Beleza Extraordinária

Cabelo black precisa de mais hidratação ou nutrição? Descubra a melhor forma de cuidar dos fios crespos

  • O cabelo black precisa ter a estrutura seca equilibrada: descubra a melhor maneira de fazer isso (Foto: Instagram @watchciwork)
Tela cheia
Previous Next
O cabelo black precisa ter a estrutura seca equilibrada: descubra a melhor maneira de fazer isso (Foto: Instagram @watchciwork)

As donas de cabelo black são conhecidas pela rotina frequente de cuidados que costumam ter com os cabelos. Uma das principais características desse tipo de fio que serve para aumentar a necessidade de tratamentos é a estrutura em espiral que impede a chegada de óleos do couro cabeludo até as pontas. Por isso, o cabelo crespo é naturalmente mais seco do que o normal

Para compensar esse traço natural das madeixas de tipo 4, muita gente investe nas hidratações, enquanto outras pessoas preferem apostar nas nutrições. Afinal de contas, qual é a diferença entre cada um dos tratamentos e de qual deles o cabelo black precisa mais? Hoje o Beleza Extraordinária vai acabar com essa dúvida para você: confira! 

Hidratação é o tratamento mais básico do cronograma para cabelo black

A reposição de água da hidratação costuma ser a primeira opção de tratamento sempre que você percebe que os fios estão secos — o que é bem comum no dia a dia de donas de cabelo black. Ela ajuda a diminuir um pouco o frizz dos fios e garante um resultado definido mais duradouro. Nos cabelos crespos, você pode investir na hidratação básica de banho junto de todas as lavagens, já que o efeito condicionante do creme de tratamento profundo é super benéfico para os fios tipo 4. 

A nutrição capilar é a melhor opção resolver o problema de cabelos muito secos

Muita gente acha que a hidratação é a solução ideal para equilibrar a estrutura seca dos fios crespos. Mas, se eles são assim porque os óleos do couro cabeludo não chegam até a raiz, a maneira mais eficaz de resolver o problema é repondo os óleos e não apenas água. E é aí que a nutrição capilar entra: ao usar um creme de tratamento que tenha óleos como ingredientes principais ou apostando na umectação capilar, você entrega os lipídios que o seu cabelo, naturalmente, não tem. O resultado são fios mais macios, brilhosos, super definidos e saudáveis. 

O ideal para o cabelo black é um equilíbrio dos dois tratamentos 

Mesmo que a nutrição seja mais efetiva, a hidratação também é muito necessária para a manutenção da saúde do cabelo black (assim como a reconstrução capilar). Por isso, a melhor forma de entregar tudo o que os seus fios precisam com cada um deles é intercalando nutrições e hidratações. 

Uma boa forma de fazer isso numa rotina mais agitada, por exemplo, é apostando na umectação noturna antes da lavagem com hidratação de banho. Usar os cremes específicos para cada um dos tratamentos com tempo de ação mais longo (entre 15 e 20 minutos) pelo menos uma vez por semana também ajuda bastante se você tem um pouquinho mais de tempo na rotina. 

Hidronutrição: a melhor forma de garantir todos os benefícios de uma vez só

Quer potencializar ainda mais os cuidados com os seus cabelos crespos? Invista na hidronutrição! Mesmo que o nome dê a impressão de que esse processo é bem difícil, o passo a passo é super simples: você só vai precisar adicionar ao seu creme de hidratação algumas gotinhas do seu óleo capilar preferido antes de aplicar nos fios. Assim, você potencializa a hidratação e ainda consegue nutrir e cuidar dos cabelos crespos da melhor forma. Fácil, né? 

Redação: Ariel Cristina Borges

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação