Beleza Extraordinária

Cabelo crespo demora mais a crescer?

  • As donas de cabelos crespos podem ter a impressão de que os fios não crescem. O que ocorre na verdade é que o formato das madeixas "encolhe" os fios e não revela sua real extensão
Tela cheia
Previous Next
As donas de cabelos crespos podem ter a impressão de que os fios não crescem. O que ocorre na verdade é que o formato das madeixas "encolhe" os fios e não revela sua real extensão

Os cabelos crescem em média um centímetro por mês, mas enquanto essa diferença é facilmente notada nos fios lisos, para as donas de madeixas crespas e cacheadas, o corte e formato do cacho podem fazer uma diferença enorme entre o tamanho das madeixas secas e molhadas, que chegam a"perder" até 75% do volume real dos fios depois de finalizá-lo. A estrutura do cabelo crespo contribui para essa ilusão da falta de crescimento a partir da raiz, que tem os folículos paralelos, ovais e achatados, e que faz o fio nascer fino e torcido e em formato diferente: "diferente dos lisos, o crespo nasce para cima e forma enroladinhos que, quando puxados, dão o verdadeiro tamanho do cabelo. São centímetros que só podem ser notados com a ajuda de algumas técnicas", contou a cabeleireira especializada em fios afro, Eliane Henrique.

Relaxamento ajuda a mostrar a extensão dos cabelos

Eliane indica o relaxamento para destacar o tamanho das madeixas. Segundo a cabeleireira, o procedimento deve ser feito principalmente por quem tem o cabelo muito grosso, com cachos pequenos e sem definição, porque oferece caracóis desenhados e com volume controlado. O relaxamento é uma química, como a coloração e o alisamento, e usa hidróxido de sódio para mudar o formato dos fios, deixando-os mais soltos e com a extensão em evidência.

Cortar o cabelo pode fazer a diferença para quem tem madeixas crespas

Abrir mão do comprimento é difícil para quem tem fios afro, mas é importante para conseguir cabelos bonitos e que destaquem os cachos. "Recomendamos que mulheres de fios crespos não usem os cortes desconectados porque dependendo de como o fio for modelado pode parecer desarrumado. O único corte que não é recomendado para o crespo é a franja muito curta", ensinou Zica Assis, sócia-fundadora do Beleza Natural.

A especialista em fios cacheados e crespos alerta que é importante cortar as madeixas no mínimo a cada dois meses, mesmo que seja somente para aparar as pontas: "os cabelos devem ser cortados regularmente, pois com o tempo as pontas se desgastam, deixando os cabelos com a aparência prejudicada. Renovar o corte de dois em dois meses é fundamental. O corte não faz com que ele cresça mais rápido ou que se fortaleça. Isso não é verdade. Os cabelos crescem da raiz e não das pontas. Cortá-los apenas melhora seu visual, fortalecendo-os", contou Zica.

Finalizador ajuda a destacar volume do fios

O formato dos cabelos crespos não deixam a oleosidade natural do couro cabeludo chegar até as pontas, deixando o aspecto do fio espigado. Para modelar os fios e ainda ajudar na hidratação, o ideal para quem tem cabelos crespos é investir em modeladores mais oleosos, como óleo e pomada, que além de finalizar as madeixas, trazem mais nutrição à fibra capilar.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais