Beleza Extraordinária

Cabelo cacheado e crespo: como aumentar a definição dos cachos? Confira as melhores técnicas!

  • Quer deixar o cabelo cacheado ou crespo mais definido? Confira a matéria para saber o que fazer!  (Foto: Instagram @golden_barbie)
  • O creme de pentear com óleo na fórmula nutre os fios e ainda ajuda a garantir mais definição (Foto: Instagram @foreverflawlyss)
  • A fitagem, queridinha das cacheadas e crespas, divide o cabelo em espécie de fitas para aumentar a definição dos cachos (Foto: Instagram @coolcalmcurly)
  • O método LOC finaliza os cachos com líquido, óleo e creme de pentear (Foto: Instagram @janae.shai)
Tela cheia
Previous Next
Quer deixar o cabelo cacheado ou crespo mais definido? Confira a matéria para saber o que fazer! (Foto: Instagram @golden_barbie)
  • Quer deixar o cabelo cacheado ou crespo mais definido? Confira a matéria para saber o que fazer!  (Foto: Instagram @golden_barbie)
  • O creme de pentear com óleo na fórmula nutre os fios e ainda ajuda a garantir mais definição (Foto: Instagram @foreverflawlyss)
  • A fitagem, queridinha das cacheadas e crespas, divide o cabelo em espécie de fitas para aumentar a definição dos cachos (Foto: Instagram @coolcalmcurly)
  • O método LOC finaliza os cachos com líquido, óleo e creme de pentear (Foto: Instagram @janae.shai)

Uma das maiores vantagens dos cabelos cacheados e crespos é a sua versatilidade. Dependendo da maneira que a finalização for feita, dá até para brincar com a textura para variar um pouquinho o look no dia a dia! Por isso, quando surge a vontade de deixar os fios superdefinidos, é muito importante seguir algumas dicas depois da lavagem para que as mechas fiquem bem modeladas, sem frizz e prontas para alguns "day after". Ainda não sabe o que fazer para deixar os cachos desse jeito? Confira a matéria para saber mais detalhes!

Creme de pentear com óleo na fórmula nutrem os cachos e ajudam na definição 

O passo mais importante para aumentar a definição do cabelo cacheado ou crespo é a escolha do creme de pentear! Afinal, de nada adiantar escolher uma finalização superdetalhada se o produto usado não ajudar a segurar os cachos nem entregar toda a hidratação que eles precisam para que fiquem livres do ressecamento - um dos detalhes que compromete o efeito definido. 

Dentre os vários tipos de cremes, uma boa opção são os que contam com óleo na fórmula. Além de prolongarem a hidratação dos fios, eles aproveitam o ingrediente para nutrirem os fios - o que diminui o frizz e garante mais brilho, maciez e definição. Para os cabelos do tipo 3C e 4C, naturalmente mais ressecados, o creme de pentear com fórmula umectante é sempre um dos mais indicados para a finalização; mas, no caso dos cachos mais abertos e com raiz lisa, o segredo para que o look não acabe sem movimento é apostar nas versões que prometem promover um tratamento intenso sem pesar. 

Leave-in precisa vir acompanhado da finalização certa para garantir ainda mais definição 

Da mesma maneira que não dá para acertar na finalização com o creme de pentear errado, também não adianta usar o leave-in mais indicado sem recorrer a alguma técnica que garanta ainda mais definição. Por isso, se a ideia é deixar os cachos supermodelados e sem frizz, a dica é reservar um tempinho a mais depois da lavagem para apostar na fitagem ou no método LOC. Saiba como fazer cada uma delas: 

Fitagem:

Queridinha das cacheadas e crespas, a técnica de fitagem consiste em separar as mechas com os próprios dedos - como se fossem fitas, como o nome indica - para modelar os cachos. O passo a passo é o seguinte: 

1. Depois de lavar o cabelo e retirar o excesso de umidade com uma toalha de microfibra ou camisa de algodão, divida-o em 4 seções - duas laterais, uma no topo e outra na nuca; 

2. Começando pelas mechas da nuca, aplique um pouco de creme de pentear a partir do comprimento e passe os dedos entre os fios para formar "as fitas"; 

3. Repita o procedimento nas demais seções do cabelo; 

4. Depois, quando as madeixas já estiverem completamente secas, aplique um pouco de óleo nas mãos e amasse cuidadosamente o cabelo para desfazer o aspecto durinho deixado pelo produto. 

Método LOC:

Como as siglas indicam, o método LOC precisa de líquido, óleo e creme para ser feito! E apostando nesses três produtos de texturas diferentes, ele deixa os cachos bem hidratados e definidos. Para as mulheres que tem o cabelo do tipo 4, essa é uma das técnicas mais eficazes para conseguir mais definição - principalmente, se ele vier acompanhado de uma fitagem básica e dedoliss. Siga o passo a passo para aprender: 

1. Comece dividindo o cabelo em seções para facilitar o procedimento;

2. Feito isso, é hora de começar o método LOC! Como a fase líquida é a primeira, borrife um pouco de água filtrada em todo o cabelo para hidratá-lo; 

3. Depois de alguns minutinhos, aplique o óleo capilar - tomando o cuidado de enluvar bem cada mecha para que o produto penetre nos fios;  

4. Deixe o óleo agindo por, mais ou menos, cinco minutos; 

5. Por último, aplique o creme de pentear fazendo uma fitagem rápida. Nas mechas mais indefinidas - como a do topo, por exemplo -, vale apostar no dedoliss

6. Quando o cabelo estiver seco, faça o mesmo truque de amassar as pontas com um pouquinho de óleo para desfazer o aspecto enrijecido. 

Redação: Nívia Passos

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais