Quem acompanha o Instagram já sabe que os cabelos coloridos bombam por lá! E engana-se quem pensa que as cacheadas e crespas não podem apostar nesse look: tomando todos os cuidados necessários para deixar o cabelo forte e saudável, é possível passar pelo processo de descoloração/coloração e continuar com os cachos intactos. Pensando nisso, para inspirar quem está pensando em aderir ao visual moderninho e ainda não tem coragem, o Beleza Extraordinária preparou uma matéria especial com 12 looks incríveis e dicas para cuidar das madeixas. Confira!
Cronograma capilar antes e depois do procedimento ajuda a manter o cabelo saudável
Como os cabelos cacheados e crespos tendem a ficar mais ressecados e menos definidos após processos de descoloração e coloração, muitas mulheres acabam adiando a ideia de mudar o look para evitarem danos. No entanto, não é preciso desistir de renovar o visual por causa disso: o segredo é cuidar bastante dos fios antes e depois do procedimento!
Para combinar todos os tratamentos que os fios precisam - hidratação, nutrição e reconstrução -, a dica é começar um cronograma capilar, pelo menos, uns dias antes de pintar as madeixas. Depois, com o look já atualizado, é ainda mais importante seguir o procedimento, mas tomando o cuidado de fazer reconstrução de 15 em 15 dias para que a fibra capilar recupere a massa que foi perdida e, também, apostar em umectações em alguns dias de nutrição. Dessa forma, os fios não vão ser tão danificados, e logo vão ficar hidratados e com a mesma definição de antes.
Pensar bem no look que deseja e buscar inspirações é o segredo para escolher a cor certa
Agora que você já sabe que dá para deixar os cabelos coloridos e continuar com os cachos bonitos, o próximo - e mais importante! - passo é escolher a cor. O segredo para gostar do resultado é considerar seu look como um todo, pensar na sua personalidade e decidir o efeito que deseja. Por exemplo: quer algo bem moderninho e destacado, como azul ou vinho - ou o estilo mais sutil dos tons pastel? Prefere uma coloração global ou apenas algumas mechas ao longo do comprimento?
Pronto! Depois de pensar bem em tudo isso e decidir um tom, o próximo passo é procurar inspirações pelo Instagram. Além de já ter uma referência para mostrar ao cabeleireiro, você também vai poder ver como a cor fica nos cabelos que tenham uma textura parecida com a sua.
Cabelos virgens escuros também podem alcançar alguns tons fantasia sem descoloração
Se o seu cabelo natural for escuro e você quiser alcançar um tom bem vibrante, ou já estiver com os fios pintados com alguma outra cor, é preciso fazer uma descoloração! No primeiro caso, porque não dá para deixar as madeixas com uma tonalidade bem destacada sem remover a pigmentação escura; no segundo, o motivo é o fato de tinta não clarear tinta.
No entanto, para as cacheadas e crespas que estão com o cabelo virgem, não é obrigatório descolorir se desejarem uma nuance mais fechada. As colorações permanentes conseguem clarear até dois tons por causa da ação da amônia na fórmula - e, assim, quanto mais claro o cabelo, mais aberta a cor irá ficar. Além dessa opção, quem tem fios naturalmente mais claros também pode apostar em colorações semipermanentes para mudarem o tom do cabelo temporariamente sem agredir a fibra capilar.
Redação: Nívia Passos