Beleza Extraordinária

Cabelo branco: como fazer hidratação para dar brilho e maciez aos fios grisalhos

  • Descubra como deixar os seus cabelos brancos hidratados e supermacios (Foto: Shutterstock)
  • Para que o cabelo branco não fique amarelado, evite abusar do mousse ou do spray fixador (Foto: Shutterstock)
  • Um cronograma capilar com nutrições, reconstruções, hidratações e umectações é essencial para manter a hidratação dos fios em dia (Foto: Instagram @ilyscheee)
Tela cheia
Previous Next
Descubra como deixar os seus cabelos brancos hidratados e supermacios (Foto: Shutterstock)
  • Descubra como deixar os seus cabelos brancos hidratados e supermacios (Foto: Shutterstock)
  • Para que o cabelo branco não fique amarelado, evite abusar do mousse ou do spray fixador (Foto: Shutterstock)
  • Um cronograma capilar com nutrições, reconstruções, hidratações e umectações é essencial para manter a hidratação dos fios em dia (Foto: Instagram @ilyscheee)

Você sabe como hidratar os cabelos brancos? Quem já tem algumas mechas grisalhas ou até mesmo as madeixas completamente brancas sabe como a textura destes fios pode ser bem diferente: geralmente, eles são um pouco mais ásperos e grossos, além de ressecarem com muito mais facilidade. Não importa se você pinta o cabelo ou deixa os fios brancos ao natural - a hidratação é essencial para manter a aparência saudável e brilhosa das madeixas. Confira como fazer hidratação no cabelo branco! 

Por absorver mais umidade, o cabelo branco se torna mais áspero

Os cabelos brancos nada mais são do que fios que possuem pouca ou nenhuma melanina no seu interior. No lugar dos pigmentos, muitas vezes se instalam bolhas de ar, deixando as fibras mais espessas e também menos maleáveis. Assim, quando precisam de hidratação, elas ficam mais propensas à absorção da umidade do meio externo, o que causa o frizz e o aspecto "armado". Por isso é essencial mantê-los sempre bem nutridos, para que as cutículas não abram com tanta facilidade para captar a água presente no ar.  

Cremes de tratamento ricos em óleos, manteigas e ceramidas devem fazer parte da rotina 

Para manter as fibras capilares despigmentadas sempre bem alinhadas e com as escamas fechadas, é fundamental montar um cronograma específico com nutrição, hidratação e reconstrução. Máscaras ricas em óleos e manteigas formam uma película ao redor dos fios, deixando-os blindados e à prova de umidade e frizz; já as que possuem ceramidas na composição ajudam a melhorar a porosidade das fibras, fornecendo proteínas fundamentais à sua aparência saudável. 

Fazer uma umectação capilar uma vez por semana é chave para manter os fios brancos sempre hidratados

Além de manter a hidratação em dia com cremes de tratamento, fazer uma umectação capilar é sempre uma boa ideia quando a intenção é deixar os fios mais hidratados. Confira o passo a passo do procedimento: 

1. Comece com o cabelo seco e limpo, preferencialmente lavado com um pré-shampoo, para remover todas as impurezas e melhorar a penetração do óleo;

2. Separe o cabelo em mechas finas e vá enluvando cada uma delas com o óleo capilar escolhido - evitando o couro cabeludo;

3. Deixe o produto atuando nos fios por, pelo menos, duas horas;

4. Para remover o óleo, enxágue os fios e aplique condicionador em todo o comprimento do cabelo;

5. Deixe o produto atuar por alguns minutos, massageando bem durante esse intervalo;

6. Enxágue e, se necessário, repita os passos 4 e 5 para remover por completo todo o óleo dos cabelos.

Mousse e spray fixador deixam os fios brancos mais secos e amarelados

Alguns hábitos comuns também pioram a aparência dos cabelos brancos como, por exemplo, abusar do mousse ou do spray fixador. Estes finalizadores podem ser muito agressivos, ressecando demais as madeixas. Além disso, quem não pinta o cabelo para esconder os brancos sabe como esses fios têm tendência a ficar amarelados - e esses produtos só pioram o aspecto escurecido dos grisalhos, além da exposição solar e dos agentes externos como a fumaça e a poluição. Assim, a dica é escolher alternativas de styling mais leves e ainda usar um shampoo roxo - específico para neutralizar os tons amarelos - pelo menos uma vez por mês.

Temas relacionados
It-ingredientes de beleza

Veja quais ativos são os queridinhos