Beleza Extraordinária

Cabelo masculino seco: confira 4 passos para tratar os fios e manter a hidratação em dia!

  • Saiba o que é preciso fazer para eliminar o ressecamento do cabelo masculino! (Foto: Instagram @fracrox)
  • Investir em hidratações de banho é indispensável para exibir fios macios (Foto: Shutterstock)
  • Depois de lavar, hidratar e condicionar os fios, também vale aplicar um pouco de creme de pentear para modelar e manter a hidratação
Tela cheia
Previous Next
Saiba o que é preciso fazer para eliminar o ressecamento do cabelo masculino! (Foto: Instagram @fracrox)
  • Saiba o que é preciso fazer para eliminar o ressecamento do cabelo masculino! (Foto: Instagram @fracrox)
  • Investir em hidratações de banho é indispensável para exibir fios macios (Foto: Shutterstock)
  • Depois de lavar, hidratar e condicionar os fios, também vale aplicar um pouco de creme de pentear para modelar e manter a hidratação

Para os homens que se importam com a aparência do cabelo, lidar com o ressecamento é um dos maiores problemas. Causado pela falta de hidratação, agressões externas - como sol, vento e poluição - e uso de fontes de calor ou química, esse aspecto seco compromete o brilho e a maciez de qualquer tipo de fio. No entanto, a boa notícia para o público masculino é que dá para recorrer a cuidados e produtos específicos para exibir um cabelo bonito e saudável novamente. Confira 4 passos que vão te ajudar! 

Passo 1: faça pré-poo para proteger o cabelo antes da lavagem

Por ter componentes limpantes em sua fórmula, o shampoo pode acabar piorando o ressecamento do cabelo se for aplicado sem alguns cuidados. Por isso, além de priorizar produtos com fórmulas mais leves, a dica para garantir uma proteção extra é apostar no pré-poo antes da lavagem

Para fazer essa técnica é bem simples: basta aplicar um pouco de óleo, condicionador, máscara ou creme de pentear antes de higienizar os fios, enxaguando bem no final para que não fique nenhum resíduo. Dessa forma, o cabelo fica protegido por uma espécie de película que fará com que o shampoo não comprometa a oleosidade natural quando for aplicado. 

Passo 2: invista em hidratações de banho 

Depois de fazer o pré-poo e aplicar o shampoo, outro cuidado importante para eliminar o ressecamento é caprichar nas hidratações! Como o aspecto seco é causado pela perda de umidade, é indispensável repor toda a água que a fibra capilar precisa para exibir um aspecto bonito e saudável novamente. 

Para a alegria de quem não quer perder muito tempo com os cuidados, existem máscaras perfeitas para o banho, que garantem um bom resultado em apenas alguns minutos. Porém, como os cabelo masculinos mais curtos tendem a ficar pesados com facilidade, é preciso ter os seguintes cuidados: escolher cremes com fórmula leve, que hidratam sem pesar; tentar evitar a raiz; não pesar a mão na quantidade; e, mais uma vez, enxaguar bem para que não fique nenhum resíduo. 

Passo 3: sele as cutículas com condicionador para reter a hidratação

Ignorar o condicionador é um dos motivos que pode causar ressecamento nos fios. Muitos homens acham que o produto é apenas um cuidado extra das mulheres - quando, na verdade, ele é indispensável para fechar as cutículas que foram abertas pelo shampoo e reter a hidratação na fibra capilar. 

Nos dias de lavagem sem tratamento, o produto deve ser aplicado logo após o shampoo; já nas que são acompanhadas de hidratação, o correto é aplicá-lo logo após a máscara para que os nutrientes permaneçam no cabelo. Para que os fios não fiquem pesados, a regra é a mesma: não exagerar na quantidade, evitar a raiz e enxaguar por completo - de preferência, com água fria. 

Passo 4: finalize com um creme de pentear

Além de ajudar a modelar os fios, o creme de pentear é indispensável para manter a hidratação por mais tempo. Por isso, depois de lavar, hidratar e condicionar o cabelo, vale aplicar um pouco do produto! 

As versões com fórmula mais leve são as mais indicadas para o público masculino por não deixarem o cabelo com aspecto ensebado e sem movimento - mas, ainda assim, a regra do "menos é mais" continua válida na hora da aplicação. 

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais