Beleza Extraordinária

Bronde ou mechas no contorno do rosto? Conheça as diferenças entre as técnicas e escolha a ideal para iluminar seus fios!

  • Assim como o "bronde", a técnica do contorno de rosto também pode iluminar os fios de maneira mais suave
  • Na técnica do contorno, as mechas da frente são realçadas de acordo com o formato do rosto
  • A técnica bronde é ideal para as morenas e negras por iluminar os cabelos castanhos de maneira mais natural
  • Quem adere à tecnica "bronde" fica no meio do caminho entre o loiro e o castanho
Tela cheia
Previous Next
Assim como o "bronde", a técnica do contorno de rosto também pode iluminar os fios de maneira mais suave
  • Assim como o "bronde", a técnica do contorno de rosto também pode iluminar os fios de maneira mais suave
  • Na técnica do contorno, as mechas da frente são realçadas de acordo com o formato do rosto
  • A técnica bronde é ideal para as morenas e negras por iluminar os cabelos castanhos de maneira mais natural
  • Quem adere à tecnica "bronde" fica no meio do caminho entre o loiro e o castanho

Quando a ideia é mudar o visual clareando um pouco os cabelos, técnicas não faltam para agradar a todos os gostos. Das tradicionais luzes aos procedimentos mais recentes - como o bronde e o contorno de rosto, por exemplo - , existe uma lista tão grande de nomes que, na hora de optar por um deles, fica difícil saber qual é o ideal para alcançar o efeito desejado.

Você conhece a diferença entre os dois modos de iluminação citados acima, por exemplo? Ambos são opções ideais para quem quer incrementar os fios de uma maneira mais suave, mas existem detalhes importantes que você precisa conhecer antes de fazer sua escolha. Pensando nisso, o site francês Tie and Dye entrevistou o expert em coloração Christophe Robin para diferenciar as duas técnicas e ajudar quem pretende turbinar os fios com uma iluminação a mais. Confira!

Bronde clareia fios de forma suave e natural

O termo "bronde" surgiu da mistura entre brunette (morena) e blonde (loira). Como o nome indica, ele fica no meio do caminho entre as duas cores, trazendo uma iluminação a mais aos fios castanhos através de uma balaiagem bem fininha. Por trazer um efeito suave e sem muita marcação na raiz,  quem opta por esse estilo também tem o benefício de não precisar se preocupar tanto com retoques. Segundo Christophe Robin, essa técnica de coloração se encaixa com diferentes personalidades, da mais ousada à mais casual, por ser inovadora e sutil ao mesmo tempo.

Para as morenas e negras, a escolha é ideal por criar uma aparência natural da raiz às pontas com as mechas de tonalidades que vão do mel ao caramelo e dourado. Porém, as loiras que querem transformações mais radicais também podem apostar na tendência: basta aplicar uma coloração marrom na raiz e, por cima, puxar mechas douradas. 

Técnica de contorno usa as mechas para favorecer os traços do rosto

Quando se fala em contorno de rosto, a maioria das pessoas logo lembra da técnica de maquiagem que tem por objetivo realçar ou afinar determinados traços. Mas, embora muitos não saibam, existe um tipo de coloração que também brinca com as sombras para favorecer certos detalhes da aparência: é a chamada "blond frame face", que consiste em usar as mechas para iluminar o contorno da face

Nesta técnica, a cor é cuidadosamente escolhida para ornar com a base do cabelo e o tom de pele. O procedimento consiste em fazer o tradicional degradê de loiro, mas intensificando a cor no contorno do rosto de uma maneira que favoreça os pontos fortes dos diferentes formatos - ovalados, redondos, quadrados ou outros. De acordo com as dicas do expert divulgadas ao Tie and Dye, para ter sucesso no procedimento, é necessário determinar com precisão o formato para, assim, adaptar o contorno às suas necessidades. Quem tem o desenho mais quadrado, por exemplo, pode aproveitar a iluminação com mechas claras para criar a ilusão de traços mais suaves. 

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!