Beleza Extraordinária

Cabelo elástico tem solução? Tratamentos para recuperar a saúde dos fios danificados

  •  Veja como recuperar o cabelo elástico com tratamentos caseiros (Foto: Instagram @kristin_ess)
Tela cheia
Previous Next
Veja como recuperar o cabelo elástico com tratamentos caseiros (Foto: Instagram @kristin_ess)

O cabelo elástico e quebradiço pelo acúmulo de químicas tem jeito, sim! Apesar do "efeito chiclete" ser pra lá de incômodo, a boa notícia é que o tratamento caseiro com reconstrução, nutrição e hidratação dentro do cronograma capilar vai ajudar restaurar a saúde das madeixas.

Junto com esses cuidados, vale a dica: suspenda os procedimentos de coloração ou escova progressiva por agora e dê uma pausa por um tempo no uso do secador/chapinha. O foco agora é na recuperação dos cabelos danificados! Veja as dicas e saiba como fazer.

Reconstrução capilar é o melhor tratamento para o cabelo elástico

Na hora de distribuir os tratamentos caseiros no seu cronograma capilar, lembre-se de dar atenção especial para a reconstrução! Ela deve ser feita sempre depois da hidratação ou nutrição, mas com mais frequência, justamente para que você possa recuperar o cabelo emborrachado.

Qual máscara usar: para essa tarefa, aposte em uma máscara reconstrutora potente, de preferência que seja específica para cabelos com química. É interessante procurar por fórmulas que tenham pro-queratina e bioceramidas, ótimas para reparar e restaurar a fibra capilar.

Frequência ideal: é mais indicado fazer reconstruções caseiras de 15 em 15 dias - ou em casos muito extremos, 1x na semana. Mas muito cuidado, viu? A sobrecarga de queratina e reconstruções pode fragilizar as madeixas. 

Hidratação caseira ajuda a deixar os fios mais maleáveis novamente 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por ANARA by ANA LERIDA (@anarabyanalerida) em

A hidratação não pode ficar de fora dos cuidados caseiros com o cabelo elástico, e deve ser feita para repor a água que os fios perderam durante os procedimentos de coloração e/ou química alisadora. Esse tratamento, em específico, é o responsável por devolver o movimento natural das madeixas.

Qual máscara usar: é importante procurar produtos que tenham efeito ultra-hidratante, mas uma fórmula leve para não pesar demais o visual com oleosidade extra. Procure por máscaras com extrato de algas marinhas e/ou pantenol, são as mais indicadas.

Frequência ideal: o recomendado é fazer hidratações caseiras 1 a 2 vezes na semana, sempre intercalando com as nutrições e reconstruções.

Nutrições são as responsáveis por devolver o brilho aos cabelos elásticos 

Para tirar o aspecto de cabelo seco e sem vida dos fios elásticos, a nutrição é a melhor aliada! A ideia é que esse tratamento devolva os lipídios para a fibra capilar, fazendo com que o visual fique mais leve e brilhoso, recuperando a vitalidade do fio.

Qual máscara usar: as fórmulas a base de óleo de côco ou óleo de flores preciosas ajudam a fazer uma espécie de umectação intensa nos fios, trazendo a nutrição na medida certa para que eles fiquem macios e brilhantes de novo.

Frequência ideal: também deve ser feita de 1 a 2 vezes na semana, assim como a hidratação, sempre intercalando com as hidratações e reconstruções.

Redação: Raquel Carletto

ver mais : Dicas de cabelos
Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema