Box braids fazem o cabelo cacheado e crespo crescer? Descubra como as tranças afro podem te ajudar no projeto rapunzel!

As box braids são queridinhas das cacheadas e crespas, principalmente daquelas que passam pela transição capilar. Estilosas e práticas para disfarçar as duas texturas do cabelo no período de volta aos fios naturais, as tranças afro também são usadas para ajudar no crescimento: afinal, os cabelos crespos demoram mais tempo para ficar compridos porque são espiralados desde a raiz - embora cresçam cerca de 1,5 centímetros por mês, como todos os tipos de cabelo. Para tirar as dúvidas e conferir se as box braids aceleram ou não o crescimento das madeixas, confira a matéria!  

Box braids não fazem o cabelo crescer, mas evitam que fios quebrem demais

Muita gente acredita que as tranças afro fazem o cabelo crescer por causa da tensão no couro cabeludo. Mas, essa afirmação é um mito, e o que acontece é o seguinte: como são estilizadas em volta dos fios, as tranças sintéticas criam uma barreira de proteção contra o sol, vento e poluição, que podem danificar o cabelo natural e, consequentemente, ocasionar quebra. Com o cabelo protegido e bem encapado, as chances de ele crescer mais rápido e saudável são muito maiores.

Tranças afro não quebram e nem abafam os cabelos crespos e cacheados

Ainda em relação ao crescimento do cabelo natural, existe uma outra questão sobre as tranças afro: elas podem abafar e quebrar os fios? Ao contrário do que muita gente pensa, as box braids não detonam as madeixas, já que permitem que a pessoa lave o couro cabeludo normalmente com shampoo, cerca de 3 vezes por semana - o que previne a caspa e, por consequência, o entupimento dos folículos, que precisam estar limpos para o cabelo crescer saudável. Além disso, as tranças sintéticas têm duração de até 3 meses: ao passar desse tempo, aí sim, elas podem danificar os fios naturais. 

3 dicas além das box braids para acelerar o crescimento do cabelo

Além das trancinhas afro, o cabelo crespo e cacheado pode crescer mais rápido do que você pensa. Para isso, alguns cuidados no dia a dia são essenciais. Confira os mais importantes:

1. Aposte na umectação com óleo capilar uma vez por semana. A técnica, que aplica o produto com uma massagem no couro cabeludo, ativa a circulação e acelera o crescimento dos fios. 

2. Não fique tanto tempo sem lavar os cabelos. Os crespos e cacheados são realmente mais secos e o excesso de shampoo pode ressecar ainda mais. No entanto, o entupimento dos poros do couro cabeludo por cremes e pela transpiração pode causar caspa e impedir que o fio cresça na medida certa e de modo saudável. 

3. Use sempre um óleo ou leave-in com proteção térmica antes de usar difusor, secador, chapinha ou babyliss. O calor dessas ferramentas pode ressecar e quebrar o fio, fazendo com que o cabelo pareça cada vez mais curto. 

Dica extra: para quem deseja dar impressão de fios mais longos, o método "banding" pode ser uma ótima opção para diminuir o fator encolhimento do cabelo crespo. A técnica, que usa elásticos para tensionar e alongar as mechas, pode ser conferida aqui! 

Matéria publicada em 4 de Março 2021, por Webedia.

 

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/box-braids-fazem-o-cabelo-cacheado-e-crespo-crescer-descubra-como-as-trancas-afro-podem-te-ajudar-no-projeto-rapunzel" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/box-braids-fazem-o-cabelo-cacheado-e-crespo-crescer-descubra-como-as-trancas-afro-podem-te-ajudar-no-projeto-rapunzel", "name": "box-braids-fazem-o-cabelo-cacheado-e-crespo-crescer-descubra-como-as-trancas-afro-podem-te-ajudar-no-projeto-rapunzel" } } ] }