Beleza Extraordinária

Box braids: como cuidar do cabelo depois de retirar os apliques

  • As box braids garantem um visual incrível aos fios, mas como cuidar deles depois da retirada? (Foto: Instagram @freshlengths)
Tela cheia
Previous Next
As box braids garantem um visual incrível aos fios, mas como cuidar deles depois da retirada? (Foto: Instagram @freshlengths)

Uma das principais opções de estilos protetores para donas de fios cacheados e crespos, as box braids têm feito cada vez mais sucesso no dia a dia dessas mulheres. Com a junção de beleza e praticidade no cuidado, os apliques de fibra sintética trançados aos fios naturais podem durar por até três meses. Com a aplicação correta, as box braids não são prejudiciais ao fio, mas depois da retirada, é comum que seu cabelo precise de alguns cuidados específicos. Confira, aqui embaixo, as dicas do Beleza Extraordinária para esse momento! 

Box braids: por que o cabelo precisa de tratamentos depois delas? 

As box braids são conhecidas com estilos protetores porque “guardam” o cabelo da exposição a diversos fatores que podem ser prejudiciais no dia a dia. Elas são, inclusive, uma opção muito comum entre as mulheres que estão passando pela transição capilar. Com os apliques no cabelo, a rotina de lavagem pode seguir com a frequência normal, mas outros cuidados, como a hidratação, não podem ser feitos. Ou seja: quando você desfaz as tranças, seu cabelo está há dois ou três meses sem nenhum tipo de tratamento. Mesmo que ele não tenha sido danificado na colocação, ele vai precisar dos cuidados normais que você teria no dia a dia com um pouquinho de urgência.

Mas fique atenta: é importante que a aplicação das box braids seja feita por um profissional qualificado, que vai evitar a tração exagerada da sua raiz. Além disso, é comum que todos os fios que se soltaram do seu couro cabeludo nesse tempo fiquem presos na fibra sintética. Por isso, na hora da retirada, você pode ter a impressão de que seu cabelo está caindo exageradamente, mas são só esses fios acumulados, ok?

O cronograma capilar é tudo o que você precisa para cuidar do cabelo depois das box braids

Justamente porque os cuidados pós box braids só são urgentes porque você passou um bom tempo sem nenhum deles, é normal que a rotina básica de hidratação, nutrição e reconstrução seja o que você precisa. Ela é necessária tanto para quem estiver fazendo um intervalo antes de recolocar outros apliques quanto para quem vai dar uma pausa maior. 

A hidratação é o tratamento base: vai repor a água que os fios perderam durante as semanas em que você usou as box braids. Ela pode ser feita até três vezes por semana. A nutrição já é um pouquinho mais profunda e devolve os nutrientes que os fios não receberam nesse período. Repita essa etapa até duas vezes na mesma semana. Se você estiver em transição, pode usar óleos vegetais que estimulam o crescimento nessa etapa A reconstrução, por sua vez, ajuda a fortalecer a fibra capilar de dentro para fora, diminuindo o frizz e a possibilidade de pontas duplas. Ela deve ser feita, no mínimo, uma vez a cada duas semanas em cabelos saudáveis. 

Redação: Ariel Cristina Borges

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação