Beleza Extraordinária

Cabelo ondulado: confira truques para definir e realçar as ondas na hora da finalização!

  •  Aprenda a definir as ondas do cabelo ondulado! (Foto: Instagram @brittsully)
  • Fitagem seguida de secagem com difusor deixam os cabelos ondulados mais definidos (Foto: Instagram @annelisemadeline)
  • O truque do coque duplo é perfeito para garantir ondas despojadas nos fios ondulados (Foto: Instagram @melissacuc)
Tela cheia
Previous Next
Aprenda a definir as ondas do cabelo ondulado! (Foto: Instagram @brittsully)
  •  Aprenda a definir as ondas do cabelo ondulado! (Foto: Instagram @brittsully)
  • Fitagem seguida de secagem com difusor deixam os cabelos ondulados mais definidos (Foto: Instagram @annelisemadeline)
  • O truque do coque duplo é perfeito para garantir ondas despojadas nos fios ondulados (Foto: Instagram @melissacuc)

Nem liso, nem cacheado: esse é o cabelo ondulado! E, por ficar no meio do caminho entre as duas texturas, esses fios do chamado tipo 2 apresentam mais dificuldade de definição e acabam ficando sem forma quando estão ao natural. No entanto, para a alegria de quem não sabe como acertar na finalização das madeixas onduladas, alguns produtos e truques simples são suficientes para resolver o problema e garantir um bom "day after". Confira mais detalhes!

Fitagem e secagem com difusor ajudam a fixar as ondas do cabelo 

A fitagem, finalização queridinha das cacheadas e crespas, é uma das melhores opções para dar forma aos cabelos ondulados. O procedimento é o mesmo feito nas texturas do tipo 3 e 4 - madeixas divididas em seções e fios separados com os dedos como se fossem fitas -, mas o creme de pentear e o modo da secagem é que vão ajudar a garantir uma boa definição. 

Para ajudar a formar as ondas com mais facilidade, a dica é apostar em um creme de pentear que ative os cachos, só que tomando o cuidado de escolher uma versão com textura leve e menos oleosa para que o cabelo não acabe pesado. Além disso, na hora da aplicação, outro segredo para acertar é não pesar a mão na quantidade e usar o produto apenas nas pontas, evitando a raiz.

O toque final fica por conta da secagem: em vez de deixar as madeixas secarem naturalmente, use o difusor com temperatura média para tirar toda a umidade e modelar os cachos com mais facilidade. Antes disso, para não correr o risco de danificar os fios, não esqueça de aplicar um pouquinho de protetor térmico ou um creme de pentear que já conte com essa função. E, depois do procedimento, para que o look não fique artificial, deposite um pouco de óleo anti-frizz nas mãos e amasse bem as pontas de baixo para cima para desfazer o aspecto enrijecido deixado pelo creme. 

Truque do coque forma ondulações despojadas sem fonte de calor

Quer modelar o cabelo ondulado sem precisar usar o difusor? Também tem solução! A fitagem caprichada com o creme de pentear certo, por si só, já ajuda a garantir esse efeito - embora não fixe as ondas tão bem sem a ajuda do aparelho. No entanto, para quem busca praticidade, o truque do coque duplo é a melhor opção. 

Para fazê-lo, é bem simples:

1 - Depois de lavar o cabelo, aplique o mesmo creme de pentear indicado para a fitagem com difusor - que tenha textura leve e ajude a ativar os cachos ao mesmo tempo;

2 - Deixe os fios secando naturalmente. Quando eles estiverem de úmidos para secos, divida-os ao meio e enrole as mechas de cada lateral para fazer dois coques, como se fosse usar um double bun;

3 - Prenda os coques com a ajuda de grampinhos e mantenha o penteado até que as madeixas estejam totalmente secas;

4 - Feito isso, desfaça o coque duplo e passe os dedos entre a raiz para valorizar o volume. O resultado será um ondulado sutil e despojado, digno de passarelas!

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema