Beleza Extraordinária

Cabelo castanho desbota com facilidade? Como manter a cor brilhante por mais tempo

  •  Cabelos castanhos continuam em alta. Saiba o que fazer para impedir que os fios desbotem facilmente (Foto: Instagram @rona_mahal)
  •   Escuro, médio, claro ou avermelhado, o cabelo castanho é uma opção clássica para quem quer mudar  o tom dos fios sem ousar demais    (Foto: Instagram @sapir_avisror)
Tela cheia
Previous Next
Cabelos castanhos continuam em alta. Saiba o que fazer para impedir que os fios desbotem facilmente (Foto: Instagram @rona_mahal)
  •  Cabelos castanhos continuam em alta. Saiba o que fazer para impedir que os fios desbotem facilmente (Foto: Instagram @rona_mahal)
  •   Escuro, médio, claro ou avermelhado, o cabelo castanho é uma opção clássica para quem quer mudar  o tom dos fios sem ousar demais    (Foto: Instagram @sapir_avisror)

O cabelo castanho é a opção ideal para mulheres que querem mudar a cor dos fios sem radicalizar demais. Seja o, cabelo castanho claro, escuro, médio ou puxado para o chocolate, ele é clássico, favorece a todos os tons de pele e ainda tem a vantagem de não precisar do processo de descoloração para que seja alcançado. Mas, assim como acontece com as demais tintas, a cor de cabelo castanho também pode acabar desbotada com o passar do tempo, exibindo um tom avermelhado que nada tem a ver com a opção escolhida.

A boa notícia, no entanto, é que existem cuidados específicos que você pode tomar no dia a dia para deixar sua cor perfeita até o próximo retoque! Confira a matéria para saber o que fazer para preservar o efeito da tinta de cabelo castanho:

Aplique protetor térmico antes do secador e da chapinha no cabelo castanho

Quem usa muito secador, chapinha e babyliss pode acelerar o processo de desbotamento dos cabelos castanhos por deixar os fios em contato direto com o calor. Nesse caso, o ideal mesmo é diminuir ao máximo essa frequência, até pela saúde das madeixas - não importa se a sua opção foi o cabelo castanho escuro ou uma nuance mais clara.

Se você é do tipo que não consegue largar essas ferramentas na hora da finalização dos fios, tenha o cuidado de aplicar sempre um protetor térmico! Esse produto cria uma espécie de película que protege a fibra capilar e mantém a coloração em dia por mais tempo. Assim, você evita o processo que deixa o cabelo castanho com o aspecto avermelhado.

Finalizador com filtro solar é indispensável para evitar o cabelo castanho desbotado

Além das ferramentas de calor, você sabia que a exposição constante aos raios solares também pode acelerar o processo de desbotamento da tinta de cabelo castanho (e de qualquer outra coloração)? Por causa disso, a dica de ouro é apostar em um creme finalizador ou leave-in que tenha filtro solar em sua composição para garantir a proteção necessária!

Muitas pessoas apostam nesse produto apenas quando vão ficar expostas ao sol na praia ou piscina, mas o ideal é que esse tipo de finalizador faça parte da rotina para que as madeixas coloridas com qualquer um dos tons de cabelo castanho também fiquem devidamente protegidas no dia a dia.

Produtos específicos para cabelos coloridos também ajudam a manter o tom 

Quando o cabelo passa pelo processo de transformação de cor, é importante fazer uma mudança na prateleira e  passar a investir em produtos específicos para fios coloridos: sim, shampoos e máscaras além do finalizador com filtro solar e do protetor térmico. 

Eles têm a composição necessária para ajudar a manter os pigmentos que dão vida aos tons de castanho - seja ele claro, o cabelo castanho médio, escuro, um propositalmente avermelhado ou o cabelo castanho chocolate -  e protegem as madeixas contra três componentes da água do chuveiro que podem acelerar o processo de desbotamento: cloro, cobre e cálcio. 

Cabelo castanho desbotado: o que fazer para renovar a cor com tonalizante?

Juntamente com os cuidados básicos de manutenção do tom, quem deseja exibir os cabelos castanhos com cor, brilho e vida até o dia do próximo retoque também pode contar com a ajuda dos tonalizantes! Como a amônia não está presente na composição desse tipo de produto, ele pode ser aplicado de 15 em 15 dias para que os fios fiquem bem longe do processo de desbotamento - é uma forma de dar um banho de brilho nos fios sempre que for necessário.

Não tem mistério nessa rotina: se você usa tinta para cabelo castanho claro ou uma tinta de cabelo castanho escuro, por exemplo, é só escolher um tonalizante correspondente para manter o tom em dia.

Cronograma capilar para cabelos castanhos saudáveis e brilhosos

Para um cabelo estar bonito,  ele precisa estar saudável. Sendo assim, outra dica importante para que os cabelos castanhos fiquem brilhosos e com o tom desejado por mais tempo é investir em uma rotina de cuidados que garanta todos os nutrientes que a fibra precisa - ou seja, apostar na combinação de hidratação, nutrição e reconstrução do cronograma capilar. 

Com esse calendário de tratamentos, as madeixas vão recuperar as proteínas que foram perdidas com o processo de coloração, além da água e dos óleos que impedem que os fios fiquem sem movimentos, com frizz e com uma cor opaca. 

Pigmentos acinzentados na hora da coloração impedem o avermelhamento do cabelo castanho 

Se você não escolheu um cabelo castanho avermelhado, perceber pigmentos desse tom na versão clara, média ou escura da cor é bem frustrante. Mas, quando os cabelos castanhos começam o processo de desbotamento, é muito comum que esse vermelho indesejado comece a dar as caras por causa do fundo de clareamento das tintas castanhas. 

Para evitar esse problema, um truque dos profissionais é usar pigmentos acinzentados na mistura da coloração para neutralizar devidamente o tom. Vale seguir a dica quando for pintar em casa ou conversar sobre o truque com o seu cabeleireiro para seguir a manutenção do dia a dia sem se preocupar com esse detalhe. 

Redação: Nívia Passos

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação

últimas matérias

Ver mais