Beleza Extraordinária

Cabelo platinado: como conseguir o resultado em casa usando coloração + passo a passo da descoloração para quem precisa

  • Pensando em adotar o cabelo platinado? Confira dicas de como alcançar a tonalidade em casa e mais um passo a passo para descolorir os fios. (Foto: Instagram @issyquinnxo)
  • Antes de saber como platinar o cabelo é preciso conhecer o seu tom de base. (Foto: Instagram, @alittlealeja)
  • Saiba quais são os cuidados necessários com o cabelo platinado feminino antes e depois da transformação. (Foto: Instagram @amandafranzeen)
Tela cheia
Previous Next
Pensando em adotar o cabelo platinado? Confira dicas de como alcançar a tonalidade em casa e mais um passo a passo para descolorir os fios. (Foto: Instagram @issyquinnxo)
  • Pensando em adotar o cabelo platinado? Confira dicas de como alcançar a tonalidade em casa e mais um passo a passo para descolorir os fios. (Foto: Instagram @issyquinnxo)
  • Antes de saber como platinar o cabelo é preciso conhecer o seu tom de base. (Foto: Instagram, @alittlealeja)
  • Saiba quais são os cuidados necessários com o cabelo platinado feminino antes e depois da transformação. (Foto: Instagram @amandafranzeen)

O cabelo platinado é sempre tendência. Essa tonalidade de loiro é uma das preferidas das mulheres e nunca sai de moda. Mas, por ser uma nuance claríssima, muitas mulheres se perguntam se é possível alcançar o cabelo platinado em casa com a coloração de caixinha. A boa notícia é que, sim, é possível conseguir o resultado em casa, desde que seus fios preencham alguns requisitos - como não serem previamente coloridos - e que você tenha a base natural clara. Em caso de cabelos naturais escuros, é necessário fazer a descoloração dos fios.

Para te ajudar nessa missão, o Beleza Extraordinária separou dicas de como deixar o cabelo platinado em casa e cuidados necessários antes e depois da transformação. Além disso, preparamos um passo a passo da descoloração para quem precisar passar por esse procedimento. Pronta para ficar platinada? Anote as dicas!

Cabelo platinado: cuidados capilares pré-coloração são fundamentais para que fios resistam à transformação

Antes de saber como platinar o cabelo é importante se atentar à saúde das madeixas para que elas resistam a transformação. Em cabelos pouco saudáveis, a descoloração com amônia e o pó descolorante podem sensibilizar os fios e deixá-los elásticos.

Por isso, se você quer um cabelo platinado bonito e saudável, é imprescindível intensificar os cuidados capilares semanas antes de descolorir. Alterne hidratações, nutrições e reconstruções para garantir que os fios não tenham nenhuma carência de nutrientes no dia da transformação. Outra dica é reduzir o uso de ferramentas como chapinha e babyliss durante esse período, já que a temperatura quente também podem fragilizar os fios.

Como platinar o cabelo: transformação pode ser feita em casa em fios de base natural clara

Se você quer saber como deixar o cabelo platinado em casa, primeiro precisa entender que o seu tom de base é fundamental para o sucesso da transformação. Em cabelos naturalmente claros - castanhos claros ou loiros, por exemplo - é possível alcançar o platinado fazendo a coloração global, sem passar pelo processo de descoloração. 

Nesses casos, basta escolher a nuance de loiro claríssimo desejada e fazer o procedimento seguindo as orientações do fabricante. Também é importante que seja uma coloração permanente, ou seja, com amônia, já que os tonalizantes não têm poder de clareamento. Geralmente, o platinado corresponde às numerações do 10 em diante.

Por outro lado, quem tem cabelos naturalmente muito escuros - castanhos escuros ou pretos, por exemplo - deverá passar pelo processo de descoloração antes de aplicar a nuance desejada. Tentar platinar cabelos muito escuros sem esse procedimento anterior pode provocar resultados inesperados, como cabelos alaranjados. Já quem tem cabelos previamente coloridos, especialmente com colorações escuras, deve fazer a decapagem - um processo de remoção dos pigmentos que deve ser feito com um profissional.

Passo a passo da descoloração: saiba como fazer o procedimento para alcançar o platinado

Como descolorir o cabelo é um processo bastante intenso que pode sensibilizar os fios, além dos cuidados capilares também é fundamental fazer um teste de mechas antes do procedimento. Separe uma pequena mecha na parte de trás dos fios, aplique o produto e deixe agir pelo tempo indicado na embalagem. Caso não haja nenhum problema, você pode seguir com a transformação:

Passo 1: em um recipiente, você deve colocar duas medidas de pó descolorante para uma de água oxigenada e misturar até que fique homogêneo;

Passo 2: com um auxílio de um pente e prendedores de cabelo, separe as madeixas em mechas finas;

Passo 3: aplique a mistura de pó descolorante e água oxigenada mecha a mecha, cuidando para que o produto esteja bem espalhado para todos os fios para evitar “buracos” escuros. Outra dica é começar a aplicação das pontas para a raiz, já que os fios próximos ao couro cabeludo clareiam mais rápido que o resto;

Passo 4: deixe agir por cerca de 30 minutos (tempo máximo recomendado), verificando o clareamento dos fios a cada 5 minutos. Após o tempo de ação, basta lavar os cabelos com shampoo e água corrente, cuidando para não deixar resíduos.

Dica extra: não lave o cabelo no dia anterior à descoloração, os óleos naturais produzidos pelo couro cabeludo ajudam a proteger essa região. Outra dica é não aplicar nenhum produto de finalização nos cabelos, como cremes ou óleos, que podem dificultar o clareamento.

Cabelo platinado feminino precisa de cuidados especiais após a transformação para se manter saudável

Agora que você já sabe como platinar o cabelo e como fazer a descoloração em casa, é hora de saber como cuidar das madeixas após a transformação. Tanto a coloração quanto a descoloração são processos químicos que agem na fibra capilar e retiram alguns nutrientes importantes para a saúde dos fios, como a água e as proteínas. Por esse motivo é fundamental fazer hidratações e reconstruções capilares regularmente, para evitar problemas como o cabelo elástico, ressecamento e quebra.

A dica é investir em uma máscara de hidratação e reconstrução específicas para o tratamento pós-química, que seja rica em ativos como a pró-queratina e as bioceramidas, conhecidos pela capacidade de combater danos e reconstruir a fibra capilar. Vale também investir em um cronograma capilar para loiras, combinando as hidratações e reconstruções com nutrições, para acelerar a recuperação das madeixas.

Por sem um tom de loiro claríssimo, o cabelo platinado também requer cuidados durante a lavagem, que deve ser feita com um shampoo matizador uma vez a cada 10 dias, para evitar o amarelado, e com shampoo protetores de cor no dia a dia. Já na finalização vale a pena investir em um leave-in reparador e com proteção térmica para evitar danos provocados pela exposição ao sol e ferramentas de calor, como chapinha e babyliss, que também podem ressecar e tirar o brilho do seu platinado.

Redação: Amanda Cardoso

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação

últimas matérias

Ver mais