Um filme lançado em 1983 sem muitas pretensões, alcançou importantes prêmios como Oscar e Globo de Ouro e levou para o cinema a história da trabalhadora de jornada dupla que queria realizar o sonho de se tornar uma bailarina profissional. Mais do que um clássico da década, Flashdance eternizou em Alex Owens o cabelo mais usado nos anos 1980 e que serve até hoje de inspiração para as madeixas.
Cachos volumosos e corte mullet fazem do cabelo um ícone nos anos 1980
Na década onde nada era contido e as roupas pediam cores gritantes, os cabelos não ficavam para trás e para fazer sucesso precisavam de muito volume. Assim como no penteado de Alex, os cachos cheios estavam no auge e todo mundo queria ter caracóis bagunçados. Já o formato mullet, que exigia um topo volumoso e madeixas mais compridas na parte de trás do pescoço, foi um dos cortes que mais marcou a década com importantes adeptas como Cher, Tina Turner, Cyndi Lauper e Madonna.
Mousse é a responsável pela textura do cabelo de Alex
Grande amiga das mulheres dessa década, a mousse era o produto-chave para conseguir o cabelo da personagem. Com bastante álcool, a espuma era responsável por dar volume, fazer o cacheado bagunçado e segurar os fios no lugar. Depois de 30 anos o produto voltou com força para o mercado e agora sustenta uma nova formulação, que não danifica o cabelo e promete os mesmos benefícios da antiga. No lugar do mullet de Alex, a mousse tem sido usada para conseguir ondas despojadas ao estilo "beach hair" ou grunge, que trazem a inspiração praiana e rocker para os cabelos, respectivamente.
Penteado é inspiração até hoje
É possível atualizar o cabelo de Alex para uma versão mais século XXI, basta usar o estilo como uma referência e não tentar fazer uma reprodução literal. Um editorial na Vogue britânica, em 2007, fez uma clara menção ao filme, mas de uma maneira sutil e transformada: o mullet da modelo é representado por um semi preso e o volume do topo é usado como um detalhe do penteado. Já a versão francesa da revista publicou um outro ensaio em 2009 com modelos que sustentavam madeixas em ondas bem definidas e outras em uma produção lisa e molhada - mesmo diferente do visual do filme, todas elas carregam traços que lembram o penteado icônico de flashdance.