Beleza Extraordinária

Bolsas na área dos olhos: dicas de como evitar e tratar o problema

  • Genética e maus hábitos são as causas mais comuns das bolsas embaixo dos olhos
Tela cheia
Previous Next
Genética e maus hábitos são as causas mais comuns das bolsas embaixo dos olhos

A região ao redor dos olhos contém uma pele fina e delicada, por isso acaba sofrendo frequentemente com maus hábitos comuns, como a má alimentação, pouca ingestão de água e até mesmo reações alérgicas, além de fatores genéticos e as ações do tempo. Os resultados dos costumes inadequados são grandes conhecidos das mulheres: olheiras, rugas e as temidas "bolsas" embaixo dos olhos.

"As bolsas pálpebrais inferiores são causadas normalmente por hereditariedade e/ou envelhecimento. A melhor forma se previnir o aparecimento é evitar fatores que causam o fotoenvelhecimento como exposição solar, tabagismo, stress entre outros, além de prevenir com tratamentos dermatológicos", explicou a dermatologista Luciana Hitomi, da Clínica TheSkin Barra.

Génetica e maus hábitos são causas comuns dos inchaços ao redor dos olhos

Os inchaços e as bolsas formadas ao redor dos olhos são causados, principalmente, por retenção de líquidos, que pode ser provocada por uma alimentação inadequada, rica em gordura e sal, excesso de álcool e pouco consumo de água. Poucas horas de sono durante a noite também podem intensificar o problema.

Além dos maus hábitos, a genética também pode ser uma grande vilã para a região dos olhos. Por isso, vale observar se as bolsas ao redor dos olhos são características presentes nos parentes mais próximos e já começar os cuidados devidos para evitar que o problema se agrave ainda mais.

"Todo o paciente que inicia mais cedo os cuidados com a pele previne que as bolsas pálpebrais inferiores fiquem aparentes precocemente", afirmou a dermatologista.

Cremes específicos ajudam a amenizar o problema

O primeiro passo para evitar o aparecimento das bolsas embaixo dos olhos é adequar a alimentação, evitando a ingestão de alimentos ricos em gordura e sal. O consumo de água também é de extrema importância na batalha contra as marcas ao redor dos olhos. Indica-se beber cerca de dois litros de água por dia.

Se as bolsas já tomaram conta da região dos olhos, alguns produtos e tratamentos podem ajudar a amenizar o problema. Invista em cremes específicos para a região que contenham ativos refrescantes, antioxidantes, vasoconstritores e calmantes, como a cafeína, o retinol, a vitamina C e o ácido hialurônico, que ajudam a reduzir o inchaço e intensificam o processo de drenagem.

"As substâncias dependem de cada tipo de olheira ou bolsa. Substâncias que estimulam a circulação sangüínea local - como cafeína -, clareiam o pigmento escuro - como ácido tioglicolico e ácido kójico - ou diminuem o acúmulo de líquido local, são os principais ingredientes desse produtos que devem ser prescritos após avaliação médica", afirmou a dermatologista Luciana Hitomi.

Tratamentos feitos por dermatologistas, como a utilização de substâncias preenchedoras injetadas na região ao redor dos olhos também podem ajudar a combater os tão temidos inchaços. "Em alguns casos há indicação de remoção cirúrgica da bolsa de gordura e em outros pode ser realizado preenchimento com ácido hialurônico para repôr o volume da área abaixo da bolsa e minimizá-la", explicou a especialista.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!