Beleza Extraordinária

Cabelo oleoso: 6 dicas para manter os fios limpos por mais tempo

  • Como tirar oleosidade do cabelo e fazer a limpeza durar mais tempo: confira todas as dicas aqui! (Foto: Instagram @sabinasocol)
Tela cheia
Previous Next
Como tirar oleosidade do cabelo e fazer a limpeza durar mais tempo: confira todas as dicas aqui! (Foto: Instagram @sabinasocol)

Quem tem o cabelo oleoso sabe que manter os fios limpos e livres do aspecto pegajoso e pesado pode ser um desafio. No dia seguinte à lavagem, muitas mulheres já começam a notar a oleosidade se acumulando novamente na raiz. Para evitar que isso aconteça e manter o cabelo limpo, soltinho e com volume na medida certa, vale a pena seguir algumas dicas para melhorar a limpeza durante o banho.

Escolher um bom shampoo para cabelo oleoso e aplicar a quantidade certa de cada produto são hábitos que fazem toda a diferença no dia a dia. Além de garantir fios mais saudáveis, os truques também são importantes para evitar o efeito rebote, que acontece quando o excesso de lavagens obriga o couro cabeludo a produzir mais oleosidade para compensar. Quer saber mais? É só conferir a matéria que preparamos para você!

1. Escolha os produtos certos: shampoo para cabelos oleosos é aposta certeira

O primeiro passo para saber como tirar oleosidade do cabelo e mantê-lo limpo por mais tempo é investir em um shampoo próprio para esse tipo de fio. O mais indicado pelos experts é apostar em fórmulas transparentes, já que elas contam com menos ingredientes gordurosos do que aquelas que tem textura perolada.

Vale a pena buscar por ingredientes com ação detox e refrescante, como a essência verde e a essência de alga azul, que ajudam a controlar a produção de oleosidade e deixam os fios mais leves.

2. A alimentação ajuda a controlar a oleosidade no cabelo

A saúde do couro cabeludo começa de dentro para fora. É por isso que muitos dos alimentos que ingerimos tem o poder de agravar ou diminuir a produção de sebo, tanto na pele quanto no cabelo. Por isso, a dica é conversar com um nutricionista para montar um cardápio balanceado, ok?

Reduzir o consumo de alimentos gordurosos e apostar em frutas e vegetais na sua dieta pode ajudar muito a reduzir o sebo do cabelo oleoso e fazer a limpeza durar mais tempo.

3. Use condicionador só nas pontas do cabelo oleoso

Mesmo que seu cabelo seja bem oleoso, o condicionador ainda é indispensável para recuperar a maciez e selar as cutículas. Para não errar, a dica de ouro é apostar em um condicionador com foco em cabelos oleosos, que vai proporcionar brilho e facilitar o desembaraço sem pesar.

Para evitar que os fios fiquem com aquela sensação gordurosa, use o creme apenas nas pontas, viu? Aplicar condicionador na raiz faz com que o cabelo fique oleoso mais rápido, então a recomendação é distribuir o creme da altura da orelha para baixo.

4. Como tirar oleosidade do cabelo: aposte em shampoo purificante

Ter um shampoo para cabelo oleoso com ação purificante em casa pode te ajudar muito a controlar a oleosidade. A fórmula de limpeza profunda consegue agir intensamente e retirar todo o excesso de sebo, deixando o cabelo soltinho e macio.

Mas não exagere! Usar o produto semanalmente é suficiente para prolongar a limpeza sem provocar o efeito rebote. Busque por opções com chá verde entre seus ingredientes: o ativo tem propriedades purificantes para os fios e raiz.

5. Evite lavar o cabelo oleoso com água quente

Se você está tentando controlar o sebo nos cabelos oleosos e deixá-lo limpo por mais tempo, evite lavar a cabeça com água quente. Ao invés disso, dê preferência ao jato morno ou frio. Isso porque as altas temperaturas abrem demais as cutículas e estimulam as glândulas sebáceas a produzir ainda mais óleo.

Outra dica importante é evitar a limpeza excessiva. Por mais que esse conselho seja difícil para quem já está acostumada com lavagens diárias, esse hábito pode prevenir o efeito rebote. Quanto mais você higieniza os fios e tira a oleosidade da raiz, o corpo entende que precisa produzir mais sebo para compensar. Por isso, experimente lavar o cabelo oleoso dia sim, dia não, ok?

6. A quantidade de shampoo faz diferença para controlar a oleosidade

Assim como escolher um bom shampoo paracabelos oleosos, a quantidade de produto usada durante a limpeza também influencia no controle de oleosidade. O ideal é não usar muito shampoo para não pesar na raiz.

Uma quantidade equivalente a uma moeda já é o suficiente para retirar todas as impurezas e deixar os fios limpos por tempo prolongado. Experimente fazer uma lavagem dupla para potencializar ainda mais a ação do shampoo e deixar o cabelo soltinho e super limpo.

Redação: Maria Antônia Rocha

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação