Beleza Extraordinária

Cabelo castanho claro ou loiro escuro: as diferenças entre as duas tonalidades

  • Conheça a diferença entre os cabelos castanho claro e loiro escuro (Foto: Instagram @helenowen)
  • Saiba como alcançar os tons castanho claro e loiro escuro (Foto: Instagram @alexis_vail)
Tela cheia
Previous Next
Conheça a diferença entre os cabelos castanho claro e loiro escuro (Foto: Instagram @helenowen)
  • Conheça a diferença entre os cabelos castanho claro e loiro escuro (Foto: Instagram @helenowen)
  • Saiba como alcançar os tons castanho claro e loiro escuro (Foto: Instagram @alexis_vail)

Na hora de colorir o cabelo, muitas mulheres se confundem um pouco com a variedade de cores disponíveis. Algumas vezes, pode ser difícil identificar pequenas variações no tom de duas colorações - mas mesmo que elas sejam parecidas, o resultado final pode ficar bem diferente. Por exemplo, você sabe qual é a diferença entre o cabelo castanho claro ou loiro escuro? 

Na hora de apostar em um tom de cabelo um pouco mais claro, é comum ficar em dúvida entre as duas opções, principalmente quando você ainda não tem muita experiência com colorações. Se você tem essa dúvida, não precisa se preocupar: a gente explica as diferenças entre o castanho claro e o loiro escuro, e como escolher entre os dois. 

A principal diferença está no fundo de clareamento

Para saber se um cabelo é castanho claro ou loiro escuro, é importante observar o fundo de clareamento dos fios. Isso acontece, principalmente, nos cabelos virgens, que têm um dos dois tons naturalmente. Quando descoloridos, os fios castanho claro têm fundo de clareamento avermelhado - assim como os castanhos mais escuros.

Por isso, é preciso clarear mais as madeixas para alcançar tons loiros. Já os fios que são naturalmente loiro escuros têm o fundo de clareamento amarelo. Por isso, as donas dessa cor de cabelo têm mais facilidade para adotar madeixas loiras mais claras, inclusive para platinar os fios. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Katerina Williams (@katerinawilliamsxo) em

Na dúvida, escolha pela numeração da coloração

Se o seu objetivo é colorir o cabelo para deixar os fios castanho claro ou loiro escuro, pode ser difícil escolher o tom ideal apenas pela foto da caixinha. Por isso, é fundamental observar a numeração de cada coloração, para saber se você está optando por um loiro ou castanho. Nesse caso, você precisa ficar atenta ao primeiro número - o que aparece antes do ponto. 

As colorações são numeradas das mais escuras para as mais claras, por isso, o 1 é o preto azulado, enquanto o 10 é o loiro super claro. Na hora de escolher uma coloração castanho claro, procure uma caixinha que comece com o número 5. Já os loiros escuros são aquelas que começam com o 6.

Como alcançar um tom castanho claro ou loiro escuro

Tanto o castanho claro como o loiro escuro são cores muito procuradas pelas mulheres que querem clarear um pouco as madeixas, adotando uma tonalidade mais natural. As duas opções podem ser alcançadas em casa, usando apenas a caixinha da coloração escolhida por você. 

Por não serem tons tão claros, na maior parte das vezes não é preciso descolorir os fios previamente: apenas o creme revelador já é suficiente para clarear os fios até 3 tons. Se os seus fios forem muito escuros e você quiser adotar o loiro escuro, pode ser uma boa ideia descolorir um pouco o cabelo para alcançar o tom desejado.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação