Beleza Extraordinária

Cabelo com progressiva no verão: veja 5 cuidados para manter os fios alisados bonitos na praia e piscina

  • Confira as dicas e saiba como cuidar do seu cabelo alisado durante os meses de verão
Tela cheia
Previous Next
Confira as dicas e saiba como cuidar do seu cabelo alisado durante os meses de verão

Na busca por cabelos superlisos e bem brilhosos, muitas mulheres recorrem aos alisamentos químicos para não precisar se preocupar em usar secador e chapinha no tempo mais quente. No entanto, o sol, o mar, o cloro e vários outros fatores podem acabar com o efeito liso e ainda prejudicar a saúde dos fios. Para o evitar, basta seguir alguns cuidados essenciais à risca. Confira as dicas!

1. Aposte nos cremes de pentear para manter a cutícula selada

Por ter ação de limpeza, o sal do mar abre a cutícula dos fios deixando-a com aspecto seco e promovendo a saída da química nos fios. Da mesma forma, o sol também resseca as mechas e para evitar o problema, o ideal é apostar nos cremes de pentear específico para o verão - optando principalmente pelos que contenham proteção contra os raios UV. Aplicado antes da praia ou do banho de piscina, o produto cria uma barreira protetora que deixa a cutícula selada, impedindo a química de sair dos fios. Depois do banho, vale reaplicar o creme, lembrando sempre de desembaraçar as mechas para que não fiquem marcadas.

2. Enxágue os fios com água doce imediatamente após o banho de mar ou piscina

Além do sal, que abre a cutícula, o cloro presente na água da piscina penetra a fibra capilar e acelera a remoção da química presente, além de também ressecar os fios. Por isso, vale sempre remover esses agentes do cabelo toda a vez que mergulhar, com a água doce dos chuveiros existentes no local.

3. Invista em um óleo com filtro solar específico para os cabelos

Outro cuidado fundamental para todos os tipos de cabelo é a fotoproteção. Além de serem prejudiciais à saúde da pele e dos fios, os raios solares também removem a película seladora da química alisante. Assim, procure um creme de pentear ou óleo capilar com FPS na sua fórmula, para diminuir os danos causados pela radiação ultravioleta. 

4. Duas a três vezes por semana, faça uma hidratação profunda

No verão, vale redobrar os cuidados com a hidratação dos fios e quem fez alisamento químico deve apostar em fazer um tratamento profundo de duas a três vezes por semana. Assim, os fios vão manter o efeito liso e brilhoso por mais tempo, além de ficarem mais protegidos contra as agressões externas. Quem sente os fios muito ressecados, pode até substituir o condicionador pela máscara durante os dias de praia, para turbinar a hidratação.

5 - Prenda os cabelos para evitar contato com suor

O suor corporal comum nos dias mais quentes do verão também pode ser um inimigo e tanto do cabelo com progressiva. O sal presente no suor também vai ajudar a ressecar os fios e abrir as cutículas, removendo o efeito do alisamento. Por isso, a dica na hora de curtir a praia e a piscina é apostar em penteados e acessórios que ajudem a manter o cabelo longe do suor do rosto, nuca e costas. 

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema