Beleza Extraordinária

Cabelo oleoso na raiz e ressecado nas pontas: como equilibrar os cuidados com esse tipo de fio?

  • Quer saber como cuidar do cabelo oleoso na raiz e seco nas pontas? Descubra os segredos para equilibrar o tratamento aqui! (Foto: Instagram @jetamoure)
Tela cheia
Previous Next
Quer saber como cuidar do cabelo oleoso na raiz e seco nas pontas? Descubra os segredos para equilibrar o tratamento aqui! (Foto: Instagram @jetamoure)

Cuidar do cabelo oleoso na raiz e ressecado nas pontas pode parecer um grande desafio em um primeiro momento. A verdade é que os cabelos mistos precisam de um pouco mais de atenção no dia a dia para equilibrar os cuidados e garantir que a fibra se mantenha saudável por completo, evitando excessos que possam pesar para qualquer um dos lados.

De forma geral, é possível criar uma harmonia entre os cuidados concentrando a higienização na raiz e o tratamento nas pontinhas. Para te ajudar a entender quais produtos escolher, preparamos uma matéria recheada de dicas incríveis. Quer conferir todos os detalhes de como montar cuidar dos cabelos mistos? Então, vem com a gente!

Cabelo oleoso na raiz e ressecado nas pontas é característica dos fios ondulados

O cabelo ondulado natural é um dos tipos de fio em que é mais comum encontrar excesso de oleosidade na raiz e ressecamento nas pontas. Isso se deve, principalmente, ao seu formato levemente anelado, que forma uma espécie de barreira que dificulta que o óleo produzido pelo couro cabeludo consiga alcançar as pontas e fique concentrado na raiz.

Além disso, existem outros fatores como mudanças climáticas, excesso de químicas e uso frequente de secador e chapinha, que também podem causar esse desequilíbrio e fazer com que o cabelo ondulado apresente essa diferença entre o topo da cabeça e o comprimento..

Shampoo específico para regular oleosidade é o segredo para cuidar do cabelo oleoso na raiz

O primeiro passo para cuidar dos cabelos mistos é escolher um shampoo próprio para controlar a oleosidade na raiz. As fórmulas voltadas para cabelo oleoso são ótimas pedidas para manter a produção de sebo sob controle, mas as novas tecnologias cosméticas já permitiram o surgimento de produtos específicos para fios mistos que podem facilitar - e muito! - a sua rotina.

Na hora da limpeza, a dica é evitar ligar o chuveiro muito quente, porque as altas temperaturas podem causar um efeito rebote e agravar a aparência oleosa na raiz. E lembre-se: concentre a aplicação do shampoo no couro cabeludo, ok? As pontinhas vão ser tratadas pelo condicionador na etapa seguinte.

Condicionador para cabelos mistos: aplique do comprimento para baixo!

Para cuidar do cabelo ressecado nas pontas, o ideal é apostar em um condicionador com textura hidratante e ingredientes emolientes para recuperar a maciez e o brilho. Ele deve ser aplicado da linha da orelha para baixo, evitando o contato com o couro cabeludo para não agravar a produção de óleo. Apostar em produtos desenvolvidos com foco em combater o ressecamento é uma ótima forma de proporcionar hidratação para cabelo ressecado, garantindo que as áreas mais secas do cabelo misto consigam reter água suficiente para se manterem saudáveis.

As máscaras capilares ajudam a hidratar o cabelo ressecado nas pontas

Cabelo ressecado: o que fazer?” É uma das dúvidas mais comuns entre as mulheres que percebem a falta de hidratação no comprimento e pontas dos fios. Além de tomar os cuidados adequados para limpar e hidratar os fios no banho, também vale a pena apostar em tratamentos intensivos para oferecer aos fios uma dose extra de maciez e maleabilidade.

A hidratação pode ser feita algumas vezes por semana com uma máscara capilar, que conta com ativos mais concentrados e tem ação potente. Vale buscar por fórmulas que ofereçam ingredientes que potencializam o toque sedoso e a retenção de água, como os óleos vegetais. Nesse momento, fique atenta e aplique as máscaras concentradas apenas no comprimento dos fios, evitando o contato com a raiz oleosa.  

A finalização correta faz toda diferença para equilibrar cabelos mistos

Para finalizar o passo a passo de cuidados com os fios oleosos na raiz e ressecados nas pontas, uma boa pedida é apostar em um creme para cabelo ressecado que vai ajudar a desatar todos os nós sem correr o risco de quebrar e causar danos às pontas. Já o óleo para cabelo ressecado pode ser aplicado diretamente nas pontinhas para mantê-las hidratadas, macias e livres do aspecto palha.

Redação: Maria Antônia Rocha

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação