Beleza Extraordinária

Cabelo branco com luzes: cabeleireiro explica como o efeito disfarça os fios grisalhos e ensina a copiar a coloração

  • As luzes se fundem aos fios brancos, camuflando-os e dando profundidade ao cabelo (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
As luzes se fundem aos fios brancos, camuflando-os e dando profundidade ao cabelo (Foto: Shutterstock)

Você já pensou em disfarçar o cabelo branco com luzes? O primeiro instinto de muitas mulheres ao notar os primeiros fios grisalhos é tingir as madeixas de maneira uniforme. Porém, outra opção além da coloração temporária é fazer luzes no cabelo, o que disfarça os cabelos brancos, já que se misturam às mechas mais claras. Para descobrir mais sobre esse efeito, o Beleza Extraordinária conversou com o hairstylist e colorista Ale Crema, que falou mais sobre a técnica e deu dicas para alcançar o resultado ideal. Confira!

As luzes disfarçam os cabelos brancos e dão um efeito de profundidade aos fios

As luzes camuflam os fios grisalhos, que se misturam aos que foram clareados. O resultado esconde os cabelos brancos. “Quanto mais clarinho o fio, mais ele se confunde com os fios brancos”, explica o hairstylist Ale Crema. “Quando a gente faz luzes mais claras, elas se fundem no cabelo dando um efeito de profundidade na raiz, comprimento e pontas do cabelo”.

As luzes são indicadas para quem tem acima de 30% de cabelos brancos

As luzes são indicadas para quem tem um pouco mais de fios brancos aparentes - acima de 30% do total do cabelo. “Aí a gente recomenda fazer luzes para disfarçar”, diz Ale Crema. A técnica também é ideal naqueles casos em que os grisalhos estão concentrados em apenas uma parte da cabeça, como nas mechas frontais. As luzes podem ser feitas usando as técnicas de touca ou mechas, mas o hairstylist atenta para a importância do tamanho delas: “Não podem ser de médias a grossas - as mechas têm que ser bem fininhas, para elas se misturarem mesmo”.

O tonalizante é o diferencial para adequar o efeito das luzes a todos os tons de cabelo

O efeito das luzes para disfarçar os cabelos brancos pode ser adotado em todos os tons de fios - o diferencial da técnica é a cor do tonalizante usado, como esclareceu Ale Crema. “As luzes, sejam elas no cabelo ruivo, castanho ou loiro, o tonalizante tem que ser o diferencial.” O hairstylist recomenda fazer as luzes de dois a três tons acima da cor do cabelo. “Se um cabelo é 5, por exemplo, eu faço luzes no tom de 7 ou 8.” A ideia é manter os fios em um tom sobre tom: para cabelos castanhos, por exemplo, Ale aposta em um tonalizante marrom caramelo, enquanto nos loiros bem claros, pode ser platinado ou acinzentado.

Rotina de cuidados com os fios merece mais atenção depois de fazer luzes nos cabelos brancos

Depois de disfarçar os cabelos brancos com as luzes, é preciso caprichar um pouquinho mais na rotina de cuidados para manter os fios bonitos e saudáveis. Hidratações e reconstruções são apenas alguns dos cuidados recomendados por Ale Crema. “Quando a gente faz luzes, por causa do tonalizante, tem que usar também um shampoo e uma máscara para cor, para o cabelo não ficar desbotado e opaco", completa o hairstylist.

Redação: Giovanna Pego

Temas relacionados
Óleo + Creme de pentear

Descubra os benefícios da misturinha