Não é de hoje que o loiro é a coloração queridinha entre as brasileiras. Do platinado às versões com luzes mel, ele é um dos tons mais pedidos nos salões de cabeleireiro e é perfeito para quem quer exibir um visual mais iluminado. O ondulado, por sua vez, ganhou destaque absoluto com o boom da tendência messy - seja em sua forma natural ou com a ajuda de texturizações.
Se a dupla é sucesso, que tal unir tudo para conseguir um look incrível? Confira dicas e inspire-se com a galeria!
Do loiro acinzentado ao superiluminado: não faltam opções de tons para clarear os cabelos
Na hora de apostar no loiro - uma das paixões nacionais quando o assunto é coloração - não faltam opções para diferentes gostos! Para as que preferem um estilo mais sóbrio, por exemplo, a dica é apostar nas versões mais frias, com fundo acinzentado; já para aquelas que estão procurando um visual superiluminado, o segredo é se jogar nas nuances puxadas para o dourado.
E para as morenas que têm medo de radicalizar e querem começar a investir na cor aos poucos, o truque é deixar a coloração uniforme para depois e puxar algumas mechas ao longo do comprimento para dar uma clareada nas madeixas, sem precisar dar um adeus definitivo ao castanho.
A técnica conhecida como splashlights, que reproduz um facho de luz loiro nos cabelos, e o hair strobing, que faz uma espécie de contorno nos fios com o tom mais claro, estão entre as tendências do momento; mas as luzes tradicionais e a já conhecida balaiagem também continuam em alta! Para saber mais sobre essas e outras opções de mechas, é só conferir essa matéria aqui!
Cabelo precisa de cuidados específicos para que continue bonito e saudável
Além de escolher uma coloração de qualidade, que ajude a hidratar os fios enquanto altera o tom, é muito importante seguir uma rotina de cuidados intensa para que a fibra capilar continue forte e saudável - principalmente se o cabelo natural é escuro e foi necessário passar por descoloração para ficar loira. Veja o que fazer!
Cronograma capilar:
Por organizar hidratação, nutrição e reconstrução ao longo da semana durante o período de um mês, essa rotina de tratamento devolve todos os nutrientes que a fibra capilar perdeu e faz com que os fios descoloridos ganhem vida novamente. A técnica é importante para qualquer tipo de cabelo, mas faz ainda mais diferença naqueles que acabaram de passar por coloração/descoloração.
Uso de produtos com filtro solar: Como os raios solares, fontes de calor e demais agressões do dia a dia - como vento e poluição - podem comprometer o loiro, é indispensável apostar em finalizadores que tenham filtro solar na fórmula. Criando uma película protetora ao redor do cabelo, eles impedem que o tom desbote ou amarele com o passar do tempo.
Retoque em dia: Se você decidiu mesmo aderir ao loiro, mantenha a rotina de retoques em dia para que o look fique sempre impecável. Se quiser um tempo maior entre um procedimento e outro sem comprometer o visual, aposte na raiz esfumada - como é explicado detalhadamente nessa matéria aqui.
Cremes de textura leve são os mais indicados para realçar as ondas sem pesar
Por se tratar de uma nuance clara, o loiro ajuda a valorizar ainda mais a textura dos cabelos ondulados - também conhecidos como Tipo 2 na nomenclatura dos cachos. Mas, mesmo com esse detalhe extra, é importante apostar na finalização certa para que as ondas ao longo do comprimento ganhem o devido destaque.
Para conseguir mais definição e aumentar as chances de um day after impecável, a dica é fazer uma fitagem bem detalhada com um creme de textura leve. A escolha do produto faz toda a diferença, já que os mais consistentes e oleosos podem deixar os fios pesados e sem movimento - e é claro que você não quer isso para o seu loiro, não é mesmo?
Tem cabelo liso? Aposte em texturizações com babyliss ou leave-in para conseguir o look
O ondulado faz tanto sucesso que várias mulheres com cabelos lisos passaram a sonhar com mais ondas e volume no comprimento. Para essas, a boa notícia é que dá para conseguir o efeito com a ajuda do babyliss ou através de um truque com leave-in e coque frouxo.
Para quem prefere a primeira opção, a dica é não esquecer de um protetor térmico antes de começar a usar o aparelho e abrir bem os cachos depois de prontos para que eles fiquem menos certinhos e ganhem um efeito mais natural. Já para as que querem fugir das fontes de calor, o segredo é aplicar creme de pentear por todo o comprimento e prender os fios ainda úmidos em um coque na altura da nuca até que estejam completamente secos.
Redação: Nívia Passos