Beleza Extraordinária

Cabelo liso quebrado: como tratar os fios e evitar as pontas duplas

  • Veja como você pode combater a quebra e as pontas duplas em fios lisos (Foto: Instagram @alicetrewinnard)
Tela cheia
Previous Next
Veja como você pode combater a quebra e as pontas duplas em fios lisos (Foto: Instagram @alicetrewinnard)

Quem tem cabelo liso sabe que um dos principais objetivos a serem alcançados com os diferentes tratamentos para as madeixas é o alinhamento perfeito dos fios. Mas mesmo que essa seja a expectativa natural para os fios retos, cabelo liso quebrado é algo mais comum do que muita gente imagina. Por isso, os cuidados para resolver e prevenir o problema precisam ser constantes, tanto no cabelo alisado quanto no natural: confira, aqui embaixo, como você pode tratar os fios e evitar as pontas duplas no cabelo liso!

Recupere o cabelo liso quebrado com a reconstrução capilar

Quando você já está com os fios danificados a ponto de identificar a quebra e as pontas duplas, uma das principais formas de recuperar é através da reconstrução capilar. Essa etapa do cronograma é responsável pela reposição de queratina dos fios, algo que deixa os cabelos mais saudáveis e fortes, resolvendo o problema da quebra. Ela também sela as cutículas dos cabelos, impedindo o ressecamento em excesso e as pontas duplas. O ideal é repetir o processo de duas em duas semanas, mas se o nível de dano dos fios for alto, você pode fazer uma vez por semana até a recuperação.

A hidratação também é importante para que os fios se mantenham alinhados

Tanto a quebra quanto as pontas duplas começam com o mesmo problema: o ressecamento dos fios. Por isso, além de adicionar a reconstrução capilar regularmente à sua rotina, não deixe de fazer hidratações sempre que possível — principalmente se seus fios forem alisados. A reposição de água ajuda a evitar o frizz, o ressecamento e junto da queratina, impede que os problemas se desenvolvam. Outra vantagem de investir nas duas etapas de cuidados é que, com a selagem de cutículas da reconstrução, o efeito de cabelos alinhados da hidratação dura por mais tempo.

Cuide bastante das pontas do cabelo liso para evitar a quebra

Além dos cuidados aplicados em todos os fios, para evitar as pontas duplas, elas também precisam de cuidados específicos no dia a dia. Uma forma de fazer isso é com o processo de pré shampoo, em que você aplica um óleo nutritivo nas pontas antes da lavagem. Basta deixar agir por uns 15 minutos e, depois, lavar normalmente com shampoo e condicionador. O cuidado também pode se repetir depois da lavagem: basta aplicar uma quantidade pequena do mesmo produto com os fios já secos, para aumentar a proteção da região mais frágil do cabelo.

Diminua a exposição dos fios às temperaturas altas por um tempo

Para recuperar um cabelo liso quebrado, evitar expor os fios a temperaturas altas é uma das primeiras coisas a se fazer. Isso vale para ferramentas de calor, como secador, chapinha e babyliss, para a água quente do chuveiro e, até mesmo, para o sol (principalmente durante períodos de longa exposição, como acontece nas férias). No caso das ferramentas de calor, aplique sempre um protetor térmico antes do uso, quando ele não puder ser evitado. Para o chuveiro, o ideal é lavar os fios em água morna. Já para a exposição ao sol, tente usar um coque para proteger as pontas ou aplicar algum produto com fator de proteção solar antes de aproveitar o dia de sol.

Redação: Ariel Cristina Borges

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais