Beleza Extraordinária

Cabelo afro: a rotina de cuidados para deixar os fios crespos sempre macios

  • Cabelos crespos precisam de hidratação para ficar saudáveis, brilhosos e macios
Tela cheia
Previous Next
Cabelos crespos precisam de hidratação para ficar saudáveis, brilhosos e macios

Os cabelos crespos podem parecer fortes e resistentes mas, na verdade, são o tipo mais frágil de madeixas, pois ao menor sinal de ressecamento, as mechas começam a ficar sem forma e opacas. O motivo para que esse fio fique tão danificado é o formato, que em sua maioria, consiste de pequenos cachos em forma de parafusos, que podem encolher em até 75% o real comprimento do cabelo, além de não levar a oleosidade natural do couro cabeludo até as pontas dos fios. Para combater o aspecto 'detonado' da fibra capilar, uma rotina de cuidados com hidratações especiais para fios afro pode melhorar, e muito, o aspecto das madeixas, além de facilitar na hora de modelar.

Hidratações fazem a diferença no cabelo crespo

A fragilidade do fio crespo pode provocar ressecamento profundo, quebra e frizz, pois as cutículas do fio se abrem com mais facilidade devido à falta de umidade provocada pelo desenho da fibra. Quem usa químicas, como relaxamentos e colorações, ainda deixa os cabelos mais expostos, necessitando de cuidados extras para os fios. O ideal para recuperar as madeixas são hidratações semanais com produtos que contenham lanolina, manteiga de karité ou colágeno, que garantem emoliência e elasticidade do fio, além de queratina e ceramidas para "preencher" a estrutura e recuperar a fibra capilar.

O salão também pode fazer a diferença para as donas de fios crespos. Adquirir o hábito de cortar as pontinhas pode deixar o cabelo mais saudável e com aspecto mais bonito, sem o risco de perder centímetros preciosos no comprimento. Com profissionais, também é possível investir em tratamentos mais poderosos, que deixarão longe problemas como a porosidade e o ressecamento.

Finalizadores são importantes para modelar os fios afro

Com os cabelos nutridos e hidratados, é fácil mantê-los com finalizadores. Leave-ins dão um efeito brilhoso e modelado aos caracóis, pois além de "desenhar" as mechas, também controla o volume. Pomadas e ceras são indicadas para quem tem fios mais grossos, já que não deixam o cabelo pesado e oleoso, entre outros tipos de produtos indicados especialmente para esse tipo de madeixas.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais