Beleza Extraordinária

Cabelo crespo: como tratar o ressecamento natural dos fios 4a, 4b e 4c? Veja as dicas caseiras!

  • Veja as dicas para tirar o ressecamento do cabelo crespo e deixá-lo com aspecto saudável (Foto: Instagram @simplycyn)
  • O cabelo crespo ressecado pode ser combatido com o tratamento certo! Veja as dicas na matéria (Foto: Instagram @alannanicolex)
  • A umectação é uma boa saída para combater o ressecamento nos cabelos crespos (Foto: Instagram @chiziduru)
Tela cheia
Previous Next
Veja as dicas para tirar o ressecamento do cabelo crespo e deixá-lo com aspecto saudável (Foto: Instagram @simplycyn)
  • Veja as dicas para tirar o ressecamento do cabelo crespo e deixá-lo com aspecto saudável (Foto: Instagram @simplycyn)
  • O cabelo crespo ressecado pode ser combatido com o tratamento certo! Veja as dicas na matéria (Foto: Instagram @alannanicolex)
  • A umectação é uma boa saída para combater o ressecamento nos cabelos crespos (Foto: Instagram @chiziduru)

O ressecamento do cabelo crespo não é novidade para quem tem os fios tipo 4a, 4b ou 4c. Por causa do formato bem espiralado das madeixas, o que acontece é que a oleosidade natural da raiz acaba não chegando nas pontas, deixando o visual opaco e quebradiço - mas, por sorte, esse problema tem solução!

Quer ter um crespo hidratado e cheio de brilho? Então, tudo que você precisa fazer é investir em tratamentos como a hidratação caseira e umectação, dar uma atenção especial aos produtos usados na lavagem e redobrar a atenção com alguns pontos da rotina. Continue lendo a matéria e anote as dicas! 

Shampoos e condicionadores cremosos são indicados para os cabelos crespos

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Lesley (@freshlengths) em

O primeiro ponto de atenção com o cabelo crespo deve começar na lavagem: sabia que é sempre melhor optar pelos tipos de shampoos e condicionadores cremosos ou perolados? Esse tipo de fórmula um pouquinho mais densa e hidratante é perfeita para evitar o ressecamento e manter o fio com aspecto saudável.

Importante: de qualquer forma, muito cuidado no passo a passo da lavagem para não pesar os fios! Na hora de aplicar o shampoo, por exemplo, coloque o produto direto no couro cabeludo e não no comprimento. Depois, não se esqueça de enxaguar bastante o condicionador ou máscara. 

Hidratação é a maior aliada para combater cabelos crespos e ressecados

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por L'Oréal Paris Brasil (@belezaextraordinaria) em

A hidratação caseira é fundamental para fugir do cabelo crespo ressecado, mas para isso é importante escolher máscaras bem nutritivas. Dê preferência para fórmulas que contenham óleo, como o óleo de coco ou de flores preciosas, e intercale a frequência segundo o seu cronograma capilar.

Outra dica para turbinar ainda mais o processo é fazer a misturinha caseira: aplique algumas gotinhas do Óleo Extraordinário na palma da mão e misture ele à quantidade de creme que será usada nos cabelos. Isso vai ajudar a potencializar a nutrição nos fios e dar muito mais maciez às madeixas.

Aposte na umectação capilar para devolver o brilho e maciez ao fio crespo

Junto com a hidratação caseira, outra grande aliada de beleza para as crespas é a umectação capilar. Como o ressecamento precisa ser resolvido com nutrição, o passo a passo usando óleo capilar é perfeito para solucionar a questão de uma vez!

Você pode escolher entre a umectação noturna - aplicando o óleo em todo o cabelo antes de dormir e deixando agindo nos fios até a lavagem no dia seguinte -, ou o pré-poo - aplicando o óleo em todas as mechas antes do banho, deixando que o produto aja cerca de 30 minutos no visual.

Cuidados extras para manter os cabelos 4a, 4b e 4c longe do ressecamento

Tela cheia
Previous Next
Veja algumas dicas da Cris Oliveira para manter o cabelo crespo e cacheado sempre impecável e longe do ressecamento (Vídeo: Youtube/ lorealparisbrasil)

Apesar do ressecamento ser uma característica natural aos cabelos crespos, vale destacar que alguns agentes externos podem potencializar esse problema - por isso, é preciso tomar cuidados extras na rotina:

Evite banhos muito quentes, eles podem prejudicar a oleosidade natural no couro cabeludo e mechas;

Tente espaçar o uso de ferramentas de calor, como babyliss, chapinha e secador. O calor deles também pode deixar a aparência do fio menos brilhosa;

Proteja sempre os fios com óleo capilar antes do banho de mar e piscina, esses agentes tendem a sensibilizar os cachos.


Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema