidratações, nutrições e reconstruções para garantir que os fios não tenham nenhuma carência de nutrientes no dia da transformação. Outra dica é reduzir o uso de ferramentas como chapinha e babyliss durante esse período, já que a temperatura quente também podem fragilizar os fios.

COMO PLATINAR O CABELO: TRANSFORMAÇÃO PODE SER FEITA EM CASA EM FIOS DE BASE NATURAL CLARA

Se você quer saber como deixar o cabelo platinado em casa, primeiro precisa entender que o seu tom de base é fundamental para o sucesso da transformação. Em cabelos naturalmente claros - castanhos claros ou loiros, por exemplo - é possível alcançar o platinado fazendo a coloração global, sem passar pelo processo de descoloração. 

Nesses casos, basta escolher a  nuance de loiro claríssimo desejada e fazer o procedimento seguindo as orientações do fabricante. Também é importante que seja uma coloração permanente, ou seja, com amônia, já que os tonalizantes não têm poder de clareamento. Geralmente, o platinado corresponde às numerações do 10 em diante.

Por outro lado, quem tem cabelos naturalmente muito escuros - castanhos escuros ou pretos, por exemplo - deverá passar pelo processo de descoloração antes de aplicar a nuance desejada. Tentar platinar cabelos muito escuros sem esse procedimento anterior pode provocar resultados inesperados, como cabelos alaranjados. Já quem tem cabelos previamente coloridos, especialmente com colorações escuras, deve fazer a : decapagem - um processo de remoção dos pigmentos que deve ser feito com um profissional.

PASSO A PASSO DA DESCOLORAÇÃO: SAIBA COMO FAZER O PROCEDIMENTO PARA ALCANÇAR O PLATINADO

Como descolorir o cabelo é um processo bastante intenso que pode sensibilizar os fios, além dos cuidados capilares também é fundamental fazer um  teste de mechas antes do procedimento. Separe uma pequena mecha na parte de trás dos fios, aplique o produto e deixe agir pelo tempo indicado na embalagem. Caso não haja nenhum problema, você pode seguir com a transformação:

Passo 1: em um recipiente, você deve colocar duas medidas de pó descolorante para uma de água oxigenada e misturar até que fique homogêneo;

Passo 2: com um auxílio de um pente e prendedores de cabelo, separe as madeixas em mechas finas;

Passo 3: aplique a mistura de pó descolorante e água oxigenada mecha a mecha, cuidando para que o produto esteja bem espalhado para todos os fios para evitar “buracos” escuros. Outra dica é começar a aplicação das pontas para a raiz, já que os fios próximos ao couro cabeludo clareiam mais rápido que o resto;

Passo 4: deixe agir por cerca de 30 minutos (tempo máximo recomendado), verificando o clareamento dos fios a cada 5 minutos. Após o tempo de ação, basta lavar os cabelos com shampoo e água corrente, cuidando para não deixar resíduos.

Dica extra: não lave o cabelo no dia anterior à descoloração, os óleos naturais produzidos pelo couro cabeludo ajudam a proteger essa região. Outra dica é não aplicar nenhum produto de finalização nos cabelos, como cremes ou óleos, que podem dificultar o clareamento.

CABELO PLATINADO FEMININO PRECISA DE CUIDADOS ESPECIAIS APÓS A TRANSFORMAÇÃO PARA SE MANTER SAUDÁVEL

Agora que você já sabe como platinar o cabelo e como fazer a descoloração em casa, é hora de saber como cuidar das madeixas após a transformação. Tanto a coloração quanto a descoloração são processos químicos que agem na fibra capilar e retiram alguns nutrientes importantes para a saúde dos fios, como a água e as proteínas. Por esse motivo é fundamental fazer hidratações e reconstruções capilares regularmente, para evitar problemas como o cabelo elástico, ressecamento e quebra.

A dica é investir em uma máscara de hidratação e reconstrução específicas para o tratamento pós-química, que seja rica em ativos como a pró-queratina e as bioceramidas, conhecidos pela capacidade de combater danos e reconstruir a fibra capilar. Vale também investir em um  cronograma capilar para loiras, combinando as hidratações e reconstruções com nutrições, para acelerar a recuperação das madeixas.

Por sem um tom de loiro claríssimo, o cabelo platinado também requer cuidados durante a lavagem, que deve ser feita com um shampoo matizador uma vez a cada 10 dias, para evitar o amarelado, e com shampoo protetores de cor no dia a dia. Já na finalização vale a pena investir em um leave-in reparador e com proteção térmica para evitar danos provocados pela exposição ao sol e ferramentas de calor, como chapinha e babyliss, que também podem ressecar e tirar o brilho do seu platinado.

Matéria publicada em 14 de abril de 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-platinado-como-conseguir-o-resultado-em-casa-usando-coloracao-passo-a-passo-da-descoloracao-para-quem-precisa" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-ruivo-ondulado-de-rita-hayworth-volta-a-ser-tendencia", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"cabelo-ruivo-ondulado-de-rita-hayworth-volta-a-ser-tendencia", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/cabelo-ruivo-ondulado-de-rita-hayworth-volta-a-ser-tendencia/rita-hayworth.jpg?rev=ac7edf25ea784dd189615dfdf5e6f698", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2021-01-26T14:36:13+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:06:40+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } } ] } }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-platinado-como-conseguir-o-resultado-em-casa-usando-coloracao-passo-a-passo-da-descoloracao-para-quem-precisa", "name": "cabelo-platinado-como-conseguir-o-resultado-em-casa-usando-coloracao-passo-a-passo-da-descoloracao-para-quem-precisa" } } ] }