Beleza Extraordinária

Cabelo com baixa porosidade: como tratar o problema e recuperar a saúde dos fios

  • Aprenda a melhor maneira de cuidar do cabelo com baixa porosidade (Foto: Pixelformula)
  • O teste do copo d'água é a dica para descobrir se o cabelo está com baixa porosidade (Foto: Pixelformula)
  • A hidratação é o tratamento mais importante para tratar os fios com porosidade baixa (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Aprenda a melhor maneira de cuidar do cabelo com baixa porosidade (Foto: Pixelformula)
  • Aprenda a melhor maneira de cuidar do cabelo com baixa porosidade (Foto: Pixelformula)
  • O teste do copo d'água é a dica para descobrir se o cabelo está com baixa porosidade (Foto: Pixelformula)
  • A hidratação é o tratamento mais importante para tratar os fios com porosidade baixa (Foto: Pixelformula)

Você sabe o que é porosidade capilar? Alta, média ou baixa, ela nada mais é que a capacidade ou incapacidade que o cabelo tem de absorver nutrientes. Se você descobriu que ela está em um nível baixo, a segunda opção é o problema, já que as cutículas aparecem bem fechadas e impedem que a fibra capilar absorva toda a hidratação que precisa para ficar bonita e saudável. No entanto, a boa notícia é que, através de uma rotina de cuidados correta, é possível reverter esse quadro e fazer com que os componentes hidratantes consigam agir nos fios. Confira mais detalhes!

Teste rápido com copo d'água revela se o cabelo está com porosidade baixa

Um cabelo com porosidade baixa não é identificado com muita facilidade, porque, ao contrário dos altamente porosos, não apresenta excesso de ressecamento e frizz. Por estar com as cutículas bem fechadas, ele até pode ser reconhecido por algumas características - como a demora para secar e a falta de resultados positivos, mesmo depois de uma hidratação muito potente; no entanto, para ter certeza da situação das madeixas, o ideal é fazer o teste do copo d'água. 

Para fazê-lo, é bem simples: 

1 - Separe um copo d'água em temperatura ambiente e um fio de cabelo limpo, sem nenhum produto;

2 - Mergulhe o fio de cabelo no copo e aguarde 10 minutos;

3 - Passado esse tempo, observe o resultado: se ele ficar flutuando na água, significa que sua porosidade realmente está baixa! Agora, se ele ficar no meio ou no fundo, quer dizer que o nível de porosidade está normal ou alto, respectivamente - como foi explicado detalhadamente aqui

Água morna e shampoo anti-resíduos ajudam a abrir as cutículas do cabelo com porosidade baixa

 

Como já falado, se o seu cabelo estiver com porosidade baixa, é sinal de que os tratamentos não estão penetrando na fibra capilar por causa das cutículas bem fechadas. Por isso, depois de fazer o teste e identificar esse problema, a dica é tomar alguns cuidados específicos na hora da lavagem para que elas se abram com mais facilidade. 

O primeiro deles é em relação à temperatura do chuveiro: molhe o cabelo com água morna antes de começar a limpeza para que ela ajude a abrir as cutículas - lembrando sempre que as temperaturas muito quentes devem ser evitadas para que a fibra capilar não acabe danificada. Depois, aposte em um shampoo antirresíduos para fazer uma limpeza profunda, tirar todos os acúmulos de produtos e, principalmente, facilitar a abertura das cutículas. 

Hidratação é o cuidado mais importante para resolver a baixa porosidade

Ao contrário da recomendação dada para tratar um cabelo altamente poroso, as máscaras ricas em proteínas devem ser evitadas quando a porosidade está baixa para que as cutículas não fiquem ainda mais seladas - e, consequentemente, apresentem uma dificuldade ainda maior na absorção dos nutrientes. Sendo assim, se o seu fio boiar no copo depois do teste da água, a dica principal é deixar a reconstrução um pouco de lado e caprichar na rotina de hidratações!

Na hora de escolher as máscaras, prefira as que tenham componentes umectantes em sua fórmula - como a glicerina, por exemplo - por elas facilitarem a penetração da água na fibra capilar. Além disso, outra dica importante é tirar o excesso de umidade antes de aplicar o creme para que as madeixas absorvam melhor todos os nutrientes que precisam. 

Óleo e água fria selam a cutícula para preservar a hidratação no fio

No início da hidratação em um cabelo com porosidade baixa, o mais importante é conseguir abrir as cutículas para que os tratamentos penetrem no cabelo e mostrem resultado. No entanto, no final do procedimento, elas precisam ser seladas para que a hidratação permaneça na fibra capilar. 

Para fazer isso, um truque indispensável é fazer o último enxague com água fria - já que a temperatura mais baixa ajuda a selar as cutículas - e aplicar um pouco de óleo na finalização para guardar todos os nutrientes nas madeixas. 

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais