Beleza Extraordinária

Cabelo cacheado com luzes: saiba como cuidar dos cachos depois da coloração

  • O cabelo cacheado com luzes precisa de cuidados especiais para os cachos não perderem a definição (Foto: Instagram @delphimichanu)
  • A luzes nos cabelos cacheados devem ser cuidadas com nutrição, umectação e reconstrução (Foto: Instagram @glowprincesss)
  • No cabelo cacheado com luzes, o creme para pentear pode ser usado para o pré-poo e para aumentar a hidratação dos cachos na finalização (Foto: Instagram @nathaliebarros)
Tela cheia
Previous Next
O cabelo cacheado com luzes precisa de cuidados especiais para os cachos não perderem a definição (Foto: Instagram @delphimichanu)
  • O cabelo cacheado com luzes precisa de cuidados especiais para os cachos não perderem a definição (Foto: Instagram @delphimichanu)
  • A luzes nos cabelos cacheados devem ser cuidadas com nutrição, umectação e reconstrução (Foto: Instagram @glowprincesss)
  • No cabelo cacheado com luzes, o creme para pentear pode ser usado para o pré-poo e para aumentar a hidratação dos cachos na finalização (Foto: Instagram @nathaliebarros)

Cabelo cacheado com luzes é a pedida perfeita para quem quer adotar o look morena iluminada! As mechas mais claras em tons de dourado, mel, cobre e até platinado ajudam destacar o formato do cacho e a dar mais brilho ao rosto, só que pedem cuidados especiais: é que depois da mudança de cor, o cacho pode perder definição e ficar com as pontinhas esticadas. 

Mas como deve ser a rotina das cacheadas com luzes? Quais produtos usar? Como lavar o cabelo? Para tirar todas as dúvidas de como recuperar o cabelo com mechas, preparamos uma matéria com todos os cuidados essenciais. Confira! 

Fazer pré-poo em todas as lavagens é essencial! 

Começando pela primeira etapa da rotina de cuidados: a hora de lavar o cabelo! O ideal é fazer um pré-poo para impedir que os cachos fiquem ainda mais ressecados com a limpeza intensa do shampoo, já que depois da descoloração e da aplicação da tinta, o cabelo acaba perdendo água e nutrientes. Lavar os fios direto com shampoo pode piorar esse ressecamento e, por isso, o jeito é proteger os cachos com a técnica do pré-poo. 

O que é? Fazer o pré-poo nada mais é do que aplicar um creme de tratamento ou um óleo capilar nos fios secos antes de entrar no banho e depois lavar os cabelos normalmente. Mesmo que você esteja com pressa, vale a pena fazer um pré-poo por poucos minutos!

Qual produto usar? Óleo capilar, creme para pentear, creme de tratamento ou até o condicionador. O importante é usar qualquer produto hidratante que crie uma película protetora ao redor do cabelo.

Como fazer? Antes de entrar no banho, divida o cabelo em sessões e aplique o produto escolhido. Deixe agir por 30 minutos (ou menos, se você não tiver tempo). Depois, já no banho, molhe o cabelo e aplique o shampoo normalmente. Então, é só seguir com os passos seguintes: condicionador ou máscara de tratamento. 

Umectação com óleos ou máscaras de nutrição devolvem definição dos cachos

Enquanto o pré-poo protege do ressecamento extremo, a umectação e a nutrição servem para devolver aos cachos os nutrientes perdidos na hora de clarear o cabelo. Na prática, a etapa da nutrição ajuda a devolver o brilho, a maciez, a definição dos cachos e a dar um chega pra lá no frizz e nas pontas duplas e esticadas. 

Qual produto usar? A nutrição pode ser feita com máscaras que contenham óleos, como o de coco, e a umectação pode ser feita com óleos capilares aplicados diretamente no cabelo.

Como fazer nutrição? Para usar as máscaras de nutrição não têm segredo: é só aplicar o produto nos fios úmidos da raiz as pontas, deixar agir pelo tempo indicado na embalagem - cerca de 15 minutinhos! - e remover com água fria para ajudar no brilho. 

Como fazer umectação? Basta aplicar o óleo capilar diretamente no cabelo seco e deixar agir por cerca de 2 horas ou durante a noite inteira! Aqui você encontra várias formas de como fazer umectação nos fios.

Máscara de reconstrução ajuda a encorpar o cachos depois da coloração

A coloração e o descolorante usados para fazer as luzes podem tirar um pouco da massa de qualquer cabelo, e nos cacheados podem deixar os caracóis com pouca definição. Por isso, a reconstrução é mega importante para devolver essa massa, encorpar os fios e evitar que eles quebrem. 

Qual produto usar? A reconstrução é feita com cremes de tratamento que contenham ceramidas e arginina na fórmula.

Como fazer reconstrução? Você pode aplicar a máscara 1 vez por semana ou a cada 15 dias do comprimento para as pontas e deixar agir por 15 minutos. Na hora da aplicação, enluve bastante as pontinhas! Aqui, você pode ficar sabendo um pouco mais sobre a reconstrução em casa. 

Mais 3 dicas úteis para as cacheadas com luzes: 

1. Use um creme para pentear com textura mais densa na hora da finalização, como o Elseve Óleo Extraordinário Cachos, de L'Oréal Paris. Isso vai ajudar a manter o aspecto hidratado e a garantir um bom day after!

2. Use um protetor térmico sempre que for secar o cabelo com difusor, secador ou usar babyliss, porque o calor das ferramentas pode ressecar ainda mais os fios. 

3. Na hora da finalização, amasse os cachos de baixo para cima, para incentivar a definição dos cachinhos.

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais