Beleza Extraordinária

Cabelo branco é genético? Pesquisadores revelam o quanto você pode culpar seus pais pelos fios grisalhos

  • Pesquisadores afirmam que aparecimento dos fios brancos têm causa genética. Confira!
Tela cheia
Previous Next
Pesquisadores afirmam que aparecimento dos fios brancos têm causa genética. Confira!

Os temidos cabelos brancos são umas das questões de beleza que mais assustam as mulheres vaidosas, principalmente aquelas em que os fios grisalhos parecem ser uma tradição de família. Mas a genética é realmente responsável pelo envelhecimento dos cabelos? Pesquisadores da Universidade College London resolveram entrar mais a fundo no assunto e descobriram as principais causas do aparecimento dos fios brancos. Confira!

Estudiosos descobriram que gene é um dos motivos do aparecimento dos fios brancos

Ao encontrar um novo fio branco entre os cabelos, a primeira reação é sempre culpar os pais pelo aparecimento. Segundo o estudo, que foi publicado na revista Nature Communication, o pigmento acinzentado dos cabelos é pelo menos parcialmente de origem genética. 

Os pesquisadores da Universidade College London reuniram tipos de cabelo de mais de 6.300 pessoas , separados entre europeus, latino-americanos, nativos americanos e com ascendência africana. Eles descobriram que as pessoas que tinham uma certa versão do gene IRF4 ficaram com os cabelos grisalhos mais cedo do que aquelas sem a variante. Segundo o estudo, este gene é um dos vários que podem ter papel na eliminação dos pigmentos nos folículos capilares. 

O quanto podemos culpar nossos pais pelos cabelos brancos?

Porém, mesmo sabendo que o gene IRF4 tem ligação direta com o aparecimento dos fios brancos em membros da mesma família, a genética não leva toda a culpa. De acordo com os pesquisadores, estima-se que apenas cerca de 30% do envelhecimento capilar é de responsabilidade genética, por isso, nada de sair culpando seus pais pelo aparecimento de um novo fio grisalho. 

Os outros 70% da culpa, no entanto, são de responsabilidade de uma série de fatores externos. A produção de hormônios do estresse, choques emocionais intensos e falta de hidratação na fibra capilar, causada pela falta de nutrientes importantes para as madeixas, são algumas das causas mais comuns que fazem os fios perderem a pigmentação. 

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação