Beleza Extraordinária

Cabelo com raiz oleosa e ponta seca deve ser lavado com água fria? Veja a opinião de uma profissional!

  • Água fria faz realmente bem para os cabelos mistos? Confira!
Tela cheia
Previous Next
Água fria faz realmente bem para os cabelos mistos? Confira!

Quem tem raiz oleosa e ponta seca - o famoso "cabelo misto" - vive em busca de soluções para higienizar e cuidar dos fios sem prejudicar nenhum dos lados. Dentre tantas medidas, uma muito indicada é lavar as madeixas com água fria para conseguir, ao mesmo tempo, amenizar o ressecamento, selar as cutículas e impedir a produção excessiva de oleosidade. Mas será que isso dá mesmo resultado? Confira a opinião da cabeleireira Lu Carrilho!

Água fria é a opção ideal para a saúde do cabelo 

Quem tem cabelo misto sempre sofre com o seguinte dilema: usar um produto muito hidratante para resolver o ressecamento e piorar a raiz oleosa ou ao contrário? Como nenhuma das opções é a ideal - já que um dos lados acabará mesmo prejudicado -, as donas desse tipo de fio vivem em busca de alternativas para conseguir aliar o melhor dos dois mundos. Nessas horas, as propriedades benéficas da água fria aparecem como uma luz no fim do túnel para solucionar o problema - e, de acordo com a cabeleireira Lu Carrilho, ela realmente dá resultados: "a água fria não chega a ser uma solução, mas certamente não ajuda a piorar a situação uma vez que não vai inchar as cutículas do cabelo e ainda vai conferir mais brilho, saúde e beleza", explica a especialista.

Em relação à água quente - que, além de agredir a queratina e piorar o ressecamento,  ainda aumenta a produção de sebo - ela também acrescenta o seguinte: "a água quente incha os fios e mantém as cutículas abertas, o que, definitivamente, não é bom para a fibra capilar. Quando as cutículas estão abertas, você até perde benefícios adquiridos em um tratamento feito anteriormente, por exemplo", completa. 

Produtos específicos e 'pré-poo' são bons aliados para os cabelos mistos 

Para não ter que ficar revezando entre shampoos muito limpantes ou hidratantes na lavagem, a solução ideal para não prejudicar as madeixas mistas é usar produtos específicos e que contenham propriedades benéficas para as duas características do cabelo. Além disso, para ajudar a tratar as pontas ressecadas, Lu Carrilho também recomenda recorrer à técnica conhecida como "pré-poo", que consiste em criar uma película protetora com creme, óleo ou condicionador para impedir que a oleosidade natural das pontas, que já costuma ser mais baixa, vá embora na hora da limpeza. "Uma dica interessante é usar o pré-poo nas partes mais danificadas/ressecadas, deixar agir por algumas horas e, então, prosseguir com a lavagem com água fria", esclarece a cabeleireira. 

Água fria na última ducha já garante bons resultados

E nos dias de frio, como fazer para não acabar prejudicando o cabelo com o jato quente? Simples: use a água fria, pelo menos, na última ducha! Segundo Lu Carrilho, a medida é eficaz e já garante bons resultados: "você não precisa tomar banho de água fria. Faça as coisas separadamente.Tome seu banho quentinho, mas, na hora de enxaguar o cabelo, diminua a temperatura da água de modo que ela fique entre morna/fria. Já é um bom começo", explica. 

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais